sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Gn.20.8-18 - FILHO REPREENDIDO.

FILHO REPREENDIDO
Gn.20.8-18

Introd.:           Deus, em sua Palavra fala que “[...] clamou, e nós recusamos [...] estendeu a mão, e não houve quem atendesse; antes, rejeitamos todo o seu conselho e não queremos a sua repreensão; também Deus [...] riu na nossa desventura, e, em vindo o nosso terror, Ele zombará”, Pv.1.24-26.           
Nar.:    Este texto de Gênesis, parece ser o único, em toda a Bíblia, mostrar um homem incrédulo repreendendo um servo de Deus.
            É verdade que Abraão fez por merecer.            
Propos.:           A repreensão pode nos leva a rever conceitos a fim de modificarmos a nossa conduta.             
Trans.:             Filho repreendido [...]
1 – Recebe advertência de um incrédulo.
            O advérbio “então (mostra que) Abimeleque [...]”, Gn.20.9, imediatamente após a reprimenda de Deus, e com medo da morte, tomou a decisão, ao “se levantar [...] de madrugada [...]”, Gn.20.8, agir em favor dos seus.
            A primeira atitude: “[...] chamou todos os seus servos [...]”, Gn.20.8 para servirem de testemunha diante de Deus – decisões monocráticas podem prejudicar a mim a e você;
            A segunda atitude: “[...] e lhes contou todas essas coisas [...]”, Gn.20.8 a fim de relatar um mal entendido com Abraão – esclarecer assuntos para não haver interpretações errôneas;
            A terceira atitude, que na verdade foi uma imposição de Deus em cada coração a ponto de levarem “[...] os homens ficarem muito atemorizados”, Gn.20.8 com a morte anunciada por Deus.
            Daí, “então, (o passo seguinte) chamou Abimeleque (incrédulo) a Abraão (servo, amigo de Deus) [...]”, Gn.20.9 a fim de repreendê-lo pelo pecado cometido.
            O que “[...] Abimeleque [...] disse [...] a Abraão [...]”, Gn.20.9, pode ser falado a mim e a você a respeito da nossa má conduta.
            “[...] Que é isso que nos fizeste? Abimeleque [...]”, Gn.20.9 entende que a ofensa não foi apenas contra a sua pessoa, mas a todo a sua família, país – assim acontece quando pecamos contra alguém da cidade, manchamos o nome do nosso Deus.
            A atitude de “[...] Abimeleque [...] (contrária a de muitos servos de Deus) em que pequei eu contra ti [...]”, Gn.20.9 – invertemos dizendo que ele pecou e não nós.
            “[...] Abimeleque [...] (reconhece que o servo de Deus pode contribuir, em muitos casos) para trazer tamanho pecado sobre ele (incrédulo) e sobre o seu reino [...]”, Gn.20.9 – mentiras, brigas, más companhias, negócios fraudulentos, dívidas não pagas.
            A reprimenda serve para eu e você: “[...] Tu me fizeste o que não se deve fazer”, Gn.20.9 – você é crente e não pode agir dessa forma.
            É preciso que o incrédulo “Abimeleque (continue) dizendo mais [...] a Abraão (a mim e a você) [...]”, Gn.20.10 a respeito das nossas trapaças – é “[...] o SENHOR [...] (nos) pondo à prova se andamos na sua lei ou não”, Ex.16.4.
            A pergunta de “[...] Abimeleque (é incisiva, penetrante em nosso coração) que estavas pensando para fazeres tal coisa?”, Gn.20.10.
            “[...] Estava pensando (em Deus ou no desejo de prejudicar alguém) [...]?”, Gn.20.10.
            Filho repreendido [...]
2 – Apresenta desculpas.
            “Respondeu Abraão [...]”, Gn.20.11; insistindo na mentira.
            “Respondemos [...]”, Gn.20.11 aos incrédulos coisas que eles sabem que não são verdadeiras.
            A defesa de “[...] Abraão: Eu dizia comigo mesmo [...]”, Gn.20.11, e não com Deus em oração.
            O achismo de “[...] Abraão: [...] Certamente não há temor de Deus neste lugar [...]”, Gn.20.11 é enganoso, pois Deus pode fazer muitos temerem o Seu Nome – Moabitas, Canaã, Jó, os discípulos, Cornélio, Lídia.
            O achismo de “[...] Abraão: [...] e eles me matarão [...]”, Gn.20.11 é hipotético; não há ninguém que possa prever quem o matará.
            “[...] Abraão [...] (acertou pela primeira vez dizendo ser) por causa de sua mulher”, Gn.20.11, mas, o mau testemunho já estava lançado e o dano causado.
            Abraão conta a verdade, como que um choque dado por Deus ao dizer: “Por outro lado [...]”, Gn.20.12, depois de ofender e levar Abimeleque a pecar contra Deus.
            A verdade é que “[...] Sara, de fato, é também sua irmã [...]”, Gn.20.12, então, devemos ser sinceros desde o início.
            A sinceridade cabe em qualquer lugar, portanto, ainda que seja uma questão embaraçosa, um segredo de família, “[...] Sara (sendo) filha de seu pai e não de sua mãe [...]”, Gn.20.12, mais cedo ou mais tarde, alguém ficará sabendo.
            Você pode esconder de todos os homens, mas Deus sabia que “[...] Sara veio a ser [...] mulher (de) Abraão”, Gn.20.12 dentro de um casamento incestuoso.
            Outra grande verdade que Abraão expôs a Abimeleque, foi “quando Deus o fez andar errante da casa de seu pai [...]”, Gn.20.13.
            Abraão declara a sua profissão de fé falando que “[...] Deus [...]”, Gn.20.13 está no controle da sua vida.
            “[...] Abraão disse a Sara [...]”, Gn.20.13 a respeito de segredos de família, mas que um dia pode ser desvendado.
            Perceba que os mistérios familiares são revelados pela própria família, e Abraão pediu um segredo: “[...] Este favor me farás [...]”, Gn.20.13.
            Veja que é impossível “[...] em todo lugar em que entrar, dirás a seu respeito [...]”, Gn.20.13, algum segredo declarado em sua família, mais cedo ou mais tarde alguém descobrirá.
            É bom lembrar que a meia verdade também é pecado ao dizer que “[...] ele é meu irmão”, Gn.20.13, então, seja verdadeiro diante dos homens.
            Filho repreendido [...]
3 – É abençoado.
            O advérbio “então (mostra)   Abimeleque tomando [...]”, Gn.20.14 uma atitude digna de nota diante dos servos de Deus.
            A fim de abençoar o servo de Deus, “[...] Abraão [...] Abimeleque tomou [...]”, Gn.20.14 presentes com o desejo de reconciliação.
            Ao presentear, não existe homem muito rico que não queira ganhar e ninguém muito pobre que não tenha condições de comprar.
            O texto fala que “[...] Abimeleque tomou ovelhas e bois, e servos e servas e os deu a Abraão [...]”, Gn.20.14 como prova da sua amizade.
            “Disse Abimeleque: (Colocando à disposição de Abraão) a sua terra [...]”, Gn.20.15, mesmo porquê, “ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam”, Sl.24.1.
            “[...] Abimeleque (põe à disposição) a sua terra [...] diante de Abraão [...]”, Gn.20.15 para que este faça a escolha para “[...] habitar onde melhor lhe parecer”, Gn.20.15.
            “[...] Abrão (não precisava do presente porque) era [...] muito rico; possuía gado, prata e ouro”, Gn.13.2, mas como não existe ninguém muito rico que não queira, Abraão os recebeu.
            O maior presente ou devolução foi quando “[...] Abimeleque [...] restituiu a Sara [...] mulher (de) Abraão”, Gn.20.14, intacta – abençoada pelo o próprio Deus.
            “E a Sara [...]”, Gn.20.16, Deus não a deixou, pelo contrário, foi abençoada materialmente e conjugalmente.
            A bênção material foi através dos “[...] mil siclos de prata (11kg424g) dados a seu irmão [...]”, Gn.20.16.
            Perceba a preocupação de Abimeleque: “[...] será isto compensação por tudo quanto se deu contigo [...]”, Gn.20.16 – vexame, exposição, falatório.
            Quando Abimeleque fala: “[...] e perante todos estás justificada”, Gn.20.16, ele retoma a fala de “[...] Deus [...] o ter impedido [...] de pecar contra (o SENHOR) [...] e não [...] permitir que a tocasse”, Gn.20.6.
            Ou seja, “[...] Sara [...]”, Gn.20.16 foi grandemente abençoada em seu casamento.
            Faça de tudo para a sua família, o seu casamento ser abençoado por Deus.
            Filho repreendido [...]
Conclusão:      Ora em favor do seu repreensor, Abimeleque.
            O verbo “[...] orando [...]”, Gn.20.17, está no gerúndio, isso quer dizer que houve continuidade na oração em favor de “[...] Abimeleque [...]”, Gn.20.17.
            O resultado foi excepcional: “e [...] sarou Deus Abimeleque, sua mulher e suas servas [...]”, Gn.20.17.
            A “[...] oração (faz toda a diferença na vida do crente e não crente) [...] de sorte que elas pudessem ter filhos”, Gn.20.17.
            A infertilidade das mulheres é “porque o SENHOR havia tornado estéreis todas as mulheres da casa de Abimeleque [...]”, Gn.20.18, sendo assim, somente Deus é quem pode resolver qualquer problema.
            “[...] O SENHOR (agiu como agiu) [...] por causa de Sara, mulher de Abraão”, Gn.20.18.
            Essa ação do “[...] SENHOR [...]”, Gn.20.18 de enviar um incrédulo para repreender os seus servos, mostra para mim e você a proteção, o cuidado, o amor, a misericórdia e a proteção de Deus.

            Rev. Salvador P. Santana

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