quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

AFLIGIR A ALMA.


AFLIGIR A ALMA

            “(Porque este justo, pelo que via e ouvia quando habitava entre eles, atormentava a sua alma justa, cada dia, por causa das obras iníquas daqueles)” (2Pe 2.8).

            O contexto fala que Deus havia livrado o justo Ló quando as cidades de Sodoma e Gomorra foram reduzidas a cinzas. Ló, ao ver e ouvir a cada dia as obras injustas que os moradores daquelas cidades praticavam, ficava com sua alma aflita.

            Considerando a situação em que se encontra o Brasil, vê-se que tem crescido a prostituição infantil, a homossexualidade, o consumo de drogas desde as lícitas: cigarro e bebida alcóolica e as não lícitas: maconha, LSD, cocaína.

            Não são apenas esses ilícitos que acontecem, mas também outros. De acordo com o pensamento de muitos pecadores, a mentira, o roubo, a malandragem, o suborno. Enfim, se fossem listados muitos outros, não caberia em vários livros.  

            Dê uma olhada ao seu redor e verá quanto pecado o brasileiro tem cometido diante de Deus. Olhe e julgue a si mesmo se a sua atitude tem sido a atitude do “[...] justo Jó [...]” (2Pe 2.8). O que esse homem “[...] justo [...] via e ouvia [...] atormentava a sua alma justa [...]” (2Pe 2.8). Saiba se a sua alma tem ficado atormentada, aflita, agoniada só de ver e ouvir o que acontece nesses últimos dias ao redor do mundo.

            É urgente! Todo o povo de Deus necessita ficar de alma aflita quando passar em frente a um bar, discoteca, boate e ver ou ouvir sobre as obras iníquas que são feitas nesses lugares.

            Deus não se agrada desse tipo de alegria que é passageira e que os homens têm buscado para si. A fim de corroborar com essa ideia, veja que o texto bíblico fala “[...] que os injustos não herdarão o reino de Deus [...] nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus” (1Co 6.9, 10).

            Caso você não aceite estas palavras, rasgue a sua Bíblia, jogue-a fora, pois o texto é enfático quando fala que “tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus” (1Co 6.11).

            Este texto fora escrito para os crentes da cidade de Corinto. Deus sabia que eles precisavam de mudança e renovação espiritual, caso contrário, diz o apóstolo Pedro: “Esses tais são como fonte sem água, como névoas impelidas por temporal. Para eles está reservada a negridão das trevas” (2Pe 2.17).

            A preocupação de Paulo e de Pedro era tão somente a salvação dos crentes em Corinto, pois eles haviam se convertido a Deus e deixado as suas obras más. Eis o motivo deles insistirem com aqueles crentes para abandonarem aquela vida de pecado.

            Dessa mesma forma o “[...] justo Jó [...] atormentava a sua alma justa, cada dia, por causa das obras iníquas [...]” (2Pe 2.8) que aqueles Sodomitas praticavam.

            Faz-se necessário que pais comecem a afligir a sua alma por causa de seus pecados e dos pecados de seus filhos. Sabe-se que é impossível acompanhar os filhos vinte e quatro horas por dia, e mesmo que tal se fizesse, seria impossível impedir que cometessem pecados.

            De uma verdade todos precisam saber: “Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (Pv 15.3).

            O que resta aos pais é somente colocar seus filhos “[...] sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte” (1Pe 5.6), converta, afaste do caminho de perdição e os salve. Fique sabendo que Deus cuida melhor que você dos seus filhos.

            Mas não se esqueça; aflija, atormente, fique agoniado ao “[...] ver e ouvir [...] (as) obras iníquas daqueles [...]” (2Pe 2.8) que estão afastados do Senhor ou das que seus filhos estão cometendo diante de Deus.

            Faça de tudo para “livrar os que estão sendo levados para a morte e salve os que cambaleiam indo para serem mortos” (Pv 24.11) e eles serão resgatados do poder do inimigo. Agindo dessa forma demonstrará que de fato você é servo e filho de Deus.

            Assim como Ló, cada servo de Cristo tem o dever de prantear, afligir a sua alma diante da situação em que se encontra este mundo em trevas.

            Deus, tenha misericórdia deste mundo!
Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário