sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

DISCIPLINA, Jd.5-7.

DISCIPLINA
Jd.5-7

Introd.:           A disciplina é necessária para todos os homens.
            Aquele que não é disciplinado cresce como um animal irracional tal “[...] como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não [...] obedecem”, Sl.32.9. 
            A disciplina não foi inventada pelo homem, ela foi determinada por Deus, mesmo porque, “[...] como um homem disciplina a seu filho, assim nos disciplina o SENHOR, nosso Deus”, Dt.8.5.
            É por este motivo que “Deus repreende e disciplina a quantos ama. Seja, pois, zeloso e arrepende-te”, Ap.3.19.
            Fique sabendo que Deus disciplina qualquer [...]
I – Homem.
            Eu e você, a qualquer momento, podemos ser disciplinados. Fique atento!
            Judas “quer, pois, nos (fazer) lembrar [...]”, Jd.5 preceitos importantes para o nosso crescimento espiritual.
            Judas nos adverte, “[...] embora já estamos cientes de tudo [...]”, Jd.5 que a Bíblia fala abertamente sobre a disciplina, mas muitos de nós não queremos acreditar.
            Quando o texto fala: “[...] Uma vez por todas [...]”, Jd.5, o criador deseja transmitir duas verdades:
            1 – “Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer [...]”, Tg.4.12; e, 2 – Já estamos avisados de que Deus a qualquer momento pode nos disciplinar; então, precisamos estar preparados.
            Eu e você, “[...] que (somente) o Senhor (Deus conhece perfeitamente, sabe quando e por quanto tempo devemos ser disciplinados) [...]”, Jd.5.
            O texto nos mostra “[...] que o Senhor (após) ter libertado um povo (Israel – eu e você – 430 anos, Ex.12.40 – sob disciplina), tirou-o (no tempo de amadurecimento) da terra do Egito (escravidão – nossos pecados) [...]”, Jd.5.
            Veja que a “[...] destruição (ou disciplina dos homens ímpios, incrédulos – egípcios e israelitas, partiu do próprio) Senhor (pelo motivo de eles) [...] não crerem (na Palavra de libertação)”, Jd.5.
            Além dos homens [...]
II – Os anjos também são disciplinados.
            Parece que é uma ação contínua quando lemos no texto de que “[...] o Senhor [...] destruiu [...] os que não creram;”, Jd.5 “e a anjos [...]”, Jd.6.
            Não. A ação não está em ordem cronológica.
            Os homens são disciplinados no decorrer de toda história.
            Quanto a anjos? Bem; na eternidade; “[...] Deus não poupou anjos quando pecaram (na eternidade), antes, precipitando-os no inferno (desde a eternidade), os entregou a abismos de trevas (para toda a eternidade), reservando-os para juízo (quando Cristo voltar)”, 2Pe.2.4.
            O texto declara “[...] que (esses) anjos [...] não guardaram (não atenderam adequadamente, não se guardar, reservar) o seu estado original (que Deus os havia criado) [...]”, Jd.6.
            O que aconteceu foi que “[...] os anjos (neste caso, maus) [...] abandonaram (deixaram para trás, desistiram) o seu próprio domicílio (o céu de onde seriam “[...] enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação [...]”, Hb.1.14) [...]”, Jd.6.
            Fique sabendo que esses “[...] anjos [...] o Senhor tem guardado sob trevas (no inferno, chamado de “[...] fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”, Mt.25.41) [...]”, Jd.6.
            Talvez alguns julgam que haverá misericórdia da parte de Deus, em favor dos “[...] anjos [...] (pelo contrário, eles estão) em algemas (presos em cadeias) eternas (desde “[...] quando pecaram [...] (e foram) precipitados no inferno [...] abismos de trevas [...]”, 2Pe.2.4 e dali jamais sairão) [...]”, Jd.6.
            O final de todos os “[...] anjos (maus está reservado) [...] para o juízo do grande Dia (em que Cristo voltará para “[...] julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, consoante a sua fidelidade”, Sl.96.13)”, Jd.6.
            Nenhum escapará.
            A disciplina inclui todas as [...]
III – Nações.
            Quando Deus resolveu disciplinar “[...] Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas [...]”, Jd.7 Ele nos deixa cinco alertas que, se continuar em sua prática pecaminosa, experimentará o inferno:
            [...] Sodoma (daí sodomitas – homossexuais “ou [...] efeminados [...]”, 1Co.6.9) [...]”, Jd.7 tem se espalhado pelos quatro cantos do mundo.
            [...] Gomorra (maldade nos corações) [...]”, Jd.7 de crentes e não crentes.
            [...] As cidades circunvizinhas (que se aliam a todo tipo de pecado) [...]”, Jd.7.
            Nenhuma nação, nenhum país, nenhuma cidade escapará da disciplina de Deus porque muitos de fora e dentro das igrejas têm “[...] se entregado à prostituição (fornicação, adultério) como aqueles [...]”, Jd.7.
            E o pior é que muitos “[...] seguem após outra carne (natureza sensual e sexy) [...]”, Jd.7 vistos nos meios de comunicação.
            Estes também não escaparão a disciplina preparada por Deus.
            Toda disciplina [...]
Conclusão:      Nos leva a fazer uma reflexão.
            Homens, anjos e nações enfrentarão o julgamento divino.
            É por isso que todos “[...] são postos para exemplo (a fim de que eu e você não caia no mesmo erro) [...]”, Jd.7.
            Caso alguém continuar nas mesmas práticas pecaminosas, no “[...] fogo eterno [...] sofrerá punição”, Jd.7.

           Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário