quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Sl.16 - A PRESENÇA DE DEUS.

A PRESENÇA DE DEUS Sl.16 Introd.: Certa vez disse Deus ao povo de Israel: “Porque eis que eu estou convosco; voltar-me-ei para vós outros, e sereis lavrados e semeados.”, Ez.36.9. De igual modo Jesus falou aos discípulos: “... E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”, Mt.28.20. Nar.: O eterno Deus promete ao rei Davi a Sua presença constante. Propos.: Essa presença é estendida a todos quantos creem no Deus único e verdadeiro. Trans.: A presença de Deus... 1 - Protege. “Guarda-me, ó Deus, porque em ti me refugio.”, Sl.16.1. A oração de Davi é: “Guarda-me, ó Deus...”, Sl.16.1. O guerreiro, comandante, chefe de milhares e rei Davi se confia à proteção divina e não em si mesmo. A sua fé era definida e estável, não estava em nenhum outro “... porque em ti me refugio”, Sl.16.1. O jovem ruivo, de belos olhos e boa aparência confiava que Deus manteria a sua segurança durante todo o curso de sua vida. Por isso de Davi professar a fé e dizer: “Digo ao SENHOR: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente.”, Sl.16.2. Davi reconhecia a proteção divina a ponto de exclamar com a alma: “... Tu és o meu Senhor...”, Sl.16.2. Fala de um sentimento que havia sido colocado por Deus continuamente em sua alma. Além de Deus não existe outro significado na vida e nenhuma felicidade pessoal. Nada vai bem faltando a proteção e a bênção de Deus, por isso ele insiste: “... outro bem não possuo, senão a ti somente.”, Sl.16.2. Mesmo se possuísse qualquer bem para oferecer a Deus, o meu Jesus é autossuficiente para me proteger. Em resposta a essa maravilhosa proteção o salmista fala de comunhão horizontal com “... os santos que há na terra...”, Sl.16.3. O desejo do salmista é que os santos se juntem para adorar aquele que nos protege. Não convém juntar-se aos incrédulos, mas devo estar com os santos “... notáveis (ou admiráveis) nos quais tenho todo o meu prazer.”, Sl.16.3. Eu e você devemos preferir “... os santos que há na terra...”, Sl.16.3. Os santos são o nosso motivo de comunhão e benefício mutuo, a nossa proteção vinda do próprio Deus. Por que Davi pede a proteção de Deus? Porque “muitas serão as penas dos que trocam o SENHOR por outros deuses...”, Sl.16.4. E isso ele não desejava para si; “... trocar o SENHOR por outros deuses...”, Sl.16.4 que nada podem fazer. A sua procura era pelo Senhor dos senhores que o protegia constantemente. A sua comunhão era com os santos, logo, ele declara: “... não oferecerei as suas libações de sangue, e os meus lábios não pronunciarão o seu nome.”, Sl.16.4. Não participo de festas idólatras e não pronuncio o nome de seus deuses. Agindo assim posso repetir: “Guarda-me, ó Deus, porque em ti me refugio.”, Sl.16.1. A presença de Deus... 2 – Garante a minha herança. “O SENHOR é a porção da minha herança e o meu cálice; tu és o arrimo (proteção) da minha sorte”, Sl.16.5. Davi medita sobre os benefícios recebidos de Deus. Volta o pensamento aos seus antepassados quando receberam a herança da terra prometida. O rei reconhece que a presença de Deus é tudo o que tem; “o SENHOR é a porção da minha herança...”, Sl.16.5. A presença de Deus se distingue dos idólatras. Quando ele diz que “o SENHOR é a porção...”, Sl.16.5 ele quer transmitir a confiança no Deus que supre tudo. Pois quem vive sem a presença de Deus é viver num estado de incerteza. Davi faz um jogo de palavras onde compara a herança igual a terra, semelhante ao sustento diário. Compara também o cálice igual a renda, tal como o produto de sua herança. Ou seja, a presença de Deus “... é o arrimo (proteção) da minha sorte (vida).”, Sl.16.5, ou seja, Deus é tudo. Nos dá o poder de usufruir de todo bem. Tu és meu solo sobre o qual minha porção está situada. Quando os israelitas tomaram posse da terra prometida, nem todos ficaram felizes com a localização. Davi se alegrou tanto com a sua herança que disse: “... é mui linda a minha herança.”, Sl.16.6. O que recebo de Deus é maravilhoso, não existe igual. “Caem-me as divisas em lugares amenos (agradáveis) ...”, Sl.16.6. O texto indica felicidade espiritual. Não deseja nada mais além da presença de Deus. A presença de Deus... 3 – Impulsiona a dar graças. “Bendigo o SENHOR, que me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina.”, Sl.16.7. Eu agradeço a Deus disse Davi: “Bendigo o SENHOR...”, Sl.16.7. Por que? Por que Deus “... me aconselha; pois até durante a noite o meu coração me ensina.”, Sl.16.7. Durante o curso de nossa vida Deus corrige até mesmo a nossa mente. Somos conduzidos pelo Espírito Santo em nossa vida diária. Só nos resta dizer: “O SENHOR, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado.”, Sl.16.8. Posso me refugiar nele de todos os perigos; só tenho que agradecer, pois Deus está presente. Quando “tenho o SENHOR, sempre à minha presença... não serei abalado.”, Sl.16.8. O meu coração não ficará perturbado porque dou graças. Devemos valorizar mais que qualquer outra coisa a comunhão com Deus. Por isso Davi fala no verso 9: “Alegra-se, pois, o meu coração, e o meu espírito exulta; até o meu corpo repousará seguro.”, Sl.16.9. Por que alegrar o coração e exultar o espírito? Porque a nossa felicidade repousa em Deus. Porque vivendo sob a proteção de Deus, vivemos no desfruto, na paz e na alegria total. Porque “... o meu corpo repousará seguro.”, Sl.16.9. Logo, só devo agradecer a presença de Deus. Para encerrar Davi diz que a presença de Deus... Conclusão: Guarda a alma. “Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.”, Sl.16.10. Deus presente em minha vida não temo a morte, “pois Deus não deixarás a minha alma na morte...”, Sl.16.10, isto é, porque a minha salvação é garantida e Deus me liberta de toda ansiedade e temor. A morte não terá poder sobre os eleitos de Deus, “pois Ele (mesmo) ... não permitirás que o teu Santo veja corrupção.”, Sl.16.10. E mais, Deus “... me fará ver os caminhos da vida... (que somente com a sua) presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.”, Sl.16.11. Com a presença de Deus temos tudo para a perfeita felicidade. Em lugar da morte, é-nos conferido vida abundante, porquanto os efeitos da morte foram anulados com a presença de Deus em minha vida. Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário