sexta-feira, 5 de junho de 2020

VOCÊ É SALVO?

VOCÊ SALVO?

            Não adianta pensar que sendo sacerdote, pastor, presbítero, diácono, algum cantor gospel, filho de pessoas influentes na igreja que você tem direito à salvação.
            Muitos imaginam que só pelo fato de estudar teologia, participar de retiros espirituais, “[...] escrever para si um traslado (da) [...] lei num livro [...] e o ter consigo e nele ler todos os dias da sua vida [...]” (Dt 17.18, 19) ou, até mesmo “orar sem cessar” (1Ts 5.17), isso lhe garante “obter [...] a salvação da sua alma” (1Pe 1.9).
            A salvação “[...] não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia. (Mas) [...] Ele[...] também endurece a quem lhe apraz” (Rm 9.16, 18), portanto “[...] Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus” (1Co 1.28, 29).
            Como a salvação não depende de você, fique sabendo que somente Deus é quem pode “[...] escolher (em) Jesus [...] antes da fundação do mundo, para (o homem) ser santo e irrepreensível perante ele; e em amor” (Ef 1.4).
            A respeito da salvação o conferencista e escritor, Dr. Gregory Frizzell, escreve a respeito da salvação em seu livro, “Salvo, Seguro e Transformado”. O início da sua fala é de que muitos crentes vivem uma vida atormentada em suas dúvidas quanto à sua salvação, mas em meio a essa dúvida, é possível ter uma paz perfeita, isto porque, apenas o “[...] SENHOR, (pode) conservar em perfeita paz aquele cujo propósito é firme [...]” (Is 26.3) e, o melhor, você pode “[...] saber que tem a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus” (1Jo 5.13).
            Entre tantos, segundo o escritor, existe a falsa certeza da salvação. É que a religiosidade de muitos não lhes garante a certeza da salvação. Esses apenas frequentam ou são até mesmo membros da igreja, mas nada além disso. Não é à toa que Jesus certa vez disse: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus [...]” (Mt 7.21).
            Segundo essa Palavra de Jesus é muito sério ser apenas membro de qualquer igreja, orar fervorosamente, ser um assíduo leitor da Palavra de Deus. Nada disso resolve se esse adorador não tomar a decisão de “[...] morrer para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus” (Rm 6.10).
            Eles, e talvez você, fazendo uma vistoria em seu coração, “no tocante a Deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra” (Tt 1.16).
            Ainda, a este respeito, Isaías declara de que “o (próprio) Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu” (Is 29.13).
            Veja se de fato “o Senhor [...] (não tem razão quando) diz [...] (sobre) homens, que maquinalmente aprendem” (Is 29.13) a orar, cantar, frequentar a igreja, ler a Bíblia. Há momentos em que Deus manda “afastar (dele) [...] o estrépito (no hebraico significa: murmúrio, rugido) dos seus cânticos, porque (Ele) não ouvirá as melodias das suas liras” (Am 5.23) e tantos outros instrumentos musicais.
            Na verdade, o próprio Deus “converte as suas festas (que hoje são proibidas) em luto (velórios que já não podem acontecer) e todos os seus cânticos em lamentações [...]” (Am 8.10) por não poder participar dos cultos.
            Frizzell fala que jamais você pode ser um crente incoverso, imaturo e cheio de dúvida a respeito da sua salvação. É por este motivo que todos precisam “[...] viver (no original, se portar como cidadão) de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus” (Cl 1.10), caso contrário, como “[...] todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hb 4.13), ninguém escapará.
            Segundo as Escrituras, Frizzell declara que você pode ter a certeza da salvação, portanto, não precisa ficar desesperado, angustiado a não ser que você não tenha sido “[...] escolhido (em) Jesus antes da fundação do mundo [...]” (Ef 1.4), a não ser que você não tenha um bom relacionamento com o Pai Celeste, isto é devido porque para muitos Jesus responderá: “[...] nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade” (Mt 7.23).
            Quando você é escolhido e tem um bom relacionamento com Deus, você simplesmente “[...] crê (unicamente em) Jesus (então você) terá a vida eterna” (Jo 3.15), você “[...] serve, segue (a) Jesus, e, onde Jesus está, ali estará também [...] (você como) servo. E, se alguém [...] serve (Jesus), o Pai o honrará” (Jo 12.26).
            Não seja apenas mais um membro dentro da igreja. Faça uma análise a respeito da sua salvação. Frizzell apresenta alguns pontos essenciais: Confesse Jesus Cristo como seu Salvador; seja um membro ativo da igreja; busque um tempo de leitura bíblica e oração; “não deixe de congregar, como é costume de alguns [...]” (Hb 10.25) e, por fim, “prossiga para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3.14).
            Deus, “[...] compadeça de alguns que estão na dúvida” (Jd 1.22) a respeito da salvação.
Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário