sábado, 11 de fevereiro de 2012

HOMEM E MULHER

HOMEM E MULHER

Toda imagem fala por si só. A que está acima retrata o valor negativo para todos aqueles que fazem uso do entorpecente letal em longo prazo. Isto quer dizer que “quando um cigarro é aceso algumas substâncias são inaladas pelo fumador e outras se difundem pelo ambiente. O fumo do cigarro é constituído por quase 5 mil substâncias tóxicas, dessas substâncias, 80 são cancerígenas, a nicotina, o monóxido de carbono e o alcatrão são algumas dessas substancias. Nicotina - considerada droga pela OMS é uma droga psicoativa e é responsável pela dependência do fumador. Atua ao nível do sistema nervoso central, diminui a chegada do sangue aos tecidos e causa dependência química. Monóxido de Carbono (CO) - diminui a quantidade do oxigênio no sangue. Alcatrão: é altamente cancerígeno, dando início à formação de tumores” – Portal São Francisco.

Para falar um pouco sobre o dia do homem e da mulher presbiterianos, comemorados no primeiro e segundo final de semana, respectivamente, deste mês de fevereiro, a propaganda acima traz um alerta para todas as famílias que servem a Deus ou que apenas fingem servi-Lo. Verdade é que para lançar-se e fazer uso das drogas mais potentes que levam à morte em pouco tempo de uso, para aqueles que estão no vício do cigarro é um pequeno salto e uma grande oportunidade para o Diabo e seus anjos. Sim, Jesus deixou bem explícito que “o ladrão vem somente para roubar, matar e destruir [...]” (Jo 10.10). Esta artimanha Satanás sabe fazer com maestria. É por este motivo que todo cuidado é pouco para que o homem e a mulher presbiterianos “[...] tenham bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio (insulto, desonra, vergonha) e no laço do diabo” (1Tm 3.7). Talvez seja por este motivo que todos sabem, mas parecem ignorar que o fumo faz mal para a vida física do homem e um estrago eterno na vida espiritual daquele que nega as verdades bíblicas e rejeita para sempre a mensagem da salvação oferecida por Jesus Cristo.

Todo aquele que tem o vício de fumar tem a plena consciência de que é difícil abandonar esse mal. A família e os amigos tem papel muito importante na tarefa de ajudar o viciado a se livrar dessa garra. Acima de tudo, o individuo deve buscar o desejo em seu coração para que fique mais fácil esse processo de abstinência total. É possível que, aplicando todos esses métodos de ajuda familiar, ainda assim haja falhas. É nesse estágio da vida que entra o homem e a mulher presbiterianos em ação. Caso o dependente faça parte da igreja é muito justo ele não “[...] encobrir as suas transgressões [...] mas (caso ele) [...] as confesse e deixe (é mais certo que da parte de Deus ele) alcançará misericórdia” (Pv 28.13).

O homem e a mulher presbiterianos devem ser contaminados, não pelo vício do tabagismo, mas “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica [...]” (Ef 6.18) para não ser iludido pelo vício que leva à morte física e espiritual. Necessário também “[...] escrever para si um traslado [...] (do) livro (da) lei [...] e o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o SENHOR, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir” (Dt 17.18,19) e saber evitar os males da vida. E para que esse homem e essa mulher cresçam espiritualmente, eles “não (podem) deixar de congregar, como é costume de alguns [...]” (Hb 10.25).

Homem e mulher presbiterianos, deixem todo e qualquer vício por amor a Cristo Jesus para viver aqui e na eternidade.

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário