FILHO REPREENDIDO
Gn.20.8-18
Introd.: Deus, em sua Palavra fala que “[...]
clamou, e nós recusamos [...] estendeu a mão, e não houve quem atendesse; antes,
rejeitamos todo o seu conselho e não queremos a sua repreensão; também Deus
[...] riu na nossa desventura, e, em vindo o nosso terror, Ele zombará”,
Pv.1.24-26.
Nar.: Este texto de Gênesis, parece ser o único,
em toda a Bíblia, mostrar um homem incrédulo repreendendo um servo de Deus.
É
verdade que Abraão fez por merecer.
Propos.: A repreensão pode nos leva a rever
conceitos a fim de modificarmos a nossa conduta.
Trans.: Filho repreendido [...]
1 – Recebe advertência de um incrédulo.
O
advérbio “então (mostra que) Abimeleque [...]”, Gn.20.9, imediatamente após a
reprimenda de Deus, e com medo da morte, tomou a decisão, ao “se levantar [...]
de madrugada [...]”, Gn.20.8, agir em favor dos seus.
A
primeira atitude: “[...] chamou todos os seus servos [...]”, Gn.20.8 para
servirem de testemunha diante de Deus – decisões monocráticas podem prejudicar
a mim a e você;
A
segunda atitude: “[...] e lhes contou todas essas coisas [...]”, Gn.20.8 a fim
de relatar um mal entendido com Abraão – esclarecer assuntos para não haver
interpretações errôneas;
A
terceira atitude, que na verdade foi uma imposição de Deus em cada coração a
ponto de levarem “[...] os homens ficarem muito atemorizados”, Gn.20.8 com a
morte anunciada por Deus.
Daí,
“então, (o passo seguinte) chamou Abimeleque (incrédulo) a Abraão (servo, amigo
de Deus) [...]”, Gn.20.9 a fim de repreendê-lo pelo pecado cometido.
O
que “[...] Abimeleque [...] disse [...] a Abraão [...]”, Gn.20.9, pode ser
falado a mim e a você a respeito da nossa má conduta.
“[...]
Que é isso que nos fizeste? Abimeleque [...]”, Gn.20.9 entende que a ofensa não
foi apenas contra a sua pessoa, mas a todo a sua família, país – assim acontece
quando pecamos contra alguém da cidade, manchamos o nome do nosso Deus.
A
atitude de “[...] Abimeleque [...] (contrária a de muitos servos de Deus) em
que pequei eu contra ti [...]”, Gn.20.9 – invertemos dizendo que ele pecou e
não nós.
“[...]
Abimeleque [...] (reconhece que o servo de Deus pode contribuir, em muitos
casos) para trazer tamanho pecado sobre ele (incrédulo) e sobre o seu reino
[...]”, Gn.20.9 – mentiras, brigas, más companhias, negócios fraudulentos,
dívidas não pagas.
A
reprimenda serve para eu e você: “[...] Tu me fizeste o que não se deve fazer”,
Gn.20.9 – você é crente e não pode agir dessa forma.
É
preciso que o incrédulo “Abimeleque (continue) dizendo mais [...] a Abraão (a
mim e a você) [...]”, Gn.20.10 a respeito das nossas trapaças – é “[...] o
SENHOR [...] (nos) pondo à prova se andamos na sua lei ou não”, Ex.16.4.
A
pergunta de “[...] Abimeleque (é incisiva, penetrante em nosso coração) que
estavas pensando para fazeres tal coisa?”, Gn.20.10.
“[...]
Estava pensando (em Deus ou no desejo de prejudicar alguém) [...]?”, Gn.20.10.
Filho
repreendido [...]
2 – Apresenta desculpas.
“Respondeu
Abraão [...]”, Gn.20.11; insistindo na mentira.
“Respondemos
[...]”, Gn.20.11 aos incrédulos coisas que eles sabem que não são verdadeiras.
A
defesa de “[...] Abraão: Eu dizia comigo mesmo [...]”, Gn.20.11, e não com Deus
em oração.
O
achismo de “[...] Abraão: [...] Certamente não há temor de Deus neste lugar
[...]”, Gn.20.11 é enganoso, pois Deus pode fazer muitos temerem o Seu Nome –
Moabitas, Canaã, Jó, os discípulos, Cornélio, Lídia.
O
achismo de “[...] Abraão: [...] e eles me matarão [...]”, Gn.20.11 é hipotético;
não há ninguém que possa prever quem o matará.
“[...]
Abraão [...] (acertou pela primeira vez dizendo ser) por causa de sua mulher”,
Gn.20.11, mas, o mau testemunho já estava lançado e o dano causado.
Abraão
conta a verdade, como que um choque dado por Deus ao dizer: “Por outro lado
[...]”, Gn.20.12, depois de ofender e levar Abimeleque a pecar contra Deus.
A
verdade é que “[...] Sara, de fato, é também sua irmã [...]”, Gn.20.12, então, devemos
ser sinceros desde o início.
A
sinceridade cabe em qualquer lugar, portanto, ainda que seja uma questão
embaraçosa, um segredo de família, “[...] Sara (sendo) filha de seu pai e não
de sua mãe [...]”, Gn.20.12, mais cedo ou mais tarde, alguém ficará sabendo.
Você
pode esconder de todos os homens, mas Deus sabia que “[...] Sara veio a ser [...]
mulher (de) Abraão”, Gn.20.12 dentro de um casamento incestuoso.
Outra
grande verdade que Abraão expôs a Abimeleque, foi “quando Deus o fez andar
errante da casa de seu pai [...]”, Gn.20.13.
Abraão
declara a sua profissão de fé falando que “[...] Deus [...]”, Gn.20.13 está no
controle da sua vida.
“[...]
Abraão disse a Sara [...]”, Gn.20.13 a respeito de segredos de família, mas que
um dia pode ser desvendado.
Perceba
que os mistérios familiares são revelados pela própria família, e Abraão pediu
um segredo: “[...] Este favor me farás [...]”, Gn.20.13.
Veja
que é impossível “[...] em todo lugar em que entrar, dirás a seu respeito [...]”,
Gn.20.13, algum segredo declarado em sua família, mais cedo ou mais tarde
alguém descobrirá.
É
bom lembrar que a meia verdade também é pecado ao dizer que “[...] ele é meu
irmão”, Gn.20.13, então, seja verdadeiro diante dos homens.
Filho
repreendido [...]
3 – É abençoado.
O
advérbio “então (mostra) Abimeleque tomando
[...]”, Gn.20.14 uma atitude digna de nota diante dos servos de Deus.
A
fim de abençoar o servo de Deus, “[...] Abraão [...] Abimeleque tomou [...]”,
Gn.20.14 presentes com o desejo de reconciliação.
Ao
presentear, não existe homem muito rico que não queira ganhar e ninguém muito
pobre que não tenha condições de comprar.
O
texto fala que “[...] Abimeleque tomou ovelhas e bois, e servos e servas e os
deu a Abraão [...]”, Gn.20.14 como prova da sua amizade.
“Disse
Abimeleque: (Colocando à disposição de Abraão) a sua terra [...]”, Gn.20.15,
mesmo porquê, “ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo
e os que nele habitam”, Sl.24.1.
“[...]
Abimeleque (põe à disposição) a sua terra [...] diante de Abraão [...]”,
Gn.20.15 para que este faça a escolha para “[...] habitar onde melhor lhe
parecer”, Gn.20.15.
“[...]
Abrão (não precisava do presente porque) era [...] muito rico; possuía gado,
prata e ouro”, Gn.13.2, mas como não existe ninguém muito rico que não queira,
Abraão os recebeu.
O
maior presente ou devolução foi quando “[...] Abimeleque [...] restituiu a Sara
[...] mulher (de) Abraão”, Gn.20.14, intacta – abençoada pelo o próprio Deus.
“E
a Sara [...]”, Gn.20.16, Deus não a deixou, pelo contrário, foi abençoada
materialmente e conjugalmente.
A
bênção material foi através dos “[...] mil siclos de prata (11kg424g) dados a seu
irmão [...]”, Gn.20.16.
Perceba
a preocupação de Abimeleque: “[...] será isto compensação por tudo quanto se
deu contigo [...]”, Gn.20.16 – vexame, exposição, falatório.
Quando
Abimeleque fala: “[...] e perante todos estás justificada”, Gn.20.16, ele
retoma a fala de “[...] Deus [...] o ter impedido [...] de pecar contra (o
SENHOR) [...] e não [...] permitir que a tocasse”, Gn.20.6.
Ou
seja, “[...] Sara [...]”, Gn.20.16 foi grandemente abençoada em seu casamento.
Faça
de tudo para a sua família, o seu casamento ser abençoado por Deus.
Filho
repreendido [...]
Conclusão: Ora em favor do seu repreensor, Abimeleque.
O
verbo “[...] orando [...]”, Gn.20.17, está no gerúndio, isso quer dizer que
houve continuidade na oração em favor de “[...] Abimeleque [...]”, Gn.20.17.
O
resultado foi excepcional: “e [...] sarou Deus Abimeleque, sua mulher e suas
servas [...]”, Gn.20.17.
A
“[...] oração (faz toda a diferença na vida do crente e não crente) [...] de
sorte que elas pudessem ter filhos”, Gn.20.17.
A
infertilidade das mulheres é “porque o SENHOR havia tornado estéreis todas as
mulheres da casa de Abimeleque [...]”, Gn.20.18, sendo assim, somente Deus é
quem pode resolver qualquer problema.
“[...]
O SENHOR (agiu como agiu) [...] por causa de Sara, mulher de Abraão”, Gn.20.18.
Essa
ação do “[...] SENHOR [...]”, Gn.20.18 de enviar um incrédulo para repreender
os seus servos, mostra para mim e você a proteção, o cuidado, o amor, a
misericórdia e a proteção de Deus.
Rev.
Salvador P. Santana
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