sábado, 1 de agosto de 2020

COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA.


COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA
            Eliú, um dos amigos de Jó lhe fez uma pergunta que cabe a todos, principalmente àqueles que estão confinados 24 horas dentro de suas casas.
            Antes de inserir a pergunta é bom saber que Jesus ordena a todos os homens a “observar os corvos [...]” (Lc 12.24). Todos precisam observar que o crocitar dos corvos, das corujas e dos abutres não alteram. Nenhum deles faz questão de alterar o som para intimidar o outro ser igual.
            Ouça o pintassilgo, o canarinho, o bem-te-vi cantar. Repare nos sons dos sapos, dos elefantes, dos quatis, dos gambás e dos lobos-guarás. Para um se comunicar com o outro da mesma espécie, não existe alteração no volume do som de um para com o outro, a não ser que seja para se defender do predador. Disse Jesus: “observar os corvos [...]” (Lc 12.24).
            A pergunta de Eliú é tão-somente: “Mas ninguém diz: Onde está Deus, que me fez, que inspira canções de louvor durante a noite, que nos ensina mais do que aos animais da terra e nos faz mais sábios do que as aves dos céus?” (Jó 35.10, 11).
            Esta pergunta parece ser esquecida, deixada de lado por todos quantos já leram a Palavra de Deus ou talvez, não prestaram atenção na seriedade do caso. Preste atenção! “[...] Onde está Deus (em sua vida que pode) [...] ensinar mais do que aos animais da terra e [...] faz mais sábios do que as aves dos céus?” (Jó 35.10, 11).
            A resposta deve ser dada para aqueles que estão no convício do seu lar; pais, cônjuges, filhos ou no convício profissional; empregados, encarregados, patrões.
            A orientação bíblica é que, “quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap 3.22) para você ser “[...] ensinado mais do que aos animais da terra e [...] mais sábio do que as aves dos céus [...]” (Jó 35.10, 11) a fim de aprender a conversar com o outro de modo não violento.
            Experimente colocar as duas mãos atrás da orelha para ouvir você mesmo. Para sentir a vibração do som, a tonalidade da voz e até mesmo a agressividade de suas palavras em direção ao outro.
            Não é à toa que Jesus ordena “tomar sobre (os seus ombros) o seu jugo e aprender dele, porque Jesus é manso e humilde de coração; (para, só então) [...] achar descanso para a sua alma” (Mt 11.29.
            Perceba que, para “[...] achar descanso para a sua alma [...]” (Mt 11.29 se faz necessário “tomar sobre você (e não sobre o os ombros do outro) o [...] jugo (canga de) Jesus (para depois) [...] aprender [...]” (Mt 11.29) com Jesus como conviver com todas as pessoas; sejam elas, más, perversas, sem educação, ignorantes, respondonas.
            Neste aspecto de conviver com outras pessoas, Jesus é Mestre tanto na convivência quanto no ensino. Jesus sabe e deseja ensinar você a “[...] se apegar com amor [...]” (Sl 91.14) em favor de todos quantos estão ao seu redor.
            Jesus aprendeu com o Pai celeste “[...] com amor eterno [...] amar; por isso, com benignidade [...] Ele atraiu” (Jr 31.3) até mesmo os seus inimigos por curiosidade ou por decisão do “[...] Pai lhe dar (esse coração arrependido) [...] de modo [...] (que) o (não) lançou fora” (Jo 6.37).
            Para quem tem problema de audição a orientação é que o interlocutor fale olhando nos olhos, portanto, não precisa gritar, esbravejar para que toda a vizinhança escute o que você está falando.
            Abandone a rispidez em suas palavras e faça de tudo para deixar “[...] as palavras insolentes [...]” (Jd 1.15), no grego é tratar o outro com dureza, se tornar difícil, bruto, rígido, inflexível, severo, violento, ofensivo, intolerável com os seus.
            Com toda a sua família, “observa os corvos [...]” (Lc 12.24), o cantarolar dos pássaros para você descobrir que “[...] Deus (tem e pode) [...] ensinar (você) mais do que aos animais da terra e [...] faz (você) mais sábio do que as aves dos céus?” (Jó 35.10, 11).
            Aprenda a ter uma comunicação não violenta abandonando toda palavra maliciosa, não diminua o outro, não seja zombador, não faça chacota, isto porque, Jesus “diz que de toda palavra frívola (inútil, ociosa) que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo” (Mt 12.36).
            Rev. Salvador P. Santana  

Nenhum comentário:

Postar um comentário