quarta-feira, 4 de julho de 2012

ACABE COM A FALTA DE CONHECIMENTO

ACABE COM A FALTA DE CONHECIMENTO


O povo brasileiro não é dado a leitura, por isso, tem pouco conhecimento das notícias do mundo, da história de sua cidade, da geografia, dos lugares históricos e, em especial, não tem conhecimento do próprio Deus. Esse homem não conhece nem mesmo os seus próprios problemas, as suas dificuldades e lutas que enfrenta no seu dia a dia. Sendo assim, a cada geração que passa, forma-se um povo sem instrução e sem perspectiva de vida próspera.

O servo de Deus precisa mudar essa história. É preciso sair do anonimato, da falta do conhecimento, principalmente, aquele conhecimento do Deus vivo e verdadeiro. O profeta Oséias é tão claro a esse respeito que escreveu para os seus contemporâneos, afirmando que “o [...] povo (de) Deus está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. (Interessante notar que essa negligência começou por aquele que devia zelar, o) [...] sacerdote, (ele) rejeitou o conhecimento, (por este motivo) também Deus [...] rejeitou (ele), para que não seja sacerdote diante de Deus; visto que (ele) [...] esqueceu da lei [...] (de) Deus, também Deus [...] esqueceu de (seus) filhos” (Os. 4.6).

Preste bem atenção que Oséias não poupa palavras. Ele não se dirige apenas a algum grupo social, nem mesmo a alguma religião específica, pelo contrário, a sua palavra é dirigida ao povo de Deus. Essa verdade é bem esclarecida quando o profeta usa o pronome possessivo “[...] o meu povo [...]”. É interessante frisar a colocação desse pronome porque não se trata apenas dos servos de Deus que viveram no tempo do profeta Oséias, mas vale até mesmo para os que vivem neste século, que oferecem muitas desculpas para tentar se livrar do “[...] acúmulo contra (si) mesmo [...] da ira e da revelação do justo juízo de Deus” (Rm 2.5).

Então, se esta palavra serve também para estes dias, é bom saber que também falta conhecimento de Deus nos corações dos homens que se dizem servos de Cristo Jesus. Caso persista este desconhecimento, haverá recompensa danosa para aqueles que não O buscam. A primeira e única recompensa negativa é a destruição. Não pense o dileto leitor que esta destruição seja física, ou material, pelo contrário, quem não tem conhecimento do Deus verdadeiro é destruído espiritualmente, pois ele não tem direção, não tem conhecimento de qual caminho é o verdadeiro que conduz a vida eterna.

Fique sabendo que o próprio Jesus insiste para que todos “[...] conheçam a verdade, e a verdade [...] (os) libertará” (Jo 8.32). Essa verdade não pode ser outra a não ser o próprio Deus encarnado, Jesus Cristo, que veio a este mundo para arrancar do coração humano toda cegueira espiritual, tal como o profeta Isaías declarou que o Filho de Deus veio a este mundo “para abrir os olhos aos cegos, para tirar da prisão o cativo e do cárcere, os que jazem em trevas” (Is 42.7). É provado, biblicamente, que o homem, de fato, não tem conhecimento perfeito do seu criador, mesmo porque, “o boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas [...] (o povo de Deus) não tem conhecimento, o [...] povo (de) Deus não entende” (Is 1.3).

O que deve ser feito para acabar com essa falta de conhecimento? Bom, se você tem consciência de que lhe falta conhecimento de Deus, e que o seu futuro não pode ser outro a não ser a morte espiritual, o processo se torna muito simples. Aceite o conselho dado aos reis de Israel que deviam “[...] escrever para si um traslado (cópia) desta lei num livro [...] e o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o SENHOR, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir” (Dt17.18,19).

Busque conhecer Aquele que pode te sustentar em todos os momentos de sua vida, mas busque somente em Sua Palavra, a Palavra de Deus.

Rev. Salvador P. Santana



Nenhum comentário:

Postar um comentário