quarta-feira, 16 de março de 2022

Sl.139.1-6 - SOU CONHECIDO.

SOU CONHECIDO Sl.139.1-6 Introd.: As lutas e alegrias que enfrentamos são todas conhecidas por Deus, nada está oculto a sua maravilhosa atenção a cada um de nós. Quanto mais dificuldade, mais nos achegamos diante de Deus, daí fico menos agitado e mais alegre. Folha em branco para balançar e escutar. Escreva os seus problemas. Nar.: Todos os homens são examinados por Deus e por nos conhecer, Ele faz o melhor por nós. Propos.: Sou conhecido por Deus, e isto já basta. Trans.: Sou conhecido... 1 – Pelo Senhor. “SENHOR, tu me sondas e me conheces,”, Sl.139.1. O rei Davi declara que a sua vida está totalmente exposta como um livro aberto diante de uma única pessoa; o “SENHOR...”, Sl.139.1, “o Deus que o livrou dos seus inimigos... (que) o livrou de todas as (suas) tribulações...”, Sl.18.48; 54.7. Esse cuidado acontece porque eu sou “... sondado...”, Sl.139.1, buscado, examinado, investigado pelo meu Deus. Após essa minuciosa investigação é que sou completamente “... conhecido,”, Sl.139.1 tal como “diz o SENHOR: ... eu te conheço pelo seu nome.”, Ex.33.17. Mas afinal, o que Deus realmente conhece em minha vida? Sou conhecido... 2 – Nos mínimos detalhes. O meu “SENHOR... me conhece... (nas mais insignificantes coisas que faço. Ele) sabe quando me assento...”, Sl.139.1,2 para descansar de uma longa jornada ou simplesmente quando já não tenho mais forças para trabalhar. O “SENHOR... me conhece... sabe quando me levanto...”, Sl.139.1,2 aborrecido, triste, sem esperança, preocupado com os problemas da vida, mesmo porque, “... a um (Ele) abate, a outro (Ele) exalta.”, Sl.75.7 com o seu grande poder. Sou conhecido... 3 – Por isso sou fortalecido. Neste momento, já fortalecido, estou preparado para as lidas do dia. Deus “... de longe (pode ser antes do meu nascimento ou no momento em que não consigo resolver os meus problemas o) SENHOR (dos altos céus) penetra os meus pensamentos.”, Sl.139.2 propósito, objetivo para “ver se há em mim algum caminho mau...”, Sl.139.24. O Deus que me conhece tem poder e autoridade para “esquadrinhar (ser esparramado para investigar) o meu andar...”, Sl.139.3 – sabe o que vou fazer hoje, amanhã e sempre, pois Ele “... conhece todos os meus caminhos.”, Sl.139.3 sejam eles na falsidade ou honestidade. Não é à toa que outro salmista declara “... que o guarda de Israel não dormita, nem dorme...”, Sl.121.4, para me dar proteção no “... meu deitar...”, Sl.139.3. Devemos saber que Deus é o único “... que conhece os segredos do (meu) coração...”, Sl.44.21 para penetrar além do meu entendimento. O único que tem condições de em um milésimo de segundo penetrar em meus neurônios para saber qual “... palavra (vai) chegar à (minha) língua ...”, Sl.139.4. É somente o “... SENHOR (o meu criador que tem poder para) já... conhecer todas”, Sl.139.4 as letras proferidas perfeitamente – falsa ou verdadeira. Devido esse conhecimento prévio, tal como o nosso olhar imperfeito para o formigueiro, somente “os olhos de Deus estão sobre os caminhos do homem e veem todos os nossos passos.”, Jó 34.21. Ao conhecer bem uma pessoa é possível saber de todas as suas alegrias e dificuldades, por isso, “entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.”, Sl.37.5. Ora, “... Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.”, 1Jo.3.20. O “... Pai celeste sabe (do) que (você) necessita...”, Mt.6.32 em suas orações? Ele sabe que você necessita de – Saúde, emprego, correção, alimento, veste, casa para morar, ser aprovado em concurso, vestibular, vida espiritual abençoada, casamento transformado, filho abençoado e pais abençoados? É por este motivo que o “SENHOR me cerca (guarda, aperta) por trás...”, Sl.139.5 para não voltar às práticas pecaminosas, para não deixar de orar, mas confiar, para avançar em direção a Jesus Cristo. O “SENHOR... me conhece.”, Sl.139.1 tão bem que continua “... me cercando... por diante...”, Sl.139.5 para não me deixar ultrapassar os limites e nem seguir por caminhos tortuosos. O meu “SENHOR (faz isso porque) é bom e reto, por isso, aponta o caminho aos pecadores.”, Sl.25.8. Algo maravilhoso me acontece quando sou conhecido e dirigido por Aquele que me ama; “... sobre mim põe a mão”, Sl.139.5 para eu receber a bênção para viver agora e no porvir. Sou conhecido... Conclusão: Sem entender nada. Escute o barulho que causa os nossos problemas e alegrias da vida – balançar a folha – amassa e desamassa a folha e balança novamente. Tudo quanto acontece em nossa vida é de fato “... maravilhoso...”, Sl.139.6. Ninguém consegue “... atingir tal conhecimento...”, Sl.139.6 porque está fora do nosso alcance. Só pelo fato de ser “... conhecido (pelo) SENHOR...”, Sl.139.1 é “... demais para mim: é sobremodo elevado, (nem) ... posso...”, Sl.139.6 acreditar que Deus dispensa tanto cuidado a minha vida. “SENHOR, tu me sondas e me conheces.”, Sl.139.1 é o bastante e necessário para minha vida. Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário