domingo, 8 de novembro de 2009

NÃO TEMER, Is.41.13

NÃO TEMER


Is.41.13



Introd.: Algumas personalidades dizem não ter medo: Nelsinho Piquet não teme consequência de denúncia; Ministro Edson Lobão não teme guerra federativa por recursos do pré-sal; Maradona não teme críticas após derrotas; Dunga não teme violência em Cruzeiro do Sul; Ana Paula Padrão não teme interferência da Universal.

Nar.: Israel estava exilado, humilhado, sofrendo e sem esperança fora do seu país; estava com muito medo.

O profeta anuncia a libertação garantindo que Deus os trará de volta para começar uma nova vida.

Propos.: Você não precisa temer nada neste mundo.

Trans.: Não perca a esperança [...]

1 – Estamos seguros, Is.41.13, “[...] te tomo pela tua mão direita [...]”.

Não podemos ficar temerosos porque “[...] eu sei que o SENHOR é grande e que o nosso Deus está acima de todos os deuses”, Sl.135.5.

Não vou temer “[...] porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia”, 2Tm.1.12.

O profeta usa o pronome pessoal “[...] te [...]”, Is.41.13 para informar que Deus é um ser pessoal e que fala diretamente com seu servo.

Escuta bem! Qualquer situação enfrentada por você Deus pode “[...] te tomar (no sentido de ser persistente, ser apanhado rapidamente, ser urgente, ficar segurando) [...]”, Is.41.13 para “[...] revestir (você) de forças [...]”, 2Tm.4.17.

Tenha a certeza: Quando Deus faz a promessa Ele é file para cumprir.

Ele não faz como o homem; segurando pelos cabelos, braço, perna, pescoço.

Qual é a parte do teu corpo que Deus segura? “[...] pela tua mão direita [...]”, Is.41.13.

A “[...] mão direita [...]”, Is.41.13 fala de direção, que Deus vai “[...] adiante de nós por todo o caminho, para nos procurar o lugar [...] para nos mostrar o caminho por onde havemos de andar [...]”, Dt.1.33.

Precisamos ficar temerosos?

Não temas!

2 – Somos ajudados, Is.4.13, “[...] e te digo: Não temas, que eu te ajudo”.

Aponta um momento em que Deus tenha abandonado você. NUNCA!

Deus age mais uma vez de uma forma pessoal ao usar o pronome pessoal na 2ª pessoa do singular, “[...] te [...]”, Is.41.13 para mostrar que é íntimo, amoroso, que se importa com você.

Quando Deus “[...] disser (alguma coisa): [...]”, Is.41.13, na verdade Ele deseja falar ao seu coração, ordenar algum mandamento ou lhe fazer alguma promessa.

E neste caso é a promessa de “[...] Não temer (qualquer prova, não ficar amedrontado por qualquer situação ou problema) [...]”, Is.41.13.

Sabe por que dessa promessa? Porque “Não há outro [...] semelhante a Deus, que cavalga sobre os céus para [...] ajudar [...]”, Dt.33.26 cada um de nós.

A promessa é pessoal, “[...] eu te (pr) ajudo (socorre, apoia)”, Is.41.13 em todos os momentos.

Qual é a Palavra de Deus para nós neste dia? Não temer.

Por quê? Porque estamos seguros, porque somos ajudados.

Quem faz a promessa?

Conclusão: A promessa não é feita por homens mortais.

A promessa não é feita por deuses estranhos.

A promessa não é feita por criaturas de outro mundo, se é que existe.

A promessa é feita e confirmada pelo “[...] SENHOR (Deus único e verdadeiro. Quem é esse? O) [...] teu Deus (o ser supremo, único, infinito, criador e sustentador do universo) [...]”, Is.41.13.

A fim de confirmar essa promessa para você não temer, Paulo e o salmista fala: “[...] o Senhor é fiel [...] O SENHOR é fiel em todas as suas palavras [...]”, 2Ts.3.3; Sl.145.13.

Não tema!

Nenhum comentário:

Postar um comentário