quarta-feira, 8 de julho de 2020

CRESCIMENTO.


CRESCIMENTO
            No “[...] terceiro dia (da criação Deus fez) a terra, pois, produzir [...] árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie [...]” (Gn 1.13, 12). E, neste grande dia criativo, Deus não lançou a semente à terra, mas deixou sob os cuidados do “[...] homem (semear a semente) [...] cultivar e [...] guardar o jardim do Éden” (Gn 2.15).
            Antes do pecado Adão apenas “[...] cultivava e o guardava [...] o jardim do Éden” (Gn 2.15), após a queda, “o SENHOR Deus [...] o lançou fora do jardim do Éden [...]” Gn.3.23, daí a situação piorou para “[...] Adão [...] (e sua) mulher [...] (os dois) em fadigas obtêm dela o sustento durante os dias de tua vida” (Gn 3.17).
            Assim como a natureza que Deus criou foi perfeita, Ele faz também com o corpo humano. Nota-se que “[...] o jovem Samuel crescia em estatura e (preste atenção) no favor do SENHOR e dos homens” (1Sm 2.26). Tanto a mão de Deus quanto a ajuda dos pais são essenciais no crescimento saudável das crianças.
            Perceba que, em outro texto, é falado que “o menino crescia e se fortalecia em espírito [...]” (Lc 1.80). Essa força, “[...] e se fortalecia em espírito [...]” (Lc 1.80), homem jamais pode introduzir no coração humano, porque ela vem de Deus, por isso é “[...] que por Deus nos foi dado gratuitamente (e o melhor) [...] a nossa suficiência vem de Deus” (1Co 2.12; 2Co 3.5) apenas.
            Interessante saber que todos os crescimentos populacionais, físicos, emocionais, espirituais, dependem do criador de todas as coisas, isto porque, “[...] todas as coisas [...] provêm do Pai” (Jo 17.7).
            Um desenvolvimento essencial, se não o mais importante é o crescimento espiritual na vida dos servos de Deus.
            O apóstolo Pedro fala a respeito desse crescimento para significar a necessidade de cada um “desejar ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação” (1Pe 2.2).
            Verdade é que, “o [...] povo (de Deus) está sendo destruído (não cresce), porque lhe falta o conhecimento, (e por essa razão), também Deus [...] rejeitará (esse homem, e o pior, o homem) esqueceu da lei de [...] Deus, (como resposta divina) também Deus se esquecerá de seus filhos” (Os 4.6).
            É preciso todo cuidado, mesmo porque não pode existir crescimento espiritual se não houver a verdadeira dedicação e “[...] aplicação à leitura [...]” (1Tm 4.13) das Escrituras Sagradas: caso isto não venha a acontecer, você não ouvirá a voz de Deus. Mas, se dedicando à leitura bíblica, “nestes últimos dias, (Deus irá) [...] falar pelo Filho [...]” (Hb 1.2) pelo simples motivo de “[...] Jesus [...] ser o pão da vida; (por isso) o que vem a Jesus jamais terá fome [...]” (Jo 6.35) e crescerá espiritualmente.
            Outro fato de extrema necessidade é que todos tenham interesse de “[...] orar pelos que vos perseguem” (Mt 5.44); “Vigiar e orar, para que não entre em tentação [...]” (Mt 26.41); “[...] vigiar [e orar]; porque (ninguém) [...] sabe quando será o tempo” (Mc 13.33); “orar sem cessar” (1Ts 5.17) e, um dos principais: “[...] orai uns pelos outros, para serdes curados [...]” (Tg 5.16).
            É possível que alguns ou muitos estejam “[...] pensando estar em pé (, mas) veja que não caia” (1Co 10.12) no crescimento espiritual. Faça de tudo para lutar na busca do “[...] crescimento na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. (O maior motivo): A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno” (2Pe 3.18).
            Se você leu este texto você ainda “não [...] recebeu ou tenha já obtido a perfeição; mas (o certo é que precisa) prosseguir para conquistar aquilo para o que também foi conquistado por Cristo Jesus” (Fp 3.12), a sua salvação. Talvez você possa dizer: – “A salvação é de graça”. Perfeito. Você tem toda razão, mas veja bem, “[...] sem a santificação (o crescimento espiritual) ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).
            Faça uma análise da sua própria vida espiritual e veja se “[...] o (seu) crescimento vem de Deus” (1Co 3.6); se é o próprio “[...] Deus, que dá o crescimento” (1Co 3.7) para você; se “[...] todo o (seu) corpo, (está) suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus” (Cl 2.19); e, por fim, se há “desejo ardentemente (em seu coração), como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação” (1Pe 2.2).
Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário