domingo, 10 de fevereiro de 2013

MULHER, FAÇA UM BALANÇO

MULHER, FAÇA UM BALANÇO


“[...] À beira de completar 70 anos, Marília Pêra faz um balanço de sua carreia e fala sobre seus papéis recentes no teatro e na TV [...]” – Ilustrada – Uma senhora atriz – Gustavo Fioratti – de São Paulo – Folha de S. Paulo, E1 – segunda-feira, 21 de janeiro de 2013, – Pag E1.

Muitas mulheres, depois da idade avançada, já fizeram um balanço da sua vida e carreira. Agora, é preciso saber se a mulher presbiteriana está preocupada em fazer esta avaliação ou se está despreocupada com a vida. O cálculo deve ser feito, em especial, sobre a vida de comunhão com Deus, vida de oração, desejo pela leitura bíblica para que haja dentro do coração uma forte aspiração de “[...] cuidar de si mesmo e da doutrina [...]” (1Tm 4.16) revelada na Palavra de Deus.

Ao olhar para a vida das mulheres dos tempos bíblicos, percebe-se, em quase todas elas, o desejo que cada uma tinha de aproximar-se de Deus. É verdade que nem todos os textos bíblicos faz um relato pormenorizado, mas, nas entrelinhas, fica muito clara a intenção de cada uma. É tão verdade que certa vez “[...] Noemi disse (à sua nora, Rute): Ide [...] e o SENHOR use contigo de benevolência [...]” (Rt 1.8).

É sabido e deve ser imitado que “[...] Ana orou (ao) SENHOR e disse: O meu coração se regozija no SENHOR, a minha força está exaltada no SENHOR; a minha boca se ri dos meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação” (1Sm 2.1). Esta mulher passou por momentos difíceis com “[...] a sua rival (Penina que) a provocava excessivamente para a irritar [...]” (1Sm 1.6). Ao fazer a oração, Ana já havia ganhado a causa, não pelas suas próprias forças, mas as obteve das mãos do “[...] SENHOR [...] (que) se inclinou para (ela) e (a) ouviu quando (ela) clamou por socorro” (Sl 40.1).

O rei Salomão falou a respeito de uma “mulher virtuosa (provavelmente a esposa que ele havia) [...] achado [...]” (Pv 31.10) a que era chamada de “[...] coroa do seu marido [...]” (Pv 12.4) . A declaração que ele faz é que “[...] o seu valor muito excede o de finas joias” (Pv 31.10) que ela recebera no decorrer da sua vida. Muitos homens não tem a mesma coragem igual a deste rei de Israel. Ele a exalta e deixa registrado para que todos os homens possam aprender, daí, devido a muitas lisonjas, ela irá buscar cada dia mais o melhor para si.

Mulher Presbiteriana: faça um balanço da sua carreira como irmã, filha, mãe, profissional, esposa e serva de Deus. Veja se “[...] todos os seus dias [...] o (seu) coração (tem sido) totalmente do SENHOR” (1Rs 15.14). Aprenda com esta outra mulher que soube e aprendeu através dos “ensinos (dados pelo Senhor Deus) a contar os seus dias, para que (pudesse) alcançar coração sábio” (Sl 90.12). Sim, esta é “[...] Maria (que chegou a) dizer: A minha alma engrandece ao Senhor (dono de tudo o que existe), e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lc 1.46,47).

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário