sábado, 5 de janeiro de 2013

NÃO É SORTE

NÃO É SORTE


“Maior empresa de produtos esportivos, a Nike reuniu [...] para lançar uma nova propaganda [...] Neymar e [...] Anderson Silva [...] para mostrar a frase (:) Encontre sua grandeza”. No vídeo, o narrador declara que “faz tempo que o povo fala que Deus é brasileiro, que não é a gente que traça o nosso destino, como se a responsabilidade pela nossa grandeza não fosse nossa, fosse de uma força mágica ao nosso redor. A realidade é que grandeza não é um presente que cai no colo, porque a grandeza não vem de cima, vem do nosso esforço, do nosso suor, da nossa vontade. Pensar que grandeza é para os escolhidos é o que nos paralisa, porque grandeza não é para os escolhidos, grandeza é para todo mundo que decide ir atrás dela” – http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2012/11/30/nova-propaganda-da-nike-reune-anderson-silva-e-neymar-assista/.

É preciso ter dó, pena e ao mesmo tempo horror só de ouvir dos idealizadores desta propaganda e também da Nike que é o esforço próprio que garante a vitória de todos os atletas. Ora, se isso fosse verdade, então, nenhum atleta devia pedir aposentadoria, bastaria apenas treinar, treinar e esforçar-se ao máximo para conseguir mais e mais vitórias. Pode também fazer a opção por outro tipo de esporte. Pelo que se sabe, não funciona desta forma. Ao aproximar-se a idade avançada, e todos os atletas sabem disso, eles vão “[...] temer o que é alto [...] espantar no caminho [...] embranquecer, como floresce a amendoeira, e o gafanhoto te (será) [...] um peso, e [...] (irá) perecer o (seu) apetite; (e o melhor ou pior para ele, sabe que) [...] vai à casa eterna [...]” (Ec 12.5).

Para estes que pensam que podem treinar e vencer a qualquer momento sem auxílio divino, o que podem dizer a respeito de uma gripe que pode derrubá-los na cama? Pode acontecer com qualquer um o aneurisma cerebral, o qual pode conduzir o paciente a uma dor de cabeça e levá-lo até ao coma profundo, o AVC pode atingi-lo, acidentes automobilísticos são constantes, o trânsito é muito complicado. Devido o mau tempo, não poderá chegar no horário combinado e o helicóptero não poderá alçar voo. Estes nada podem dizer, pois “[...] os pensamentos (de) Deus não são os (seus) pensamentos, nem os (seus) caminhos, os caminhos (de) Deus, diz o SENHOR” (Is 55.8).

Embora muitos homens não acreditem na Palavra de Deus, é certo que “o cavalo não garante vitória; a despeito de sua grande força, a ninguém pode livrar” (Sl 33.17). Verdade é que “o cavalo (pode ser também os homens arrogantes ou tementes a Deus a ponto de) preparar-se para o dia da batalha, mas a vitória (não) vem (dele, mas) do SENHOR” (Pv 21.31). Portanto, é possível “ver [...] debaixo do sol que não é dos ligeiros o prêmio, nem dos valentes, a vitória, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes, o favor; porém tudo depende do tempo (de Deus que determina a perda ou a vitória) e do acaso” (Ec 9.11).

O acaso que Salomão fala não é uma sorte, ou, como fala o comercial de que “[...] a grandeza não vem de cima, vem do nosso esforço, do nosso suor, da nossa vontade [...]”. Acaso no texto de Eclesiastes tem o sentido de procurar encontrar, alcançar, solicitar, fazer intercessão por si mesmo junto a “Deus (que) está (lá) no céu [...] (para que) faça tudo como lhe agrada” (Sl 115.3). É a partir dessa dependência de Deus que o homem sai vitorioso como Salomão, Jacó, Davi, Elias, Sansão, Ester, Jó e tantos outros.

Neste ano, seja mais humilde para “entregar o teu caminho ao SENHOR, confiar nele, e o mais ele fará” (Sl 37.5) em seu favor.

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário