quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O LIVRO MAIS VENDIDO

O LIVRO MAIS VENDIDO


A Bíblia é o livro mais vendido em todos os tempos. Neste ano de 2011 a Sociedade Bíblica do Brasil atingiu a marca de 100 milhões de Bíblias produzidas pela gráfica da Bíblia. É um marco histórico para a população brasileira. Embora ela não seja a mais lida, pois caso fosse, a sociedade agiria e pensaria de forma que pudesse “[...] viver e agradar a Deus [...] (e) continuaria progredindo cada vez mais” (1Ts.4.1) na vida espiritual. Isto prova que o povo brasileiro não é dado a leitura. Tanto é verdade que desde tempos antigos, cerca de 721 a.C., o profeta Oséias declarou que “o povo (de) Deus estava sendo destruído, porque lhe faltava o conhecimento [...]” (Os.4.6).

Para reverter essa situação de destruição, não basta apenas frequentar a igreja, participar de reuniões de orações, ser integrante da banda da igreja, ler os textos bíblicos sugeridos nos momentos de estudos, participar de retiros espirituais, gincanas, festas. A primeira atitude a fazer é “entregar o teu caminho ao SENHOR, confiar nele, e o mais ele fará” (Sl.37.5). Mas esta atitude não é tão simples como muitos pensam. Essa entrega deve ser incondicional. Não pode ser aquela moeda de troca com Deus, no toma lá, dá cá. É impossível querer um bem material para depois entregar-se a Deus de corpo e alma. Esse modo de agir é chamado de 171 na linguagem policial, e o código penal classifica como o ato de “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio [...]”. E como todos sabem, Deus não fica em desvantagem, logo, o homem não pode se “[...] enganar [...] (mesmo porque) de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gl.6.7).

O “entregar o [...] caminho ao SENHOR [...]” (Sl.37.5) precisa ser constante na vida daquele que deseja crescer espiritualmente. É como a necessidade de se alimentar todos os dias e saciar a sede a cada momento que o corpo pede. Este homem deve tomar o desejo dentro do coração de “[...] escrever para si um traslado desta (Bíblia) [...] e a terá consigo e nela lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o SENHOR, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir” (Dt.17.18,19). É possível que haja cansaço, desânimo, falatório de que você ficará meio maluco por ler constantemente a Palavra de Deus. Mas, o que importa é o seu crescimento espiritual e não o que dizem as pessoas que estão ao seu redor. O que tem mais valor é que cada um se aproxime de Deus e tenha “[...] prazer (na) Sua lei [...] (se não) há muito já teria [...] perecido (o homem) na sua angústia” (Sl.119.92).

A Bíblia não pode ser apenas um livro mais vendido e ficar escondido nas prateleiras, escrivaninhas, carregadas pelos seus possuidores aos templos ou festas e ainda assim continuar fechada ou lida esporadicamente. Não somente neste dia da Bíblia, mas todos os 365 dias do ano precisa nascer dentro do coração humano a necessidade de dizer: “quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!” (Sl.119.97), ou, “amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro refinado” (Sl.119.127). Esse amor à Palavra de Deus só pode ser impulsionado quando o servo de Jesus Cristo toma a decisão de “[...] buscar ansiosamente (a) Deus [...] (como) o seu Deus forte [...] (daí) a sua alma terá sede de Deus; (o) seu corpo [...] almeja (Deus), como terra árida, exausta, sem água” (Sl.63.1). Só assim haverá crescimento espiritual na vida do homem de Deus e o Brasil será muito mais abençoado.

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário