sábado, 21 de julho de 2012

A FÉ REMOVE A INCREDULIDADE

A FÉ REMOVE A INCREDULIDADE


“Uma menina estava conversando com a sua professora. A professora disse que era fisicamente impossível que uma baleia engula um ser humano porque, apesar de ser um mamífero muito grande, a sua garganta é muito pequena. A menina afirmou que Jonas foi engolido por uma baleia. Irritada, a professora repetiu que uma baleia não poderia engolir nenhum ser humano; era fisicamente impossível. A menina, então disse: – Quando eu morrer e for ao céu, vou perguntar a Jonas. A professora lhe perguntou: – E o que vai acontecer se Jonas tiver ido ao inferno? A menina respondeu: – Aí a senhora pergunta” – por e-mail – Pedro Bloch, médico, foniatra, jornalista, compositor, poeta, dramaturgo e autor de livros infanto-juvenis.

Há certas verdades acontecidas neste mundo para as quais são necessárias muitas investigações a fim de serem completamente elucidadas. Podem acontecer muitas pesquisas, porém não haverá uma comprovação palpável. Haverá momentos na vida em que a fé deve entrar em ação, mesmo porque ainda existem muitos “[...] homens de pequena fé [...]” (Mt 6.30), logo será necessário “[...] dizer [...] ao Senhor: Aumenta-nos a fé” (Lc 17.5) para ter condições de entender muitas coisas que acontecem neste mundo e que a mente humana não consegue entender.

Para o homem viver bem e não ser pego de surpresa com muitas maravilhas que Deus, através de Jesus Cristo, tem realizado, é preciso “[...] ter fé em Deus” (Mc 11.22). Esta fé precisa ser firme, porque muitas coisas que acontecem é preciso aceitar sem resmungar ou questionar, tal como “o SENHOR (que) deparou um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e (que) esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe” (Jn 1.17). Outra surpresa é que, após “o SENHOR falar [...] ao peixe [...] (que) vomitasse a Jonas na terra” (Jn 2.10), tudo indica que ele não sofreu nenhum dano físico. Estes fatos acontecem porque “[...] Deus é grande, e não o podemos compreender [...]” (Jó 36.26).

A falta de fé é tão penetrante que pode ser transmitida aos filhos, daí que “[...] sem fé é impossível agradar a Deus [...] (mas, por outro lado) àquele que se aproxima de Deus crê que ele existe [...]” (Hb 11.6) pode ser possível comunicar essa crença a outros. A partir desse estágio da vida física e espiritual é que o cristão tem condições de viver melhor e aceitar tudo quanto acontece ao seu redor, e isto deve acontecer porque “[...] o justo viverá pela sua fé” (Hc 2.4).

É tão interessante esse modo de vida na presença de Deus, que todos os “[...] homens de pequena fé [...] (ou sendo) grande [...] a tua fé [...]” (Mt 16.8), tanto uns como os outros precisam se esforçar para acreditar em tudo quanto a Bíblia fala, até mesmo na impossibilidade de um peixe engolir um homem. Por este motivo, a verdade é que, “[...] a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem” (Hb 11.1) e outra, “pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem” (Hb 11.3).

De fato, dentro da conversa da menina com a professora existem muitas verdades. Ainda que, “[...] para os homens é impossível (acontecer histórias inacreditáveis como a do peixe, da jumenta, da lã, a cura de muitas enfermidades, a salvação do homem perdido, abrir caminho no mar, parar as águas do rio Jordão); contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível” (Mc 10.27). Podem, ainda, muitos ter a oportunidade de chegar ao céu e verificar a veracidade de tudo quanto aconteceu neste mundo; no entanto, outros, “no inferno, estando em tormentos, levantará os olhos e verá ao longe [...]” (Lc 16.23) muitos na morada eterna gozando da perfeita paz e vivendo para todo sempre na presença de Deus.

Creia! “[...] A fé [...] vem por meio de Jesus [...]” (At 3.16) para tirar toda incredulidade do coração e fortalecer a vida do homem neste mundo.

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário