quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

SALVAÇÃO, Jd.3, 4.

SALVAÇÃO
Jd.3, 4

Introd.:           A respeito da “[...] nossa salvação (podemos) esperar [...] (completamente no) SENHOR [...]”, Gn.49.18.
            Essa espera pode acontecer porque “vem do SENHOR a salvação dos justos; ele é a nossa fortaleza no dia da tribulação”,  Sl.37.39.
Nar.:    Judas escreve para combater os gnósticos que acreditavam que o espírito não se corrompe com aquilo que é feito através do corpo, tal como o ouro não perde sua essência e pureza se mergulhado na lama.
            A imoralidade não somente era aceita entre os gnósticos, como também era encorajada.
Propos.:           Invista em sua salvação.
Trans.:             A salvação precisa ser alimentada através [...]
1 – Da fé.
            A fé que temos, (devemos) tê-la para nós mesmos perante Deus. (Por isso) bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova”, Rm.14.22.
            O alimento da nossa salvação nasce dentro do nosso coração.
            Devido a fé vir do próprio Deus, somos “amados (por Ele) [...]”, Jd.3.
            Mas, sabemos que a falta de alimento se dá quando muitos não se sentem “amados [...]”, Jd.3 e, por se sentirem rejeitados, não ama o próximo.
            Sentindo ou não rejeitado, cada um de nós deve, não “[...] quando (deseja, mas é deve meu e seu) empregar (com) toda a diligência (dedicação) [...]”, Jd.3 buscar em Deus aumentar a nossa fé que pode alimentar a nossa salvação.
            É por este motivo que Judas resolveu “[...] escrever-nos acerca da nossa comum salvação [...]”, Jd.3 a fim de ser alimentada em cada coração.
            É preciso “[...] que (eu e você) se sinta obrigado a corresponder com (outro irmão não somente a respeito do amor, mas é preciso falar sobre a nossa salvação) [...]”, Jd.3.
            E, a “[...] exortação (que cada um deve oferecer ao outro é tão-somente incentivar o outro) a batalhar (contender, lutar pela salvação) [...]”, Jd.3.
            Mas, essa luta deve ser “[...] diligentemente, pela fé (que alimenta a nossa salvação) [...]”, Jd.3.
            Essa “[...] fé (não é exclusividade do homem, ela) foi entregue uma vez por todas aos santos (escolhidos para ser investida para a nossa salvação)”, Jd.3.
            Precisamos investir na salvação da nossa alma por vários [...]
2 – Motivos.
             A nossa salvação é muito preciosa, então:
            O primeiro motivo é que precisamos ficar precavidos contra “[...] certos indivíduos (que) se introduzem com dissimulação (furtivamente, secretamente) [...]”, Jd.4 para tentar desanimar o nosso desejo pela salvação.
            Os “[...] indivíduos (que) se introduzem [...]”, Jd.4 pode ser até mesmo um dos nossos para tentar desanimar a nossa fé – Deus não atende a oração, não recebi nenhuma bênção, estou desanimado, não consigo fazer leitura bíblica, orar, frequentar a igreja.
            Todo esse desânimo contamina a nossa vida espiritual.
            Mas não se engane, o segundo motivo para investir em nossa salvação é que esses “[...] homens (que muitas vezes estão perto de nós, dentro da igreja são) ímpios (destituído de temor reverente a Deus, que condena a Deus e que trazem pessimismo aos nossos corações) [...]”, Jd.4.
            E o pior desses homens é “[...] que (o terceiro motivo da nossa investida na salvação é que eles) transformam em libertinagem (conduta vergonhosa, como sensualidade, imoralidade sexual, libertinagem, luxúria) a graça de nosso Deus [...]”, Jd.4.
            Na verdade, muitas pessoas dentro de nossas igrejas dizem e agem como os gnósticos: Pode abusar do corpo que não faz nenhum mal a alma; grande engano!
            O principal motivo para eu e você investir em nossa salvação é que [...]
Conclusão:      Os ímpios serão condenados.
            Ora, se eu e você somos salvos, então não podemos fazer parte desses condenados.
            Esses “[...] ímpios (destituído de temor reverente a Deus, que condena a Deus e que trazem pessimismo aos nossos corações) [...] desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação [...]”, Jd.4 eterna.
            A “[...] condenação (é pelo simples motivo de eles) negarem o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo”, Jd.4.
            Resta saber se cada um de nós está investindo na salvação da nossa alma.

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário