sexta-feira, 8 de abril de 2011

DEUS É O ÚNICO QUE ABENÇOA

DEUS É O ÚNICO QUE ABENÇOA


“[...] vai ter que dar uma raladinha antes! Vai ter que trabalhar, investir, treinar e planejar: sucesso antes do trabalho apenas no dicionário! O goleiro Rogério Ceni [...] soma-se a outros exemplos utilizados para explicar por que algumas pessoas têm sucesso e outras não! Malcolm Gladwell criou a ‘teoria das 10 mil horas”: uma pessoa só consegue ser excelente se treinar uma atividade por mais de mil horas [...] o goleiro treinava bater faltas para passar o tempo [...] chegava sempre mais cedo nos treinamentos [...] permanecia mais um pouco batendo faltas [...] a cada mês, Rogério treina 3 mil batidas de falta desde 1997, mais que 10 mil horas. Mesmo assim, alguns afirmam: tem talento, tem dom! Não é talento, mas vontade, persistência e treinamento! [...]”– Sucesso... 10 mil horas! – Alberto Consolaro – Professor Titular da USP e Colunista do Caderno Ciência do JC – Ciências – Página 15 – Jornal da Cidade, Bauru, segunda-feira, 04 de abril de 2011.

Aquele que acredita que o homem não tem talento e nem dons, “[...] erra, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus” (Mt.22.29) que pode “[...] conceder dons aos homens” (Ef.4.8) e “[...] talentos [...] a cada um segundo a sua própria capacidade [...]” (Mt.25.15). Ora, parte do próprio Deus “[...] dar habilidade a todos os homens hábeis, para que [...] façam tudo o que (Deus) tem ordenado” (Ex.31.6). É a partir de então que entra o desejo do homem para se esforçar, trabalhar, fazer o máximo para crescer e se fortalecer naquilo que lhe foi dado pelo próprio Deus. É verdade que nem todos os homens descobrem nos primeiros anos de vida as suas capacidades, pode levar anos. Muitas vezes é preciso fazer testes de aptidão e ainda assim é possível errar e fazer novos cursos até chegar à medida da sua capacidade.

Não é apenas treinamento, persistência, vontade própria que conduzirá todos os homens à vitória, mas está nas mãos de “[...] Deus [...] efetuar [...] (na vida de todos os homens) tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Fp.2.13). É preciso saber que “o cavalo não garante vitória; a despeito de sua grande força, a ninguém pode livrar” (Sl.33.17), logo, é preciso reconhecer que, no “[...] dia da batalha, [...] a vitória (seja ela grande ou pequena) vem do SENHOR” (Pv.21.31). Eis o motivo das chamadas zebras nos diversos jogos, maratonas e corridas automobilísticas quando aquele que não é favorito sai vitorioso para espanto de todos e sem explicações.

Ninguém “[...] poderá livrar alguém da mão (de) Deus [...] (quando a) ferida [...]” (Dt.32.39) o acometer, por este motivo, o sucesso vem através, nem tanto do esforço, do muito trabalho, mas de “[...] Deus (o qual) pertence o domínio (de tudo e de todos) e o poder [...]” (Jó 25.2) é totalmente dEle para mudar esta ou aquela situação. Não há contradição nessa afirmativa. Em lugar algum da Bíblia Deus ordena o homem ficar de braços cruzados esperando o alimento, pelo contrário, “tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar” (Gn.2.15) e, após o pecado, através do “[...] suor do rosto (o homem passou a) comer o [...] (seu próprio) pão [...]” (Gn.3.19).

O homem nunca pode deixar de trabalhar, treinar, correr em busca de uma situação melhor para a sua vida, mas é necessário ter em mente que é somente “[...] o SENHOR (que) te abençoará [...] em toda a tua obra e em tudo o que empreenderes” (Dt.15.10) e além desta bênção ele não ultrapassa.

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário