quinta-feira, 1 de outubro de 2020

2Cr.7.13-15 - ARREPENDIMENTO REVERTE O QUADRO

 

ARREPENDIMENTO REVERTE A SITUAÇÃO

2Cr.7.13-15

 

Introd.: O pecado de Davi com Bate Seba aos olhos humanos parecia não haver mais concerto – adultério, engano, homicídio.

            O reino seria destruído, a família desintegrada, a moral arruinada.

            Após a conversa de Davi com o profeta Natã, o rei tomou uma decisão radical e “[...] disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões [...]”, Sl.32.5.

            A partir dessa confissão a vida de Davi mudou.

            O arrependimento reverte o quadro.                 

Nar.:    Salomão terminou a construção do templo visando a glória de Deus.

            Os israelitas tinham um templo onde podiam se reunir para buscar a Deus.

Propos.:           Deus se interessa em levar o homem ao arrependimento com a finalidade de mudança de vida.          

Trans.:             Quando o povo se arrepende [...]

1 – Deus reverte qualquer praga.

            Por causa da rebeldia Deus pode enviar a seca, a devastação das plantações, epidemias ou pessoas que espalham o mal.

            Deus pode punir o povo pecaminoso com as desordens da natureza, “[...] cerrando os céus de modo que não haja chuva [...]”, 2Cr.7.13, daí a sequidão toma conta, o alimento fica escasso, a carestia impede a compra do necessário.

            A agricultura na Palestina vivia cercada por desertos, dependia completamente da chuva.

            Nos desertos da vida dependemos muito da chuva das bênçãos de Deus.

            Ainda não aconteceu o arrependimento?

            Sobrou alguma coisa por falta de chuva?

            Deus vai “[...] ordenar aos gafanhotos que consumam a terra [...]”, 2Cr.7.13.

            Faltando o “[...] rio de água viva (para) fluir do [...] interior [...]”, Jo.7.38, a paz e o amor de Jesus em nosso coração, as demais coisas serão devastadoras.

            Após a seca e a esterilidade Deus “[...] envia a peste entre o seu povo”, 2Cr.7.13.

            O homem em pecado, sem arrependimento, passa por momentos difíceis.

            Sem arrependimento acontece o círculo sem fim: médico, exame, hospital, farmácia – sem arrependimento – o círculo continua.

            Nem todas as enfermidades são a causa de toda punição neste mundo, certa vez “[...] os [...] discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus”, Jo.9.2,3.

            O castigo é enviado em tempos de declínio moral, indiferença espiritual e de parceria com o mundo.

            Só existe um meio para Deus reverter essa situação – o arrependimento.

            Deus estabelece a condição: “se o meu povo (família de Deus), que se chama pelo meu nome [...]”, 2Cr.7.14 que tem Deus como único Senhor.

            Aquele que é propriedade de Deus tem a atitude de se “[...] humilhar (latim – humilitas – baixeza, submissão, dependência) [...]”, 2Cr.7.14 diante de Deus.

            Reconhece a pobreza espiritual, as suas faltas, manifesta tristeza pelo seu pecado e renova seu compromisso de fazer a vontade de Deus.

            A pessoa arrependida deseja conversar com Deus através da “[...] oração [...]”, 2Cr.7.14.

            A oração de arrependimento, feito com humildade, pode curar qualquer praga e fazer cair chuvas de bênçãos.

            Orar é clamar agonizante, pedir misericórdia, depender totalmente de Deus para a sua intervenção.

            A oração deve ser fervente e perseverante até Deus responder do céu.

            A “[...] oração [...]”, 2Cr.7.14 deve ser seguida de “[...] busca [...]”, 2Cr.7.14 incessante da presença de Deus com todo o coração, com toda a alma e com todo o entendimento.

            A última condição para Deus restaurar as bênçãos, reverter o quadro, é que cada um “[...] se converta dos seus maus caminhos [...]”, 2Cr.7.14.

            A conduta precisa ser modificada, muitas amizades precisam ser desfeitas, festas abandonadas.

            Ao perceber a modificação na vida do servo “[...] Deus, então [...] ouvirá dos céus [...]”, 2Cr.7.14 a sua oração.

            Ele ouve e dá um resultado positivo para o avivamento e renovação espiritual do seu povo.

            Sendo sincero o arrependimento “[...] Deus [...] perdoará os seus pecados [...]”, 2Cr.7.14.

            Vai acontecer a purificação, a restauração, juntamente com a paz, a verdade, a justiça e o poder.

            E por fim, “[...] Deus [...] sarará a sua terra”, 2Cr.7.14, vida, família, negócios.

            Através do arrependimento Deus pode desbaratar todas as suas calamidades.

            Deseja reverter o quadro?

            Então se arrependa, porque [...]

Conclusão:       Deus atenta para o seu povo.

            Quando nos arrependemos dos nossos pecados, “os olhos (de) Deus estarão abertos (para enxergar o sofrimento) os ouvidos (de) Deus (estarão) atentos (para dar atenção) à oração que (eu e você) [...] fizer neste lugar”, 2Cr.7.15, a casa de Deus, será ouvida e atendida.

 

 

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário