quinta-feira, 24 de junho de 2010

ÊXITO COM CRISTO

ÊXITO COM CRISTO




“A garantia do êxito para a vida da (igreja) [...] não será a presença de um líder ou de um violonista muito capaz, e sim, a presença de Cristo entre vocês [...]” – Conduzindo o rebanho à experiência com Deus – Ralph W. Neighbour Jr – página 177 – Manual do Líder de Célula.



Em nome da manutenção de cultos cheios, lotados, abarrotados de gente por todos os lados, a ponto de ter que colocar telões de vídeos pelo lado de fora do palco, muitas igrejas têm usado estratégias nada bíblicas para atrair mais frequentadores. As ofertas ou empreitadas são variadas. Desde prêmios de viagens para os arredores de Israel, até campanhas da prosperidade, curas milagrosas, conquista do cônjuge perdido, do filho viciado sendo liberto imediatamente das drogas, são motivos para convidar mais pessoas para fazer parte desse ou daquele grupo religioso. Exemplo dessa vertente é a sociedade da ordem ou templo esotérico espalhados pelo território brasileiro. Essas sociedades secretas, assim como muitas igrejas atuais, são “[...] fortalecidas por um caldeirão espiritual onde cabem espiritismo, cristianismo, teosofia, filosofia, budismo e hinduísmo [...]”– José Benedito da Silva – C 4 – Cotidiano – Folha de São Paulo, domingo, 20 de junho de 2010. Na mesma onda do chamariz está também a LBV com sede em Brasília.



Um exemplo muito clássico dessa multidão desorientada se faz na pessoa de “[...] Vitor Moreira, 55. Católico, já frequentou grupos de gnose e de teosofia, além da Seicho-No-Iê. (diz ele) ‘Venho pela ânsia de conhecimento do divino que há dentro da gente’” – Idem – Folha. Assim como o Vitor, existem milhões de homens e mulheres neste Brasil, sedentos por Cristo, mas sem um norte, sem saber onde buscar o verdadeiro alimento espiritual para a alma. É possível que a grande maioria ainda continue com a mesma indagação feita ao salmista há tempos atrás “[...] dizendo continuamente: O teu Deus, onde está?”, Sl.42.3. Estes têm esperança de, arrebanhar o desavisado para outros campos, ou confundir ainda mais a sua mente e o seu coração por falta do “[...] alimento sólido [...] (que serve) para discernir não somente o bem, mas também o mal”, Hb.5.14.



Não existe nada de extraordinário na pregação do evangelho. Não tem necessidade de se fazer coisas espantosas para atrair este ou aquele para o reino dos céus. João Batista, Jesus, os profetas e os apóstolos, falaram sobre a grande necessidade do “[...] arrependimento (que conduz) para a salvação [...]”, 2Co.7.10; Mt.3.8; Lc.5.32. O “[...] arrependimento (é a causa primária para o homem iniciar no Reino de Deus a partir do momento que ele) [...] creia no evangelho”, Mc.1.15. É a partir desse processo, apesar de não esquecer que primeiro, “[...] Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo [...] regenera [...]”, 1Pe.1.3 o homem pecador para aceitar, não por mérito, mas “[...] pela graça (para) ser salvo, mediante a fé; e isto não vem [...] (da vontade do homem); é dom de Deus”, Ef.2.8.



Tente enxergar o êxito da igreja começando depois que o homem abraçar a fé em Cristo Jesus. Após essa decisão, não humana, mas divina, o cristão passa a “Amar [...] uns aos outros [...]”, Rm.12.10 independente de cor, raça, religião, sexo. A partir de então, é possível a igreja “[...] contar com a simpatia de todo o povo [...] (para só depois) o Senhor acrescentar, dia a dia, os que [...] serão salvos”, At.2.47.



Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário