sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

TRISTEZA.

TRISTEZA
            A estimativa de número de casos novos de câncer no Brasil, em 2018, nos homens, a localização primária é na Próstata, 31,7%, a menor incidência se encontra no Linfomas (aumento dos gânglios linfáticos) de Hodgkin, 0,7%. Nas mulheres, o incidente maior é o câncer de Mama, 29,5% e o menor índice está no Linfomas de Hodgkin, 0,5%. (https://www.inca.gov.br/numeros-de-cancer).
            Dicas para prevenir o câncer: Não fume, alimentação saudável, mantenha o peso corporal adequado, pratique atividades físicas, amamente, mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos, vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos, vacine contra a hepatite B, evite a ingestão de bebidas alcoólicas, evite comer carne processada, evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios. (https://www.inca.gov.br/numeros-de-cancer).
            Esse e tantos outros males têm trazido aos corações muita tristeza. É interessante notar que, quando sabemos que amigos ou parentes estão sob suspeitas ou já estão diagnosticados desta enfermidade ou outros males quaisquer, não adianta, bate a tristeza no coração que não pode ser comparada a nenhum outro sentimento que se possa sentir na carne.
            Foi exatamente isso o que ocorreu com o apóstolo Paulo ao saber que o seu companheiro de lutas e trabalho na evangelização, Epafrodito, “[...] adoeceu mortalmente [...]” (Fp 2.27). Paulo fala que se não fosse “[...] Deus [...] (ter) se compadecido (de) Epafrodito [...]” (Fp 2.27), livrado, sarado, restabelecido, ele, Paulo “[...] teria tristeza sobre tristeza” (Fp 2.27). É dessa forma quando se descobre que algum ente querido ou amigo está com grave enfermidade; “[...]tristeza sobre tristeza” (Fp 2.27).
            O Salmista enfrentando outros problemas, não a enfermidade, mas esperançoso em Deus, questiona o Todo-Poderoso sobre “até quando estará ele relutando dentro de sua alma, com tristeza no coração cada dia? Até quando se erguerá contra ele o seu inimigo?” (Sl 13.2).
            A tristeza é tal como o diagnóstico de várias enfermidades que surgem muitas vezes do nada, outras vezes vem acompanhada. Quando você menos espera a tristeza invade o seu coração sem pedir licença, sem autorização prévia, sem a chave para abrir a porta do seu coração quando entra para  incomodar.
            Esse tipo de tristeza é como aquela que adentrou no coração do copeiro do rei Artaxerxes, quando “o rei disse (a) Neemias): Por que está triste o teu rosto, se não estás doente? Tem de ser tristeza do coração [...]” (Ne 2.2).
            Fique sabendo que a tristeza não vem somente por causa de enfermidade, dor, desespero, angústia, morte. Muitas vezes o coração fica incomodado com alguém ou com alguma coisa. Foi o caso de Neemias que ficou angustiado com a cidade de Jerusalém que estava assolada e com as portas queimadas pelo fogo.
            Não fique pensando que você terá que suportar sozinho as tristezas desta vida.. Pode acontecer de parentes e amigos mais próximos se afastarem de você, mas você pode acreditar; consolo e esperança você encontra em Deus.
            Em várias partes do Antigo e Novo Testamento, a Palavra de Deus é clara em dizer que Deus está ajudando, guardando, protegendo, consolando. Mesmo para aquele que está no leito da morte, o Salmista declara que “ainda que (você) [...] ande pelo vale da sombra da morte, não temerá mal nenhum, porque Deus está [...] (com você); o [...] bordão e o [...] cajado (de) Deus [...] consola” (Sl 23.4).
            Tristezas virão, disso você pode ter certeza, mas, a Palavra de Jesus é de que “[...] no mundo, (todos) passam por aflições; mas tende bom ânimo; Jesus venceu o mundo” (Jo 16.33) e mais: “[...] eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28.20).
            É provável que você já tenha passado ou irá passar por muitas tristezas e desta forma muitos no passado enfrentaram tais dificuldades, mas ainda assim é possível “entristecer, mas (você pode) sempre (ficar) alegres (não por estar enfrentando lutas); (pode até ficar) pobre, mas enriquecerá a muitos (com a segurança que você pode ter em Deus); nada tendo, mas possuindo tudo (principalmente a vida eterna com Cristo Jesus)” (2Co 6.10).
            Não tema quando você for atingido com muitas tristezas, saiba que Deus sempre estará ao seu lado, pois conforme o próprio Deus, Ele “[...] não te deixará, nem te desamparará” (Js 1.5).     
Rev. Salvador P. Santana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário