O DOM
ESPIRITUAL DE ENSINO, Rm.12.7.
O possuidor do dom de “[...] ensino
[...]”, Rm.12.7 é poderosamente motivado por Deus a suprir a necessidade que os
irmãos têm de entender melhor a Palavra de Deus. Tornando a Palavra de Deus
mais conhecida., compreendida e aplicada, levando o crente a afinar sua vontade
com a vontade de Deus.
No grego, “[...] ensino [...]”,
Rm.12.7 é disdaskalia, ensino, instrução, aquilo que é ensinado, doutrina.
O didaskalos é o mestre que ensina a
verdade nas igrejas.
O Mestre divino.
“E enviaram a Jesus alguns dos
fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem em alguma palavra. Chegando,
disseram-lhe: — Mestre, sabemos que o senhor é verdadeiro e não se importa com
a opinião dos outros, porque não olha a aparência das pessoas, mas, segundo a
verdade, (reconheceram que Jesus) ensina o caminho de Deus [...]”, Mc.12.13,
14.
O povo em geral ficava admirado “porque
Jesus as ensinava como quem tem autoridade, e não como os escribas”, Mt.7.29.
Jesus ministrou um curso intensivo
por três anos para seus discípulos.
O título mais usado para designar
Jesus era “Mestre”.
“[...] Jesus [...] (reconhecia) que
nada fazia por si mesmo; mas falava como o Pai o ensinou”, Jo.8.28, como sendo
o seu Mestre.
No V.T. “[...] o SENHOR, o [...]
Redentor, o Santo de Israel (é conhecido como) [...] o SENHOR, o seu Deus, que
lhe ensina o que é útil e o guia pelo caminho em que você deve andar”,
Is.48.17.
Jesus veio e encarnou este
ministério, praticando aquilo que ensinava.
Ressurreto, Jesus enviou “[...] o Espírito
Santo (para) nos ensinar [...] as coisas que [...] devemos dizer”, Lc.12.12;
Jo.14.26; 16.13.
O ministério de ensino já era
praticado pelo Espírito Santo no V.T. quando Deus falou através de Neemias que
“[...] lhes concedeu o seu bom Espírito, para os ensinar [...]”, Ne.9.20.
Os irmãos com o dom de ensino são
habilitados por Deus para servir ao Corpo de Cristo, ajudando os demais a
conhecer a Palavra de Deus, a tomar posse dela, a interiorizá-la, e a pô-la em
prática, o que resulta na modificação de comportamentos.
Características encontradas no
possuidor do dom de ensino.
1 – Sua matéria prima é a Bíblia;
2 – É fascinado pelo estudo demorado
e detalhado das coisas de Deus e têm prazer em pesquisar;
3 – Questiona e verifica aquilo que
lhe é ensinado por outros sobre as coisas de Deus;
4 – Compara Escritura com a
Escritura, verdade com a verdade, o V.T. com o N.T.;
5 – Tem facilidade em comunicar o
resultado de seus estudos sobre as coisas de Deus;
Alguns erros que o possuidor do
dom de ensino deverá evitar.
1 – Desconhecer na prática a
diversidade dos dons, considerar desleixados ou pouco espirituais aqueles com o
ofício de professor na igreja, mas sem o dom, por não serem tão eficazes no seu
ensino bíblico;
2 – Preocupar-se demasiadamente
quando um irmão sem o dom de ensino leciona sem a capacidade de comunicar
adequadamente o conteúdo correto aos seus ouvintes;
3 – Exercer o seu dom sem preparo
bíblico;
4 – Não ficar à vontade nem sentir
alegria para ensinar.
Tiago que os “[...] irmãos, não (devem)
ser, muitos [...] (desejosos de serem) mestres, sabendo que seremos julgados
com mais rigor”, Tg.3.1;
5 – Perder de vista a fonte de sua
capacitação, Deus, por alimentar-se dos elogios que recebe;
6 – Não julgar ser dono da verdade,
por isso, “quem fala por si mesmo está buscando a sua própria glória; mas o que
busca a glória de quem o enviou (Jesus, esse é verdadeiro, e nele não há
falsidade”, Jo.7.18,
Jeremias declara que é preciso
“[...] estar no [...] conselho (de Deus), (para) ter (condições de) anunciar as
suas palavras ao seu povo e o ter feito voltar do seu mau caminho e da maldade
das suas ações”, Jr.23.22;
7 – Ensinar princípios bíblicos, sem
ao mesmo tempo procurar vivê-los, perdendo assim sua autoridade.
A reprimenda de Paulo: “você, pois,
que ensina os outros, não ensina a si mesmo? Você, que prega que não se deve
roubar, rouba? [...] (Fica sabendo que) o nome de Deus é blasfemado entre os
gentios por causa de vocês”, Rm.2.21, 24.
A fim de aprendermos acerca de Deus,
devemos primeiramente obedecer a Deus.
É verdade que “[...] o nosso
conhecimento é incompleto e a nossa profecia é incompleta”, 1Co.13.9.
Exercendo “[...] o (dom
espiritual do) [...] ensino [...]”, Rm.12.7.
“[...] Ou o que ensina esmere-se (cuidado
extremo em qualquer tarefa, trabalho, serviço) no fazê-lo”, Rm.12.7.
Os herodianos reconheceram que o
“[...] Mestre (Jesus) ensinava o caminho de Deus de acordo com a verdade, sem
se importar com a opinião dos outros [...]”, Mt.22.16.
O mestre terá que manter-se na
humilde dependência de Deus para ensinar no poder do Espírito.
Os mestres precisam inteirar-se das
palavras do Senhor porque “[...] Deus será com a sua boca e lhe ensinará o que
você deve falar”, Ex.4.12.
Princípios bíblicos.
Um princípio bíblico é o ponto de
vista de Deus e sua vontade sobre uma determinada área da experiência humana.
Precisamos entender que “[...] os [...]
pensamentos (de Deus) não são os nossos pensamentos, e os nossos caminhos [...]
não são os [...] caminhos (de Deus), diz o SENHOR. Porque, assim como os céus
são mais altos do que a terra, assim os [...] caminhos (de Deus) são mais altos
do que os nossos caminhos, e os seus pensamentos são mais altos do que os nossos
pensamentos [...]”, Is.55.8, 9.
Os princípios bíblicos falam “[...]
que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que
são chamados segundo o seu propósito”, Rm.8.28.
O possuidor do dom de “[...] ensino [...]”,
Rm.12.7 deve transmitir aquilo que não admite discussão, por estar claro na
Bíblia e tratar adequadamente os assuntos que permitam várias interpretações.
Aquele que possui “[...] o (dom de)
ensinar [...]”, Rm.12.7 não tem a obrigação de responder a todas as perguntas.
Pode dizer: não sei responder, mas pode procurar a resposta.
Há muitos crentes com o talento para
o ensino e alguns poucos têm tanto o talento quanto o dom espiritual de “[...]
ensinar [...]”, Rm.12.7.
A igreja necessita da cooperação de
todos os membros que tenham o dom espiritual do “[...] ensino [...]”, Rm.12.7.
Paulo fala que “[...] o bispo [...] (pastor
e presbítero devem estar) aptos para ensinar”, 1Tm.3.2.
É verdade que o dom espiritual do
“[...] ensino [...]”, Rm.12.7 não é pré-requisito para um crente ser
vocacionado por Deus como pastor ou ser escolhido como presbítero.
O melhor e mais eficaz ensino não se
caracteriza por falar, mas por ser.
Nosso dever máximo não é falar com
os homens sobre Cristo, mas mostrar Cristo a eles.
Mesmo a pessoa sem o talento de
falar pode ensinar pelo seu viver, de tal modo que os outros vejam o Mestre
refletido nele.
Estudem e se aprofundem na Palavra
de Deus.
Cada crente tem a
responsabilidade cristã de ensinar, ainda que não tenha esse dom de ensino.
Paulo fala que todos os crentes
precisam “[...] instruir-se [...] mutuamente em toda a sabedoria [...]”,
Cl.3.16.
A instrução de Jesus é que todos os discípulos
devem “ensinar (os demais) a guardar todas as coisas que Ele tem ordenado [...]”,
Mt.28.20.
Aos pais são ordenados a “[...]
inculcar a seus filhos (a Palavra de Deus), e delas falar quando estiver
sentado em sua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se”,
Dt.6.7.
Todos os líderes precisam “[...]
ensinar (aos crentes) o caminho bom e direito”, 1Sm.12.23.
A respeito de Jesus Cristo, os
líderes precisam “ordenar estas coisas e ensiná-las”, 1Tm.4.11.
Salomão fala que “o ferro se afia
com ferro, e uma pessoa, pela presença do seu próximo”, Pv.27.17 deve ensinar a
outros homens o que é Cristianismo bíblico.
“[...] Ou o que ensina esmere-se
(dedica) no fazê-lo”, Rm.12.7.
Adaptado
pelo Rev. Salvador P. Santana para E.D. – Quem é você no Corpo de Cristo –
Mis. Lida E. Knight – LPC.
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