quarta-feira, 26 de agosto de 2015

1Tm.6.3-19 - A IGREJA DA PROSPERIDADE.

A IGREJA DA PROSPERIDADE, 1Tm.6.3-19.

Introd.:           O suposto crescimento da igreja evangélica brasileira se deve muito à expansão do neopentecostalismo, responsável por uma teologia de prosperidade física e material.
            Vamos analisar o movimento neopentecostal que dá ênfase na saúde e no dinheiro.
            Faremos uma análise do ponto de vista histórico, hermenêutico (interpretar), teológico e bíblico desse movimento.
I – O pentecostalismo e o neopentecostalismo.
            A teologia da prosperidade é uma característica do movimento neopentecostal, não de todos os carismáticos.
            Historiadores dividem o movimento carismático em três ondas:
            1ª Onda – Surgimento do pentecostalismo clássico.
            Congregação Cristã no Brasil – 1910 – Pará – italiano Louis Francescon, Italiano;
            Assembleia de Deus – 1911 – Pará – Gunnar Vingren e Daniel Berg.
            Ambas dão ênfase a orar em línguas estranhas.
            Essas duas igrejas dominaram o campo pentecostal por quarenta anos, pois as opções eram poucas e também inexpressivas.
            2ª Onda – Focou cura, renovação e orar em línguas.
            O pentecostalismo de segunda geração teve início com as igrejas:
            Igreja do Evangelho Quadrangular – 1951 – SP – Harold Edwin Williams;
            O Brasil para Cristo – 1955 – SP – Manoel de Mello e Silva – dissidência nacionalista da Igreja do Evangelho Quadrangular;
            Deus é Amor – 1962 – SP – Davi Martins Miranda oriunda da Igreja Pentecostal do Brasil.
            Além de várias igrejas tradicionais que se “renovaram”.
            Igreja Batista Nacional – 1963 – dissidente da Igreja Batista;
            Igreja Metodista Wesleyana – 1962 – RJ – Gessé Teixeira de Carvalho saiu da Igreja Metodista do Brasil;
            Igreja Presbiteriana Renovada – 1968 – saiu um grupo da IPB organizou a Igreja Cristã Presbiteriana; um seguimento separou-se da IPI – 1972 – para formar a Igreja presbiteriana Independente Renovada; as duas formaram a Igreja Presbiteriana Renovada em 1975.
            3ª Onda – Início do movimento neopentecostal.
            Igrejas oriundas do movimento pentecostal começaram no final da década de 1970 e ganhou força na década de 1980.
            A ênfase é o dinheiro e a prosperidade.
            Igreja Universal do Reino de Deus – 1977 – RJ – Edir Macedo Bezerra;
            Igreja Internacional da Graça de Deus – 1980 – RJ – Romildo Ribeiro Soares, oriunda da IURD, cunhado de Edir Macedo;
            Igreja Apostólica Renascer em Cristo – 1986 – SP – Estevam Hernandes e Sônia Hernandes oriundos da Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia;
            Comunidade Sara Nossa Terra – 1994 – DF – Robson Rodovalho;
            Igreja Mundial do Poder de Deus – 1998 – SP – Valdemiro Santiago oriundo da IURD.
            Há diferenças significativas nessa terceira onda, o neopentecostalismo, e os outros movimentos carismáticos.
            Primeiro – O dinamismo de novas campanhas, novos símbolos de bênção (rosa ungida, águas que saram, fogueira santa), novos títulos ministeriais (de bispos para apóstolos, para patriarcas) são coisas que atraem as pessoas.
            Segundo – Há o abandono dos usos e costumes. Vestimentas e diversões específicas não são mais proibidas. O neopentecostalismo atrai muitos interessados em comprar e manter seus objetos de luxo.
            Terceiro – O uso da mídia. Em vez de evangelização por folhetos, ou do uso da rádio, o neopentecostalismo investe pesado na televisão.
            Esse movimento chama atenção para a busca da prosperidade.
II – A hermenêutica da prosperidade.
            Hermenêutica é o modo correto de interpretar as Sagradas Escrituras.
            A maneira de lidar com as Escrituras é fundamental para compreender o movimento neopentecostal.
            Entre eles não existe uma exposição das Escrituras.
            Textos bíblicos são tirados do contexto para sustentar suas posições.
            Falta de exposição da Bíblia promove a superficialidade da fé e no conhecimento bíblico (não é o caso de muitos pentecostais).
            A superficialidade faz com que muitos se tornam presas fáceis de heresias – contrário à verdade.
            As tendências heréticas e as inovações doutrinárias surgem porque cada pastor neopentecostal é livre pensador; não há confissão explicitada.
            O neopentecostalismo não nutre simpatia pela educação teológica, algo que tem mudado nos meios pentecostais.
            As conversas com Deus dá a impressão de que os líderes possuem um canal de comunicação superior à Bíblia.
            Eles são isentos de aplicar qualquer método de interpretação bíblica. Em vez de uma hermenêutica científica, criou-se uma hermenêutica pragmática onde a ordem é espiritualizar (regra, padrão) e fazer alegoria (representação figurativa); a experiência precede e norteia a exegese (interpretação minuciosa).
            Exemplo: Os sete mil que não se dobraram a Baal podem ser, hoje, as sete mil pessoas que precisam doar.
            O interesse mercantilista move os líderes a uma demasiada cobrança de ofertas aos fiéis, em troca eles oferecem soluções divinas para os problemas dos devotos.
            Jesus não é alguém que viveu em pobreza.
            Ex-pastor Igreja Mundial – testificou que, devido às metas financeiras, e à cobrança de resultados (eles eram ameaçados de ser colocados em igrejas “no meio do mato”.
            Os pastores são treinados a distorcer textos bíblicos para:
            Obter a ‘dupla honra’ de Is.61.7 e para que isso ocorra é preciso dobrar o dízimo e ofertar mais 10% ,’ o ‘tridízimo’, 30%. Só assim será possível ‘comer o melhor da terra’, Is.1.19.
            A promessa é atrelada à obediência em contribuir e um retorno à prática da ‘indulgência’. É uma transação financeira com Deus.
            Eles têm preferência mais pelo A.T. do que o N.T.
            Os vários símbolos do A.T. (óleos, arca, trombetas, candelabro, fogueira, são constantes nas campanhas). Esses objetos são distribuídos conforme as ofertas.
            A crença de que os objetos são imbuídos de poder se aproxima da crença de cultos afro-brasileiros.
            A crença neopentecostal de que esses objetos auxiliam a fé – Edir Macedo os considera ‘pontos de contato’ para despertar a fé dos mais fracos.
            Durante a Reforma protestante os católicos diziam o mesmo sobre os vitrais e imagens dentro da igreja.
            Todo esse tipo de cultuar a Deus é condenável assim como “[...] alguns escribas e fariseus replicaram: Mestre, queremos ver de tua parte algum sinal. Ele, porém, respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas. Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra. Ninivitas se levantarão, no Juízo, com esta geração e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui está quem é (Jesus) maior do que Jonas. A rainha do Sul se levantará, no Juízo, com esta geração e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui está quem é (Jesus) maior do que Salomão”, Mt.12.38-42.
III – A influência da confissão positiva.
            As pregações neopentecostais estão cheias e confissões positivas.
            Isto se refere à crença de que, sendo a fé uma confissão, as palavras têm poder de trazer coisas à existência; uma espécie de imitação das palavras criadoras de Deus.
            O nascedouro desse conceito surgiu com o norte-americano Essek Willim Kenyon, o qual sofreu influência da ciência cristã que explica que toda causa e efeito como mental, não física.
            Escritos de Kenyon inspirou o evangélico norte-americano Kenneth Hagin popularizasse essa teologia.
            Dentre os propagadores estão: Benny Hinn, Kenneth Copeland, Robert Schuler e Paul Yonggi Cho.
            No Brasil, R.R. Soares e René Terra Nova – Ministério Internacional da Restauração.
            Todos eles creem que crentes não devem ficar doentes porque a expiação de Cristo livrou-os das enfermidades.
            Quando a Bíblia fala que “certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si [...] (e que) [...] pelas suas pisaduras fomos sarados”, Is.53.4, 5, eles entendem que não se referem à enfermidade.
            Doenças são sempre causadas por agentes espirituais, provêm do diabo.
            A cura sempre está atrelada à fé.
            A confissão positiva é a maneira de vencer as forças malignas, à medida que se busca saúde e prosperidade; as bênçãos são declaradas com palavras de poder.
            A linguagem de vitória é usada na área financeira. Crer que um Deus poderoso não pode redundar em vida mesquinha e miserável.  
            É preciso se revoltar contra o espírito que causa a situação.
            A libertação dos espíritos malignos é mais causada pelo esforço humano, para depois obter as bênçãos de Deus.
            Essa teologia comete equívocos com vários textos bíblicos.
            Eles declaram que “[...] tudo quanto pedirmos em nome (de) Jesus, isso (Ele) fará, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirmos (a) Jesus alguma coisa em seu nome, ele o fará. (Só que eles se esquecem de comparar com outro texto que fala:) E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito”, Jo.14.13, 14; 1Jo.5.14, 15.
            João 14.12 é entendido pelos neopentecostais qualitativamente e não quantitativamente, quando fala: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai”, Jo.14.12.
            Isto é, eles alegam poder para fazer coisas mais fantásticas que Jesus quando, na verdade, ele quis dizer que teríamos maior alcance do que ele teve, estando só na Palestina.
            O texto de Isaías ao dizer que “certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido”, Is.53.4, não é compreendido escatologicamente, como se cumprindo plenamente quando experimentarmos a redenção do nosso corpo, a qual “[...] aguardamos a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo”, Rm.8.23 no dia final.
            Toda esse desvio doutrinário é [...]
IV – Um problema mais profundo.
            A busca da prosperidade física e material não é apenas resultado de uma interpretação bíblica equivocada e uma teologia desvirtuada.
            O problema está na desobediência de “não acumular para nós [...] tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; (daí, nos esquecemos de) [...] ajuntar para nós [...] tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”, Mt.6.19-21.
            A razão de essas igrejas estarem cheias é porque há, não só entre os líderes, mas também o povo, um desejo de prosperidade de tal magnitude que não podemos deixar de chamar de idolatria.
            Querendo eles aceitar ou não, “[...] a avareza [...] é idolatria”, Cl.3.5.
            Ao dizerem que precisam de muita fé para ter vitória financeira ou física e a solução de problemas e conflitos, são tendência de quem se esquece do porvir.
            Aquilo que é passageiro tomou lugar do que é eterno. Muitos não conseguem esperar a felicidade futura e, assim, não têm forças para suportar as aflições deste mundo.                     
            O texto base fala que, “se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade”, 1Tm.6.3, ele está fora do padrão bíblico.
            Essa pessoa “é enfatuada (orgulhosa), nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras (defende o líder), de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas”, 1Tm.6.4.
            A situação é tão agravante que tanto os líderes quanto os seguidores são “altercadores (discussão violenta) sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade (por falta de conhecimento), supondo que a piedade (reverência, respeito a Deus, religião) é fonte de lucro”, 1Tm.6.5.
            Paulo reconhece que “de fato, grande fonte de lucro é a piedade (reverência, respeito a Deus, religião) com o contentamento”, 1Tm.6.6.
            A explicação bíblica é “porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele”, 1Tm.6.7.
            Muitos líderes carismáticos e seus seguidores esquecem que, “tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes”, 1Tm.6.8.
            O grande problema dessas pessoas é que, quando “[...] querem ficar ricas caem em tentação (teste, prova), e cilada (armadilha), e em muitas concupiscências (forte e continuado desejo de fazer ou de ter o que Deus não quer que façamos ou tenhamos, por isso elas são) insensatas (sem juízo) e perniciosas (nocivo), as quais afogam os homens na ruína e perdição”, 1Tm.6.9.
            Os noticiários mostram que muitos têm “[...] amor (ao) dinheiro (mas eles se esquecem de que ele) é (a) raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça (desejo), se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores”, 1Tm.6.10.
            O desejo bíblico é que, não somente “[...] o homem de Deus (pastores, mas também os crentes em geral, aprendam a) [...] fugir destas coisas; antes, (é nosso dever) seguir a justiça (de Deus), a piedade (temor a Deus), a fé, o amor, a constância (nos caminhos de Deus), a mansidão”, 1Tm.6.11.
            Faz-se necessário também, “combater o bom combate da fé (defender). Tomar posse da vida eterna (santificação), para a qual também fomos chamados e de que fizemos a boa confissão perante muitas testemunhas”, 1Tm.6.12.
            O desejo de “[...] Deus [...] (é) que (eu e você possamos) preservar a vida de todas as coisas, e perante Cristo Jesus, que, diante de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão (ou seja, não negar a fé em Deus)”, 1Tm.6.13.
            A nossa perseverança ou, o “[...] guardar-se (conforme) o mandato imaculado (sem mancha), irrepreensível, (precisa acontecer) até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo”, 1Tm.6.14.
            Esse nosso encontro com Cristo se dará “[...] em sua época determinada, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores”, 1Tm.6.15, quando o Pai o revelar.
            Será tão glorioso esse dia porque vamos nos encontrar com “o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível (não pode chegar), a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!”, 1Tm.6.16.
            Esse deve ser o destino de todo cristão.
            Para encerrar o texto [...]
Conclusão:      Paulo envia um recado para todos aqueles que buscam desesperadamente a prosperidade.
            Paulo os “exorta (trazer para perto) aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza (ela passa), mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento”, 1Tm.6.17.
            Cada um deve, ao invés de buscar riqueza neste mundo, “[...] praticar o bem, ser rico de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir”, 1Tm.6.18.
            É nosso dever “[...] acumular para (nós) [...] mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarmos da verdadeira vida (com Cristo Jesus)”, 1Tm.6.19.
Aplicação:       As nossas petições estão mais focadas no presente ou no futuro?



            Adaptado pelo Rev. Salvador P. Santana para ED – Nossa Fé – CCC – Rev. Heber Carlos de Campos Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário