sábado, 26 de setembro de 2020

2Tm.3.16, 17 - CONHECER A VONTADE DE DEUS.

CONHECER A VONTADE DE DEUS

2Tm.3.16, 17

 

Introd.: Rapaz ativo na igreja precisa conhecer a vontade de Deus.

            Ele desenvolve um sistema para as noites de sexta-feira – lista de garotas com as quais ele deseja sair.

            Telefone ocupado ou não respondeu o WhatsApp, ele considera como um sinal de Deus para não se encontrar com aquela garota.

            Ninguém atende, deve insistir mais tarde. Outra pessoa atende, também não é da vontade de Deus. A pretendente atende, essa é da vontade de Deus.

            Outro meio de descobrir a vontade de Deus é a caixinha de promessas.

            É preciso que cada um aprenda a cuidar da sua vida espiritual.

            Procure Deus ao invés da cura física.

            Peça o pão de cada dia, melhor que a prosperidade.

            O alerta de Jesus é para “[...] não andar ansioso pela [...] vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo [...] corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?”, Mt.6.25.

Nar.:    Paulo escreve para Timóteo mostrando o valor das Sagradas Escrituras.

Propos.:           Vida espiritual saudável só encontra aquele que busca, “[...] ouve a palavra de Deus e a pratica”, Lc.8.21.

Trans.:             Para conhecer a vontade de Deus [...]

1 – Você precisa aceitar toda a Escritura.

            “Toda a Escritura é inspirada por Deus [...]”, 2Tm.3.16.

            O ponto de partida para o crescimento espiritual é somente aceitar a Palavra de Deus, daí, derruba aquela ideia de que são inspirados apenas os trechos que comovem o leitor – genealogias e enumerações ficam de fora.

            A Bíblia foi soprada por Deus, por este motivo ela é “[...] fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiúça (despedaça) a penha [...]”, Jr.23.29, o seu coração.

            Toda “[...] palavra que sai da boca (de) Deus: não voltará para Ele vazia, mas fará o que lhe apraz e prosperará naquilo para que [...] (foi) designada”, Is.55.11.   

            Deus é a fonte e o autor final, dessa forma “[...] disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto [...]”, Ex.17.14.

            É verdade que “[...] falamos [...] palavras ensinadas [...] pelo Espírito [...]”, 1Co.2.13.

            Logo, temos que crer que “[...] nenhuma profecia da Escritura [...] foi dada por vontade humana [...] (porém) homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo”, 2Pe.1.20,21.

            Eu e você devemos aceitar a Bíblia como regra de fé e prática.

            Para conhecer a vontade de Deus devemos [...]

2 – Reconhecer a utilidade da Palavra de Deus.

            A Palavra de é “[...] útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça”, 2Tm.3.16.

            A Bíblia é “[...] útil [...]”, 2Tm.3.16 para a vida espiritual, para a boa leitura, a matemática, geografia, história, astronomia, economia.

            Ela é proveitosa, vantajosa e benéfica para ser aplicada à vida diária.

            Ela traz o ensino ao falar para o “filho [...] não (se) [...] por a caminho com (os perversos. É preciso) [...] aceitar as [...] palavras [...] (de Deus) e se te multiplicarão os anos de vida [...] guardar o mandamento [...]”, Pv.1.15; 2.1; 4.10; 6.20 para viver feliz neste mundo.

            Cuidar da vida espiritual é aceitar a “[...] repreensão [...]”, 2Tm.3.16 que é admoestar com energia, censura, repreensão, aconselhamento, provação, condenação, punição.

            A Palavra de Deus tem utilidade “[...] para [...] corrigir [...]”, 2Tm.3.16 aperfeiçoar a vida do homem pecador.

            Devemos aprender que “[...] Deus [...] nos chama [...] depois de termos sofrido por um pouco, ele mesmo nos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar”, 1Pe.5.10.

            Vamos aceitar “[...] a educação na justiça [...]”, 2Tm.3.16 como as crianças, treinamento, disciplina, instrução naquilo que é reto – cultivar o caráter (qualidade) moral (saber o que é certo ou errado) de Cristo para chegar-se a Deus.

            A Bíblia tem utilidade.

            Conhecer a vontade de Deus tem uma finalidade [...]

Conclusão:       Ser habilitado para a boa obra,

            “A fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”, 2Tm.3.17.

            O cuidado espiritual é cobrado do “[...] homem de Deus [...]”, 2Tm.3.17, servo de Jesus Cristo para “[...] ser perfeito [...]”, 2Tm.3.17; não perfeição total, mas competente, completo e capaz de realizar o que for imposto.

            Qual a finalidade? Para ser “[...] habilitado para toda boa obra”, 2Tm.3.17 ou seja, a sua espiritualidade visará às boas obras, será a expressão prática da nossa fé.

            Vamos abandonar todo método contrário à Palavra de Deus para descobrir qual é a vontade dEle para a nossa vida.

            Seja ativo para procurar “[...] conhecer a verdade, e a verdade (o) [...] libertará”, Jo.8.32 de toda trama diabólica/pecaminosa para conquistar moças e rapazes.

            Não tem problema nenhum você ser ativo na igreja, o que não pode é ser trapaceiro e querer enganar Deus.

            Conheça a vontade de para se libertar.

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário