sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Gn.26.17-25 - FILHO INSISTE EM SER ABENÇOADO.


FILHO INSISTE EM SER ABENÇOADO
Gn.26.17-25

Introd.:           A bênção material e espiritual deve ser buscada individualmente.
Nar.:    Isaque sai do território dos Filisteus e procura ser abençoado por Deus.    
Propos.:           Insista em ser abençoado!           
Trans.:             Filho insiste em ser abençoado [...]
1 – Desistindo de viver ao lado de incrédulos.
            Há certas pessoas que não tem condições de conviver.
            É certo que a Bíblia fala que devemos “[...] amar os nossos inimigos [...]”, Mt.5.44, mas não fala que devemos conviver, andar juntos; pode ser prejudicial à vida espiritual.
            A conjunção conclusiva “então [...]”, Gn.26.17 apresenta o resultado a respeito da inveja Abimeleque e a bênção de Isaque. 
            O “então [...] (para) Isaque [...]”, Gn.26.17 é conclusivo para definir o seu modo de viver e andar diante de Deus.
            O “então [...]”, Gn.26.17 conclusivo para mim e você deve priorizar a santidade, a paz com Deus.
            “Então, Isaque (concluiu que devia) sair dali [...]”, Gn.26.17 do meio do incrédulo Abimeleque para não ser influenciado pelo mal.
            “[...] Isaque [...] se acampou no vale de Gerar [...]”, Gn.26.17 em hebraico, significa região ou lugar do pernoite.
            “[...] No vale de Gerar [...] Isaque [...]”, Gn.26.17 pôde desfrutar da região sul de Judá que é fértil e bem regada, mas que logo devia ser deixada, abandonada, seguir em frente ao propósito eterno; a salvação.
            “[...] Isaque (implícito a ordem de Deus) [...] Gerar, (foi) onde ele habitou”, Gn.26.17 a fim de refazer a sua vida com Deus.
            Saindo Isaque “dali [...]”, Gn.26.23, de Gerar, o seu lugar de passagem, ele preferiu ficar longe do incrédulo Abimeleque.
            Isaque “[...] subiu para Berseba”, Gn.26.23.
            “[...] Berseba [...]”, Gn.26.23, no hebraico é poço dos sete juramentos entre Abraão e Abimeleque.
            “[...] Berseba”, Gn.26.23 se refere tanto ao cuidado de Deus sobre a vida de seus filhos, quanto ao acordo estabelecido, dirigido, não por Abraão e Abimeleque, mas pelo próprio Deus de que a terra pertenceria a Abraão e sua posteridade.
            Isaque em “[...] Berseba [...]”, Gn.26.23 fala que Deus requer, e nos faz lembrar que é preciso fazer acordos de abandonar pessoas que não desejam o nosso bem.
            Filho insiste em ser abençoado [...]
2 – Trabalhando.
            Impossível querer ser abençoado sem trabalhar.
            “E [...]”, Gn.26.18 se alguém tentar impedir os seus sonhos, os seus planos para ser abençoado?
            “[...] Isaque [...]”, Gn.26.18 não se deu por vencido.
            “E (a respeito do encalço de) Isaque (o texto fala que ele) tornou [...]”, Gn.26.18 a insistir em ser abençoado; não desistiu.
            “[...] Isaque tornou a abrir os poços [...]”, Gn.26.18 apesar da oposição, é dever continuar trabalhando.
            Interessante notar que “[...] os poços abertos [...] (eram aqueles) que se cavaram nos dias de Abraão [...]”, Gn.26.18 que houve embate com Abimeleque, o incrédulo rei dos filisteus.
            “[...] Isaque [...] abrindo os poços [...]”, Gn.26.18 realça o seu interesse em ser abençoado tal como “[...] Abraão, seu pai [...]”, Gn.26.18.
            Perceba que, “[...] (porque os filisteus - incrédulos - os haviam entulhado) [...]”, Gn.26.18 mostra que sempre haverá homens ímpios que não desejam o nosso bem.
            “[...] Os filisteus (incrédulos tentam) [...] entulhar [...]”, Gn.26.18 os nossos sonhos, planos, desejos.
            O “[...] entulhar depois da morte de Abrão [...]”, Gn.26.18 mostra que existe uma perseguição não apenas espiritual, mas também física e material contra os servos de Deus.
            É por esse motivo que “[...] Isaque tornou a abrir os poços que se cavaram nos dias de Abraão [...]”, Gn.26.18, trabalhando, demonstrando interesse em servir, fazer o melhor para Deus.
            A dedicação, o esforço de “[...] Isaque [...] (foi de) lhes dar os mesmos nomes que já seu pai lhes havia posto”, Gn.26.18 demonstra e fala aos incrédulos sobre o aprendizado, agradável desejo de seguir os passos do pai no trabalho para ser abençoado.
            É insistindo no trabalho que alcançamos as muitas bênçãos.
            “[...] Isaque (e) os (seus) servos (continuaram) cavando [...]”, Gn.26.19 com o intuito de serem abençoados.
            Para o homem que trabalha não importa se é “[...] no vale [...]”, Gn.26.19 difícil ou fácil para trabalhar, o que mais lhe interessa é a bênção de Deus.
            O resultado para todos quantos trabalham é que irão “[...] achar um poço de água nascente”, Gn.26.19 para matar a sede, renovar as forças.
            Filho insiste em ser abençoado [...]
3 – Mesmo em meio a contendas.
            A conjunção adversativa, “mas [...]”, Gn.26.20 apresenta a oposição diante daqueles que desejam prosperar trabalhando.
            “[...] Os pastores de Gerar (lugar de passagem, hospedagem) [...]”, Gn.26.20, homens incrédulos, fazem de tudo para investir contra, derrubar, denegrir a sua imagem.
            O desejo maior desses “[...] pastores [...] (era tão-somente) contender [...]”, Gn.26.20, bater boca, entrar em confusão, partir para a briga.
            A “[...] contenda (era) com os pastores (filhos, parentes) de Isaque [...]”, Gn.26.20, ou mesmo você para tirá-lo do sério, fazê-lo pecar contra Deus.
            “[...] Os pastores de Gerar (lugar de passagem) [...] diziam: Esta água é nossa [...]”, Gn.26.20.
            Essa fala dos incrédulos lembra Jesus dizendo: “e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas”, Mt.5.40, 41.      
            Outra lembrança de Jesus é que “[...] água é [...]”, Gn.26.20 dos eleitos e não dos incrédulos.
            “[...] Por isso, Isaque chamou o poço de Eseque, (opressão sofrida) porque contenderam (por causa da água) com Isaque”, Gn.26.20, que já lhe pertencia por direito de eleição.
            A conjunção “então [...]”, Gn.26.21 mostra para os servos de Deus que existe outra saída mais prática e abençoadora.
            “Então, (Isaque e seus pastores) cavaram outro poço [...]”, Gn.26.21 a fim de evitar brigas, discórdias.
            Mas o homem incrédulo não dá alívio, “[...] e por causa desse contenderam [...]”, Gn.26.21 para destruir a paciência do servo de Deus.
            “[...] Por isso, recebeu o nome de Sitna”, Gn.26.21, heb. Acusação, inimizade diante de uma situação que somente Deus pode julgar.
            Filho insiste em ser abençoado [...]
4 – Após as contendas.
            Por mais que seus inimigos intentam contra você, não desista de procurar a bênção para a sua vida.
            A decisão de Isaque foi certeira: “Partiu dali [...]”, Gn.26.22, de Gerar/incrédulos, terra de hospedagem, passagem a fim de ser abençoado por Deus.
            Isaque “partiu [...]”, Gn.26.22, saiu do meio de homens maus, ímpios, profanos para servir a Deus, Sl.1.
            Isaque insiste em procurar a bênção para a sua vida, “[...] cavou ainda outro poço [...]”, Gn.26.22 com o desejo de ser agraciado com a água, principalmente a água da vida.
            “[...] E, como por esse não contenderam [...]”, Gn.26.22, pôde contemplar de longe ser abençoado por Deus.
            “[...] E, por esse (motivo) chamou-lhe Reobote [...]”, Gn.26.22, heb. Espaçoso, liberdade, largo que deu a Isaque a oportunidade de não ser mais incomodado.
            Assim como “[...] disse (Isaque, eu e você podemos imitá-lo): Porque agora nos deu lugar o SENHOR [...]”, Gn.26.22 de não ser aborrecido pelos incrédulos.
            Todos precisam saber que somente “[...] o SENHOR [...] (é capaz de nos fazer) prosperar na terra”, Gn.26.22, na vida física, material e espiritual.
            Filho que insiste em ser abençoado [...]
Conclusão:      É abençoado pelo SENHOR.
            Perceba que algumas respostas de Deus são rápidas, outras demoras e muitas não respondidas.
            O texto fala que “na mesma noite [...]”, Gn.26.24 Isaque foi abençoado.
            “Na mesma noite, lhe apareceu o SENHOR [...]”, Gn.26.24 para lhe trazer tranquilidade a respeito da vida espiritual.
            “Na mesma noite, lhe apareceu o SENHOR e disse [...]”, Gn.26.24 a Isaque que ele seria recompensado por fazer a opção por Deus em perda dos incrédulos.
            “Na mesma noite [...] o SENHOR [...] disse (a Isaque): Eu sou o Deus de Abraão, teu pai [...]”, Gn.26.24, mostrando a todos nós que todos os escolhidos são abençoados.
            O incentivo de Deus é para “[...] não temer [...]”, Gn.26.24 porque “neste Deus pomos a nossa confiança e nada temeremos. Que me poderá fazer o homem?”, Sl.56.11.
            “[...] Não temas, porque eu sou contigo [...] (é o que) o SENHOR [...] diz [...]”, Gn.26.24 a mim e a você.
            O melhor que pode vir do “[...] SENHOR (sobre nós é que seremos) abençoados [...]”, Gn.26.24 hoje e sempre.
            “[...] O SENHOR (ainda) [...] multiplicará a nossa descendência [...]”, Gn.26.24, física e espiritual.
            Perceba que, “[...] o SENHOR [...] abençoa [...] multiplica a [...] descendência por amor de Abraão, seu servo”, Gn.26.24 – vemos a importância dos pais que servem a Deus.
            A conjunção “então [...]”, Gn.26.25 aponta para o agradecimento de Isaque a Deus.
            Isaque “[...] levantou ali um altar [...]”, Gn.26.25 indicando que para o nosso Deus não existe imagem de escultura para ser adorado.
            “[...] E, (após a adoração) Isaque teve (o desejo de) invocar (implorar, chamar, clamar) o nome do SENHOR [...]”, Gn.26.25 para o socorrer em todos os momentos.
            Para descansar após a bênção, “[...] Isaque armou a sua tenda [...]”, Gn.26.25 por ter se libertado de um homem tirano, incrédulo, mesquinho.
            O texto encerra dizendo que “[...] os servos de Isaque abriram ali um poço”, Gn.26.25 mostrando que o seu desejo foi alcançado, ser abençoado por Deus.

            Rev. Salvador P. Santana

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