domingo, 12 de março de 2017

ESCÂNDALO, Mt.18.6-9.



ESCÂNDALO 
Mt.18.6-9
Introd.:           Todos nós temos motivos de sobra para servir de escândalo no meio dessa sociedade.
            Basta procurar, fazer uma busca minuciosa, algo de errado ou escandaloso dentro, no profundo de cada coração.
            É possível encontrar algum desvio comportamental, um deslize na vida moral, financeira, sexual, trabalhista, interpessoal, familiar e até mesmo espiritual.
            Precisamos vigiar e, se possível, pedir aquele em quem mais confiamos apontar em nós algum comportamento fora do comum que, se, por ventura, estivermos praticando dentro e fora de casa.
Nar.:    O texto aponta para aquele que é o único conhecedor das nossas atitudes, existente em nosso coração, seja ela boa ou má, é o nosso Deus que pode desvendar por completo essa caixa de surpresa.      
            O texto é claro ao dizer que cada qual que se apresenta escandalosamente diante dos pequeninos; será culpado.
Propos.:           Deus requer compromisso sincero com a Sua Palavra.
Trans.:             O escândalo é devido a [...]
1 – Depravação humana.
            A Bíblia é clara ao dizer que “todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, na há nem um sequer”, Sl.14.3.
            Sabedor dessa verdade, Jesus lança mão da interjeição “ai [...]”, Mt.18.7 para expressar o seu pesar, a sua tristeza, a sua preocupação com o desvio comportamental de todos os homens.
            O “ai (pesar de Jesus é deste) mundo [...]”, Mt.18.7 que vive em trevas e afastado de Deus.
            E devido ao alongar-se ou afastar-se de Deus, muitos “[...] causam [...] escândalos (armadilha, cilada, impedimento colocado no caminho, causa de tropeço, afogar-se no erro ou pecado) [...]”, Mt.18.7. 
            Mas talvez eu e você venhamos a dizer que isso jamais acontece em nossa vida.
            O que passa em nossa mente é que somos perfeitos, íntegros, honestos, sinceros, bondosos e sem rancor no coração.
            O próprio texto nos faz calar ao afirmar que “[...] é inevitável (necessário, pode ser costumeiro em nós) que venham escândalos (armadilha, cilada, impedimento colocado no caminho, causa de tropeço, afogar-se no erro ou pecado na vida de outras pessoas) [...]”, Mt.18.7.
            Fique esperto! O escândalo é de [...]
2 – Responsabilidade pessoal.
            Cada um receberá o merecido.
            Cada um receberá pelo que fez, deixou de fazer ou pretenda fazer com o intuito de “[...] causar [...] escândalo (armando armadilhas, ciladas, impedimentos, obstruindo o caminho, causando tropeço, embrenhar-se no erro, no pecado com a finalidade de destruir o próximo) [...]”, Mt.18.7.
            Jesus fica indignado especialmente quando os homens tentam conduzir outros à tentação e ao pecado.
            Jesus alerta mais uma vez: “[...] Ai (Ele quer dizer para cada um de nós: Sinto pesar, tristeza, fico preocupado com esse) [...] homem [...]”, Mt.18.7 que só deseja a maldade do próximo.
            [...] Mas (o desejo de Jesus é que esse) escândalo (não) venha (através de nenhum de nós) [...]”, Mt.18.7.
            Não fira a consciência alheia, esforça-te para evitar.
            Não impulsione outros ao erro.
            Remova tudo que possa tornar o seu coração maldoso, irado contra outrem.
            Abandone seus vícios, sua indignação, sua raiva, seus maus tratos e sirva a Deus.
            A responsabilidade é toda sua.
            O uso do pronome indefinido “qualquer (pode se referir tanto a mim quanto a você) [...]”, Mt.18.6 que pode ser responsabilizado.
            A responsabilidade pode recair sobre nós, caso “[...] fizermos tropeçar (abandonar, seduzir ao pecado, ofender) a um destes pequeninos (de pouco conhecimento bíblico) que creem em Jesus [...]”, Mt.18.6.
            A recomendação de Jesus é em forma de uma hipérbole, que será “[...] melhor (para cada um de nós) [...] que se nos pendurassem ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar”, Mt.18.6.
            Nada de pensar que Jesus instiga o suicídio, que deseja que eu e você nos matemos, pelo contrário, Jesus deseja silêncio, quietude, ficar responsável apenas pelos nossos erros.
            Por este motivo [...]
Conclusão:      Faça uma autoanálise de sua própria vida.
            Olhe para dentro de si e veja o que Cristo deseja de você.
            Jesus mais uma vez usa do exagero para dizer que, se caso eu pensar em causar escândalo, ou, “se a nossa mão ou o nosso pé nos fizer tropeçar, corta-o e lança-o fora de nós [...]”, Mt.18.8.
            [...] A nossa mão (fala sobre o que fazemos) ou o nosso pé (mostra qual caminho estamos trilhando) [...]”, Mt.18.8.
            Analisando bem o nossa vida espiritual, cuidando em não fazer o que desagrada a Deus, será “[...] melhor (para cada um de nós) [...] entrar na vida manco (ao rejeitar lançar mão de algo que não nos pertence) ou aleijado (ser menosprezado por não andar com outros a procura de pecados) [...]”, Mt.18.8.
            Se houver negligência, é certo que “[...] terá (preso ao seu corpo as) duas mãos ou dois pés, (mas) serás lançado no fogo eterno (inextinguível)”, Mt.18.8, aqui Jesus não faz uso da hipérbole, mas da real situação dos desobedientes.
            A outra hipérbole usada por Jesus é “se um dos nossos olhos nos faz tropeçar (olhar malicioso, impuro, a fim de persuadir, enganar), arranca-o e lança-o fora de ti (desviar o olhar ou olhar com bons olhos) [...]”, Mt.18.9.
            A resposta sendo positiva, então, “[...] melhor é entrar na vida com um só dos teus olhos do que, tendo dois, seres lançado no inferno de fogo”, Mt.18.9 o qual irá padecer eternamente.
            Faça de tudo para não escandalizar o outro.

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário