domingo, 18 de outubro de 2015

AMAR, 1Jo.4.7-12.


AMAR
1Jo.4.7-12

Introd.:           O amor é um dos sentimentos mais belos encontrados na vida do homem, mas muitos tem se perdido nesse amor.
            Através do amor você pode reaproximar vidas, conquistar corações, reatar amizades repartidas, reparar rupturas que antes causaram feridas amargas e profundas.  
Nar.:    João deseja que os nossos corações fiquem cheios do amor de Deus a fim de que outros possam ser contaminados com esse amor.
Propos.:           Precisamos insistir nesse amor.
Trans.:             O verdadeiro amor [...]
I – Procede de Deus.
            Todos os homens são imperfeitos, sem amor próprio, então, João conclama aos “amados (aqueles que fazem parte da família divina que deseja compartilhar o amor) [...]”, 1Jo.4.7 a lutar juntos.
            O clamor do apóstolo é para que eu e você aprendamos a “[...] amar uns aos outros [...]”, 1Jo.4.7 sem discriminação.
            Devemos “[...] amar [...] porque o amor procede de Deus (que é a fonte originária de todo o bem em nosso favor) [...]”, 1Jo.4.7.
            O amor em nós é a prova de que “[...] todo aquele que ama (o próximo) é nascido (escolhido, resgatado, restaurado, santificado) de Deus (e prova a sua ligação com a natureza divina) [...]”, 1Jo.4.7.
            Além dessa escolha divina, o servo do Senhor “[...] conhece a Deus (de uma forma experimental através do Filho quando o contempla em seu coração através da Bíblia)”, 1Jo.4.7.
            Sem Deus nem eu e nem você adquire esse amor.
            É por este motivo que “aquele que não ama (não tem conhecimento espiritual, não tem vida alimentada por Cristo) [...]”, 1Jo.4.8.
            Caso você “[...] não ama (o texto é muito enfático: Você) não conhece a Deus (o qual pode transformar o nosso coração, sem o verdadeiro arrependimento) [...]”, 1Jo.4.8.
            “[...] O amor procede de Deus porque [...]”, 1Jo.4.7 “[...] Deus é amor (de onde retiramos o sustento para sermos amorosos)”, 1Jo.4.8.
            “[...] O amor procede de Deus porque [...]”, 1Jo.4.7 é “nisto (que) consiste o amor (que temos dentro de nós): não em que nós temos amado a Deus, mas em que ele nos amou (primeiro para sermos influenciados) [...]”, 1Jo.4.10.
            Quem ama [...]           
II – Vive por meio de Jesus.
            Quando João fala: “Nisto (ele nos remete para a encarnação de Jesus Cristo quando “[...] ele (já havia determinado) salvar o seu povo dos pecados deles”, Mt.1.21) [...]”, 1Jo.4.9 .
            Quando Cristo “[...] se manifestou (neste mundo, se tornou claro que cada um de nós vive apenas por meio dEle) [...]”, 1Jo.4.9.
            Esse viver em Cristo é devido “[...] o amor de Deus em nós (mesmo sendo pecadores e negligentes para com Ele) [...]”, 1Jo.4.9.
            Viver por meio de Jesus só é possível porque “[...] houve em Deus (o desejo de) enviar o seu Filho (para nos resgatar do laço do Diabo) [...]”, 1Jo.4.9.
            Quando “[...] Deus [...] enviou o seu Filho (foi como marco na demonstração do seu grande amor em nosso favor) [...]”, 1Jo.4.10.
            “[...] O envio (do) seu Filho (teve) como (objetivo a) propiciação (aplacar a ira de Deus, conciliar o homem perdido com o Pai celeste por causa dos) nossos pecados”, 1Jo.4.10.
            Então, o que nos resta é lembrar que “[...] o Filho (é) unigênito (único gerado e não os muitos filhos que Deus tem neste mundo, ou seja, Jesus é muito especial para eu estar e viver com e por Ele) [...]”, 1Jo.4.9.
            Só temos condições de “[...] viver (neste) mundo (perverso) [...] por meio (de) Jesus (que pode nos guardar e oferecer-nos a vida eterna)”, 1Jo.4.9.
            O amor deve ser [...]  
Conclusão:      Aprendido.
            O maior exemplo que temos como “amados (irmãos que se dedicam, vem de) [...] Deus [...]”, 1Jo.4.11.
            O Seu amor é “[...] de tal maneira (tanto quanto o seu modo de agir quanto a sua extensão que nem mesmo podemos compreender) [...]”, 1Jo.4.11.
            Como não entendemos, precisamos aprender como Ele “[...] nos amou (incondicional que inspira a todos os homens) [...]”, 1Jo.4.11.
            O modelo de Deus é o suficiente, pelo qual “[...] devemos nós também amar uns aos outros (pelo exemplo deixado através de Jesus Cristo)”, 1Jo.4.11.
            A fim de que o meu exemplo como servo do Senhor alcance outras pessoas, o texto encerra dizendo que “ninguém jamais viu a Deus (desconhecido, inacessível, exceto através de Jesus Cristo) [...]”, 1Jo.4.12.
            Mas, para demonstrar que Deus é o meu maior exemplo, temos que “[...] amar uns aos outros [...]”, 1Jo.4.12.
            É a partir desse sentimento que “[...] Deus permanece em nós (quando somos transformados) [...]”, 1Jo.4.12.
            O resultado final em nossas vidas é que: “[...] O amor (de) Deus é, em nós, aperfeiçoado (nos impulsionando a buscar mais e mais esse amor)”, 1Jo.4.12.

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário