sexta-feira, 21 de setembro de 2012

AMOR QUE RESTAURA

AMOR QUE RESTAURA


“Pesquisa da Santa Casa do Rio de Janeiro mostra que 72% das crianças que são atendidas com problemas emocionais costumam ver os pais discutindo. Os problemas de um casal podem ganhar grandes proporções para a criança. Segundo os psicólogos, uma criança a partir de dois anos de idade já consegue perceber as discussões entre os pais. Ela passa a se incomodar com o tom alto da voz ou com as agressões físicas e verbais. A partir dos quatro anos, ela também começa a se sentir culpada pelas brigas [...] a criança pode ter mudanças de comportamento, ficar mais agressiva ou se isolar [...]” – Pesquisa mostra como brigas entre os pais podem prejudicar os filhos - http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia.

É preciso que todos os pais percebam que já estão atrasados, e comecem a administrar melhor a sua casa, principalmente no aspecto relacionamento, a fim de que os filhos aprendam a viver em família. O primeiro passo a ser dado pelo casal é aprender a “amar, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o [...] coração, de toda a [...] alma e de toda a [...] força” (Dt 6.5). Pode acontecer de um dos cônjuges não ter em seu coração o desejo de “amar, pois, o Senhor [...] (como único) Deus [...]” (Mc 12.30), neste caso, aquele que tem interesse por Deus deve se esforçar ao máximo pela necessidade de “orar sem cessar” (1Ts 5.17) em favor da família.

É tão séria a falta de dedicação ao amor que, se os pais não tomarem logo essa iniciativa, é possível a sociedade presenciar mais uma família morrendo à míngua por falta de amor entre os membros. Como a ordem é dada primeiro aos pais para que amem a Deus de todo o coração, é preciso que o marido cobre da esposa e vice-versa. Veja bem que não é uma opção que o casal deve fazer, pelo contrário, é uma ordem divina. Note que “estas palavras que, hoje, (Deus) te ordena (devem) estar no teu coração” (Dt 6.6). A falta desse cumprimento causa estragos para toda a vida.

É muito interessante saber que Deus está muito interessado, não somente na geração presente, mas também na geração futura. É por este motivo que a Bíblia declara que os pais devem “[...] inculcar (as palavra de amor) a seus filhos, e delas falar assentado em sua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Dt 6.7) com o propósito de “não o encobrir a seus filhos (para que estes) [...] contem à vindoura geração [...]” (Sl 78.4) sobre esse amor que restaura família.

Rev. Salvador P. Santana



Nenhum comentário:

Postar um comentário