quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Mt.11.25-27 - SOBERANIA DE DEUS.

SOBERANIA DE DEUS
Mt.11.25-27

Introd.:           “[...] Tudo vem de Deus, e das tuas mãos to damos”, 1Cr.29.14.
Nar.:    Neste texto Jesus apresenta a soberania de Deus sobre todas as coisas.  
Propos.:           Tudo é de Deus.
Trans.:             A soberania de Deus [...]
1 – Oculta certas coisas.
            Não compreendemos porque muitos assuntos relacionados à vida eterna não conseguimos dirigir com facilidade.
            Jesus explica um infinito de curiosidade que temos a respeito desse assunto tão importante; a salvação do homem pecador.
            “Por aquele tempo [...]”, Mt.11.25 da fala de Jesus sobre as cidades impenitentes, a respeito do não arrependimento, Jesus, primeiro, agradece o Pai celeste.
            A “[...] exclamação (grito de indignação, surpresa é contra as cidades que rejeitam a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas) [...]”, Mt.11.25.
            “[...] Jesus [...] (a princípio se comove, fica indignado conforme o contexto, mas resolve olhar para aquele que é o dono, sustentador e ajudador, o) Pai (celeste) [...]”, Mt.11.25.
            A primeira ação de “[...] Jesus (é) dar Graças [...]”, Mt.11.25 porque existe um que está o comando, que dirige todas as coisas, o “[...] Pai [...]”, Mt.11.25.
            Note bem que o “[...] Pai (não se limita apenas a ser chamado como sendo o guardião da família, que sustenta, protege, alimenta e dá proteção) [...]”, Mt.11.25.
            Esse “[...] Pai (conhecido inteiramente por) Jesus [...] (é) Senhor (dono, decide, mestre, proprietário e que merece toda honra, respeito, reverência) [...]”, Mt.11.25.
            O motivo desse reconhecimento é porque o “[...] Pai (é) Senhor do céu e da terra [...]”, Mt.11.25.
            A conjunção aditiva “[...] porque (aponta para o poder que o) Pai (celeste tem de) ocultar [...]”, Mt.11.25 tudo quanto Ele queira.
            E, sobre “[...] estas coisas (menos e mais rigor para alguns, cabe ao) Pai (decidir sobre quem recairá) [...]”, Mt.11.25.
            Então, para muitos “[...] sábios e instruídos (intelectualmente ou biblicamente) estas coisas (serão) ocultas [...]”, Mt.11.25.
            Veja que, para aquele que se considera “[...] pequenino (indigno, dependente no reino dos céus, o próprio) Pai [...] revelará [...]”, Mt.11.25 a respeito da salvação.
            A soberania de Deus deve [...]
2 – Agradar a Deus.
            Tudo quanto Deus faz em favor do seu povo é para a glória do seu próprio nome.
            O próprio Jesus declara que “sim (é verdadeiro essa glória, honra, louvor (ao) Pai [...]”, Mt.11.26.
            A determinação dessa glória é somente do “[...] Pai, porque assim foi do seu agrado”, Mt.11.26 para operar em cada coração.
            A soberania de Deus [...]
3 – É revelada pelo Filho.
            Veja bem que “[...] ninguém conhece o Filho [...]”, Mt.11.27 no aspecto salvífico, através da Palavra de Deus, a fim de que tenha a vida eterna.         
            “[...] Ninguém conhece o Filho [...]”, Mt.11.27 completamente a respeito da sua bondade, amor, dedicação e companheirismo junto aos seus filhos.            
            É por este motivo que o texto fala que “[...] senão o Pai [...] conhece [...]”, Mt.11.27 perfeitamente Jesus em seu aspecto físico, espiritual, eterno e que tem poder de salvar completamente o homem perdido.           
            “[...] E (da mesma forma) ninguém conhece o Pai [...]”, Mt.11.27 em sua extensão amorosa, bondosa, misericordiosa, em favor do homem pecador.
            A conjunção “[...] senão (mostra que apenas) o Filho [...]”, Mt.11.27 é capaz e conhece perfeitamente o Pai celeste em todo o seu trato em favor do homem.
            Por outro lado, somente “[...] aquele (homem escolhido por Deus tem condições de se achegar ao trono da graça) [...]”, Mt.11.27.
            Mas, veja que a ação de ir até o “[...] Pai (celeste não está nas mãos do homem, mas) a quem o Filho o quiser revelar (ao Pai)”, Mt.11.27; ou seja, este aqui é escolhido do Senhor.            
            A soberania de Deus [...]
Conclusão:      Entrega tudo ao Filho.
            Ao falar sobre “tudo [...]”, Mt.11.27 está incluído os céus, a terra, os homens bons e maus, os anjos bons e maus e toda poder que possa existir; nada escapa de suas mãos.      
            “Tudo (a minha vida, família, bens e saúde pertence a Jesus) [...]”, Mt.11.27.       
            Eu e você “[...] fomos entregues [...]”, Mt.11.27 não para ser destruídos, rebaixados, mas para ser servos e salvos deste mundo de trevas.        
            E o melhor que pôde acontecer é que foi “[...] por (vontade própria, amor eterno do) Pai [...]”, Mt.11.27 soberano sobre todas as coisas.


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário