sábado, 13 de outubro de 2012

AS TRÊS VIRTUDES E A BÍBLIA

AS TRÊS VIRTUDES E A BÍBLIA


Confissão, choro e prostração são virtudes praticamente esquecidas nesses dias. A primeira, a confissão, fala do reconhecimento da falta cometida. A segunda, choro, é um tipo de tristeza causada pela primeira virtude e a terceira, prostração, é o dever que o servo de Deus tem em relação Àquele que foi ofendido, o próprio Deus.

Essas virtudes muitas vezes se tornam difíceis de ser praticadas devido à vergonha do que aconteceu. Outras vezes é por causa do orgulho impregnado no coração, portanto, não sabe, não quer e não deseja se humilhar diante dAquele que foi ofendido, Deus.

O livro de Esdras registra a história dos Israelitas que contraíram núpcias com mulheres estrangeiras. Isso foi um laço de perdição para eles, pois o intento do inimigo era que o povo se afastasse dos caminhos de Deus.

Ao perceber o afastamento do povo da presença de Deus, o sacerdote Esdras toma a atitude “[...] orar e fazer a confissão, chorando prostrado diante da Casa de Deus, (daí) ajuntou-se a ele de Israel mui grande congregação de homens, de mulheres e de crianças; pois o povo chorava com grande choro” (Ed 10.1).

Nessa tríade virtude pode-se observar a influência causada em “[...] mui grande congregação de homens, de mulheres e de crianças [...]”. Essa mesma atitude pode ser tomada em dias atuais, pois a confissão ladeada com choro e contrição não é uma obrigação somente dos homens dos tempos Bíblicos. Essa tríade virtude ainda vale para esses dias.

A partir do momento em que pastores, presbíteros, diáconos e demais membros tomarem essa posição de confessar, chorar e prostrar-se, é possível que outros tantos homens, mulheres e crianças façam o mesmo. Basta haver um início.

Quando se fala de confissão, vem à mente aquela ideia de que os pecados mais escandalosos não são praticados, portanto, não há necessidade de confissão. Engano, a Bíblia declara enfaticamente que “se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós”, 1Jo.1.8, logo, é preciso confessar.

Mais perigoso ainda é com respeito ao choro. Dizem, e não é verdade, que homem não chora. A Bíblia declara que “[...] ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30.5). Ora, Davi enfrentava os mesmos problemas que os homens enfrentam em dias atuais, logo, todos os homens são iguais, e principalmente quando se fala a respeito daquele choro de tristeza devido ao pecado cometido, e neste caso o homem deve chorar, prantear, derramar lágrimas com todo o seu coração.

E o dever de se prostrar? Pensando bem, será que todos os servos do Senhor têm se prostrado diante dEle? Por culpa da coluna fora de lugar, do joelho ferido, da obesidade demasiada, do filho de colo e da falta de reverência, muita gente não tem se prostrado diante do Mestre Jesus Cristo. É bom lembrar que essa atitude de se prostrar também se encontra nas Sagradas Escrituras, portanto, seja humilde diante de Deus.

Amados, aceitem o conselho bíblico da confissão, choro e prostração. A confissão de pecado se faz necessária para o convívio com Deus. É muito bom chorar de tristeza devido aos pecados cometidos e tudo isso deve ser feito prostrando-se fisicamente e, se caso estiver impossibilitado, faço-o de coração “[...] diante daquele que se encontra sentado no trono [...]” (Ap 4.10), Jesus, o Filho de Deus.

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário