sábado, 11 de maio de 2019

Mt.28.16, 17 - SEGUIR JESUS.


SEGUIR JESUS
Mt.28.16, 17

Introd.: Não é fácil “[...] seguir Jesus, e deixar aos mortos o sepultar os seus próprios mortos”, Mt.8.22.
            Complicado ouvir “[...] Jesus dizer: Segue-me! (Daí, eu me) [...] levanto e o sigo”, Mc.2.14.
            Para seguir Jesus precisamos ter disposição, fé, comunhão, dedicação, compromisso e ser leal em tudo quanto Ele nos disser.
Propos.:           Seguir Jesus Cristo é um dos temas principais no evangelho de Mateus.
Trans.:             Seguir Jesus [...]
1 – Precisa ser convocado.
            Os discípulos “seguiram (não foi por conta própria [...]”, Mt.28.16.
            Os discípulos “seguiram Jesus (pois o mesmo já havia determinado que “[...] depois da sua ressurreição, iria adiante [...] para a Galileia”, Mt.26.32) [...]”, Mt.28.16.
            Seguiram Jesus (porque os anjos disseram às mulheres) irem [...] dizer aos seus discípulos que Jesus ressuscitou dos mortos e ia [...] para a Galileia [...]”, Mt.26.32; 28.7) [...]”, Mt.28.16.
            Ou seja, “seguiram (Jesus fora determinado pelo próprio Deus) [...]”, Mt.28.16.
            Seguir Jesus (é para aqueles que foram “[...] escolhidos nele antes da fundação do mundo, para serem santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor”, Ef.1.4) [...]”, Mt.28.16.
            Perceba que os que “seguiram (foram) os onze discípulos (que tinham intimidade, lealdade, disponibilidade em servir Jesus e que aprenderam amar a Jesus) [...]”, Mt.28.16.
            Foram “[...] para a Galileia (dos gentios, Mt.4.15, porque ao retornar do Egito, José, “[...] o menino e sua mãe (foram) para a terra de Israel”, Mt.2.20, eles se “[...] retiraram para as regiões da Galileia”, Mt.2.22) [...]”, Mt.28.16.
            Jesus inicia os seus dias e termina o seu ministério na região mais pobre de Israel, Galileia.
            Foram “[...] para a Galileia (dos gentios, Mt.4.15 para serem evangelizados, influenciados pelo testemunho, impactados pelo evangelho e verem pela última vez o seu mestre Jesus ressuscitado) [...]”, Mt.28.16.
            Foi o próprio Deus quem conduziu “[...] os discípulos [...] seguirem Jesus (e desta mesma forma ele faz com cada um de nós; obedeça) [...]”, Mt.28.16.
            A ordem para “seguirem [...] para o monte (não com o desejo atual de orar, fazer uma campanha, mas para estar junto aos servos e abençoá-los) [...], Mt.28.16.
            Aqueles 12 discípulos deviam seguiram com mais [...] quinhentos irmãos de uma só vez [...]”, 1Co.15.6, a fim de seguir Jesus, não apenas naquele momento, mas para toda a eternidade.
            Seguir Jesus [...] para o monte que Jesus lhes designara (é incerto a localização, mas sabemos que, quando indicado por Cristo, temos “[...] o caminho, e a verdade, e a vida [...]”, Jo.14.6 que irá nos direcionar para a eternidade)”, Mt.28.16.
            Seguir Jesus [...]
2 – Exige que você seja um adorador.
            A conjunção aditiva “e (tem uma força acumulativa a fim de mostrar que os servos de Deus reconhecem o seu Mestre e Senhor) [...]”, Mt.28.17.
            É por este motivo que, “[...] quando viram Jesus (eles tinham a certeza de que o seu Senhor e Mestre estava presente e pronto para abençoar) [...]”, Mt.28.17.
            Aqueles doze discípulos “[...] quando viram Jesus, o adoraram (por aquilo que Jesus é e faz) [...]”, Mt.28.17.
            [...] Adora Jesus (porque o reconhecem como o único e verdadeiro Senhor) [...]”, Mt.28.17.
            [...] Adora Jesus (pelo motivo de Ele ser o verdadeiro Deus) [...]”, Mt.28.17.
            [...] Adora Jesus (devido ao seu amor eterno por cada um de nós) [...]”, Mt.28.17.
            Seguir Jesus [...]
Conclusão:       Não é para qualquer um.
            Perceba a conjunção adversativa “[...] mas [...]”, Mt.28.17.
            Precisamos entender que sempre haverá um “[...] mas (de discordância, de desânimo, de falta de confiança, de incredulidade) [...]”, Mt.28.17.
            Veja que acontece desde tempos antigos de um “[...] mas (como conjunção adversativa se interpor, se colocar contra ou no meio da credulidade) [...]”, Mt.28.17.
            Entenda que sempre haverá “[...] alguns (que) duvidam (hesitam, balançam, questionam, suspeitam de que Jesus é o nosso Senhor e Salvador)”, Mt.28.17.
            Segue Jesus como Senhor e Salvador de sua vida.


     Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário