sábado, 8 de janeiro de 2011

O ALVO DE JESUS CRISTO

O ALVO DE JESUS CRISTO


Em quase todas as oportunidades que Jesus esteve com seus discípulos, Ele contava parábolas (história curta ou comparação baseada em fatos verdadeiros com o fim de ensinar lições a respeito do Reino de Deus, ou de sabedoria ou moral – Bol).

Anterior ao pronunciamento do “ide [...] fazei discípulos de todas as nações [...]”, Mt.28.19, Jesus alertou a todos os seus discípulos sobre a possibilidade de algum “[...] homem [...] possuir cem ovelhas [...]”, Lc.15.4. O número é extremamente expressivo, visto que, é suficiente para sustentar uma grande família. Não precisa nem colocar na ponta do lápis para fazer contas, basta apenas medir pela produção da lã, do leite, da carne, do couro e outros derivados. Na verdade o que Jesus deseja é mostrar aos filhos de Deus a urgência e a necessidade da evangelização dos perdidos e o resgate daqueles que estão afastados. Ao olhar para o Reino de Deus o Mestre declara que “[...] perdendo uma (das) ovelhas [...]”, Lc.15.4, ainda que a porcentagem seja insignificante, 1%, ela tem grande valor para o Reino Eterno. Cada um que faz parte “[...] da família da fé”, Gl.6.10, ainda que esteja temporariamente afastado, é preciso reconhecer que “a manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso”, 1Co.12.7. Ao falar sobre o ser proveitoso Paulo deseja que na mente do cristão esteja impregnado o anseio por ajudar, produzir e ser útil ao seu próximo. Não importa se ele já passou pela igreja, se está afastado ou, ainda que seja um incrédulo. Todos devem receber total atenção e incentivo para participar e ter a oportunidade de ouvir dos lábios do próprio “[...] Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”, Mt.25.34.

O grande amor de Jesus Cristo em favor do homem perdido, é que, caso alguma ovelha se extraviar, a porcentagem maior, 99%, ou seja, “[...] as noventa e nove (são) deixadas no deserto [...]”, Lc.15.4. Isto não quer dizer que estas ficarão desnutridas, desamparadas, entregues ao perigo. Não, além dos textos correlatos, são assegurados aos servos do Mestre, de que, “[...] onde estiverem dois ou três reunidos em nome (de) Jesus, ali estará no meio deles”, Mt.18.20. A presença santa de Cristo é a mais perfeita proteção para, até mesmo, aquele que “ainda que [...] ande pelo vale da sombra da morte, não (deve) temer mal nenhum, porque (o) SENHOR estará [...]”, Sl.23.4 com ele.

O grande alvo de Jesus Cristo em contar parábolas aos membros da IPB de Itapuí é para mostrar-lhes que cada um tem o dever de ir “[...] buscar [...] (a) ovelha que se perdeu, até encontrá-la [...]”, Lc.15.4 a fim de todos “[...] estarem junto a Deus [...]”, Sl.73.28.

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário