FILHO INSISTE EM SER ABENÇOADO
Gn.26.17-25
Introd.: A bênção material
e espiritual deve ser buscada individualmente.
Nar.: Isaque sai do território dos Filisteus e
procura ser abençoado por Deus.
Propos.: Insista em ser abençoado!
Trans.: Filho
insiste em ser abençoado [...]
1 – Desistindo de viver ao lado
de incrédulos.
Há
certas pessoas que não tem condições de conviver.
É
certo que a Bíblia fala que devemos “[...] amar os nossos inimigos [...]”,
Mt.5.44, mas não fala que devemos conviver, andar juntos; pode ser prejudicial
à vida espiritual.
A conjunção conclusiva “então [...]”, Gn.26.17 apresenta o resultado a
respeito da inveja Abimeleque e a bênção de Isaque.
O
“então [...] (para) Isaque [...]”, Gn.26.17 é conclusivo para definir o seu
modo de viver e andar diante de Deus.
O
“então [...]”, Gn.26.17 conclusivo para mim e você deve priorizar a santidade,
a paz com Deus.
“Então,
Isaque (concluiu que devia) sair dali [...]”, Gn.26.17 do meio do incrédulo Abimeleque
para não ser influenciado pelo mal.
“[...]
Isaque [...] se acampou no vale de Gerar [...]”, Gn.26.17 em hebraico, significa
região ou lugar do pernoite.
“[...]
No vale de Gerar [...] Isaque [...]”, Gn.26.17 pôde desfrutar da região sul de Judá que
é fértil e bem regada, mas que logo devia ser deixada, abandonada, seguir em
frente ao propósito eterno; a salvação.
“[...]
Isaque (implícito a ordem de Deus) [...] Gerar, (foi) onde ele habitou”,
Gn.26.17 a fim de refazer a sua vida com Deus.
Saindo
Isaque “dali [...]”, Gn.26.23, de Gerar, o seu lugar de passagem, ele preferiu
ficar longe do incrédulo Abimeleque.
Isaque “[...] subiu para
Berseba”, Gn.26.23.
“[...] Berseba [...]”, Gn.26.23, no
hebraico é poço dos sete juramentos entre Abraão e Abimeleque.
“[...] Berseba”, Gn.26.23 se refere tanto ao cuidado de Deus sobre a vida de seus
filhos, quanto ao acordo estabelecido, dirigido, não por Abraão e Abimeleque,
mas pelo próprio Deus de que a terra pertenceria a Abraão e sua posteridade.
Isaque em “[...] Berseba [...]”,
Gn.26.23 fala que Deus requer, e nos faz lembrar que é preciso fazer acordos de
abandonar pessoas que não desejam o nosso bem.
Filho
insiste em ser abençoado [...]
2 – Trabalhando.
Impossível
querer ser abençoado sem trabalhar.
“E
[...]”, Gn.26.18 se alguém tentar impedir os seus sonhos, os seus planos para
ser abençoado?
“[...]
Isaque [...]”, Gn.26.18 não se deu por vencido.
“E
(a respeito do encalço de) Isaque (o texto fala que ele) tornou [...]”,
Gn.26.18 a insistir em ser abençoado; não desistiu.
“[...]
Isaque tornou a abrir os poços [...]”, Gn.26.18 apesar da oposição, é dever
continuar trabalhando.
Interessante
notar que “[...] os poços abertos [...] (eram aqueles) que se cavaram nos dias
de Abraão [...]”, Gn.26.18 que houve embate com Abimeleque, o incrédulo rei dos
filisteus.
“[...]
Isaque [...] abrindo os poços [...]”, Gn.26.18 realça o seu interesse em ser
abençoado tal como “[...] Abraão, seu pai [...]”, Gn.26.18.
Perceba
que, “[...] (porque os filisteus - incrédulos - os haviam entulhado) [...]”,
Gn.26.18 mostra que sempre haverá homens ímpios que não desejam o nosso bem.
“[...]
Os filisteus (incrédulos tentam) [...] entulhar [...]”, Gn.26.18 os nossos sonhos,
planos, desejos.
O
“[...] entulhar depois da morte de Abrão [...]”, Gn.26.18 mostra que existe uma
perseguição não apenas espiritual, mas também física e material contra os
servos de Deus.
É
por esse motivo que “[...] Isaque tornou a abrir os poços que se cavaram nos
dias de Abraão [...]”, Gn.26.18, trabalhando, demonstrando interesse em servir,
fazer o melhor para Deus.
A
dedicação, o esforço de “[...] Isaque [...] (foi de) lhes dar os mesmos nomes
que já seu pai lhes havia posto”, Gn.26.18 demonstra e fala aos incrédulos
sobre o aprendizado, agradável desejo de seguir os passos do pai no trabalho
para ser abençoado.
É
insistindo no trabalho que alcançamos as muitas bênçãos.
“[...]
Isaque (e) os (seus) servos (continuaram) cavando [...]”, Gn.26.19 com o
intuito de serem abençoados.
Para
o homem que trabalha não importa se é “[...] no vale [...]”, Gn.26.19 difícil
ou fácil para trabalhar, o que mais lhe interessa é a bênção de Deus.
O
resultado para todos quantos trabalham é que irão “[...] achar um poço de água
nascente”, Gn.26.19 para matar a sede, renovar as forças.
Filho
insiste em ser abençoado [...]
3 – Mesmo em meio a contendas.
A
conjunção adversativa, “mas [...]”, Gn.26.20 apresenta a oposição diante
daqueles que desejam prosperar trabalhando.
“[...]
Os pastores de Gerar (lugar de passagem, hospedagem) [...]”, Gn.26.20, homens
incrédulos, fazem de tudo para investir contra, derrubar, denegrir a sua imagem.
O
desejo maior desses “[...] pastores [...] (era tão-somente) contender [...]”,
Gn.26.20, bater boca, entrar em confusão, partir para a briga.
A
“[...] contenda (era) com os pastores (filhos, parentes) de Isaque [...]”,
Gn.26.20, ou mesmo você para tirá-lo do sério, fazê-lo pecar contra Deus.
“[...]
Os pastores de Gerar (lugar de passagem) [...] diziam: Esta água é nossa [...]”,
Gn.26.20.
Essa
fala dos incrédulos lembra Jesus dizendo: “e, ao que quer demandar contigo e
tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma
milha, vai com ele duas”, Mt.5.40, 41.
Outra
lembrança de Jesus é que “[...] água é [...]”, Gn.26.20 dos eleitos e não dos
incrédulos.
“[...]
Por isso, Isaque chamou o poço de Eseque, (opressão sofrida) porque contenderam
(por causa da água) com Isaque”, Gn.26.20, que já lhe pertencia por direito de
eleição.
A
conjunção “então [...]”, Gn.26.21 mostra para os servos de Deus que existe
outra saída mais prática e abençoadora.
“Então,
(Isaque e seus pastores) cavaram outro poço [...]”, Gn.26.21 a fim de evitar
brigas, discórdias.
Mas
o homem incrédulo não dá alívio, “[...] e por causa desse contenderam [...]”,
Gn.26.21 para destruir a paciência do servo de Deus.
“[...]
Por isso, recebeu o nome de Sitna”, Gn.26.21, heb. Acusação, inimizade diante
de uma situação que somente Deus pode julgar.
Filho
insiste em ser abençoado [...]
4 – Após as contendas.
Por
mais que seus inimigos intentam contra você, não desista de procurar a bênção
para a sua vida.
A
decisão de Isaque foi certeira: “Partiu dali [...]”, Gn.26.22, de
Gerar/incrédulos, terra de hospedagem, passagem a fim de ser abençoado por
Deus.
Isaque
“partiu [...]”, Gn.26.22, saiu do meio de homens maus, ímpios, profanos para
servir a Deus, Sl.1.
Isaque
insiste em procurar a bênção para a sua vida, “[...] cavou ainda outro poço
[...]”, Gn.26.22 com o desejo de ser agraciado com a água, principalmente a
água da vida.
“[...]
E, como por esse não contenderam [...]”, Gn.26.22, pôde contemplar de longe ser
abençoado por Deus.
“[...]
E, por esse (motivo) chamou-lhe Reobote [...]”, Gn.26.22, heb. Espaçoso,
liberdade, largo que deu a Isaque a oportunidade de não ser mais incomodado.
Assim
como “[...] disse (Isaque, eu e você podemos imitá-lo): Porque agora nos deu
lugar o SENHOR [...]”, Gn.26.22 de não ser aborrecido pelos incrédulos.
Todos
precisam saber que somente “[...] o SENHOR [...] (é capaz de nos fazer) prosperar
na terra”, Gn.26.22, na vida física, material e espiritual.
Filho
que insiste em ser abençoado [...]
Conclusão: É abençoado pelo SENHOR.
Perceba
que algumas respostas de Deus são rápidas, outras demoras e muitas não
respondidas.
O
texto fala que “na mesma noite [...]”, Gn.26.24 Isaque foi abençoado.
“Na
mesma noite, lhe apareceu o SENHOR [...]”, Gn.26.24 para lhe trazer
tranquilidade a respeito da vida espiritual.
“Na
mesma noite, lhe apareceu o SENHOR e disse [...]”, Gn.26.24 a Isaque que ele
seria recompensado por fazer a opção por Deus em perda dos incrédulos.
“Na
mesma noite [...] o SENHOR [...] disse (a Isaque): Eu sou o Deus de Abraão, teu
pai [...]”, Gn.26.24, mostrando a todos nós que todos os escolhidos são
abençoados.
O
incentivo de Deus é para “[...] não temer [...]”, Gn.26.24 porque “neste Deus
pomos a nossa confiança e nada temeremos. Que me poderá fazer o homem?”,
Sl.56.11.
“[...]
Não temas, porque eu sou contigo [...] (é o que) o SENHOR [...] diz [...]”,
Gn.26.24 a mim e a você.
O
melhor que pode vir do “[...] SENHOR (sobre nós é que seremos) abençoados [...]”,
Gn.26.24 hoje e sempre.
“[...]
O SENHOR (ainda) [...] multiplicará a nossa descendência [...]”, Gn.26.24,
física e espiritual.
Perceba
que, “[...] o SENHOR [...] abençoa [...] multiplica a [...] descendência por
amor de Abraão, seu servo”, Gn.26.24 – vemos a importância dos pais que servem
a Deus.
A
conjunção “então [...]”, Gn.26.25 aponta para o agradecimento de Isaque a Deus.
Isaque
“[...] levantou ali um altar [...]”, Gn.26.25 indicando que para o nosso Deus
não existe imagem de escultura para ser adorado.
“[...]
E, (após a adoração) Isaque teve (o desejo de) invocar (implorar, chamar, clamar)
o nome do SENHOR [...]”, Gn.26.25 para o socorrer em todos os momentos.
Para
descansar após a bênção, “[...] Isaque armou a sua tenda [...]”, Gn.26.25 por
ter se libertado de um homem tirano, incrédulo, mesquinho.
O
texto encerra dizendo que “[...] os servos de Isaque abriram ali um poço”,
Gn.26.25 mostrando que o seu desejo foi alcançado, ser abençoado por Deus.
Rev.
Salvador P. Santana
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