FILHA ABORRECIDA
Gn.27.46
Introd.: As
pessoas ficam aborrecidas por pouca coisa.
Uma fila em banco ou supermercado
pode frustrar a vida de muitas pessoas, portanto, as deixam aborrecidas.
A falta de um telefonema, a resposta
que nunca chega, o atraso de uma refeição causa transtorno na vida de muitos a
ponto de ficarem angustiadas até ao máximo de aborrecimento.
O motivo para estourar em
aborrecimentos pode levar pessoas a se machucarem emocionalmente ou
fisicamente.
Nar.: Rebeca ficou totalmente aborrecida por causa
das noras.
Propos.: Quem mais sofre com o aborrecimento é
você mesmo.
Trans.: Filha
fica aborrecida [...]
1 – Sem razão.
Muitas
vezes o nosso “[...] aborrecer [...]”, Gn.27.46 não têm uma razão específica
presente.
O
“[...] aborrecimento (de) Rebeca [...]”, Gn.27.46 tem a ver com o seu passado.
O
passado pode perseguir o homem, caso o seu passado obscuro não for resolvido
dentro do seu próprio coração.
“[...]
Rebeca [...]”, Gn.27.46 armou a sua própria sepultura e agora colhe os dividendos.
“[...]
Rebeca [...]”, Gn.27.46 desde quando, “[...], porém, ela (fez a opção de) amar
a Jacó”, Gn.25.28 o seu “[...] aborrecimento [...]”, Gn.27.46 é sem razão.
“Rebeca
(podia) dizer [...]”, Gn.27.46 para o próprio Deus a respeito dos seus dissabores.
“[...]
Rebeca (podia) dizer (a Deus orando) [...]”, Gn.27.46 “Senhor, Deus dos
Exércitos, escuta-me a oração; presta ouvidos, ó Deus de Jacó!”, Sl.84.8 a
respeito da minha falta de pensar direito.
Mas,
“Rebeca (preferiu) dizer [...] a Isaque [...]”, Gn.27.46 a respeito de um problema
que nem ela e nem o esposo podiam resolver.
O
“dizer (de) Rebeca a Isaque [...]”, Gn.27.46 foi precipitado, inconsequente,
inconveniente, fora de sintonia porque “[...] o homem nada descobre do que há
de vir depois [...]”, Ec.7.14 do dia da adversidade.
O
“dizer (de) Rebeca a Isaque [...]”, Gn.27.46 é o mesmo que acontece dentro de todos
os lares – pode ser com palavras ríspidas, maldosas, maliciosas, perturbadoras,
provocativas, diabólicas para levar o outro a se irar ou revidar você com o
desejo de briga.
Sem
razão, sem motivo pode ser o que você “diz [...] (a respeito) da sua vida
[...]”, Gn.27.46 para a sua família, amigos ou inimigos.
Ao
“dizer [...] a Isaque (cônjuge, família, amigos ou inimigos que você) está aborrecido(a)
[...]”, Gn.27.46, é possível passar a ideia de que você não está bem com as
pessoas e muito menos com Deus.
Só
pelo fato de você “dizer [...] (que) está [...] aborrecido(a) (com a) [...] sua
vida [...]”, Gn.27.46 é motivo para desconfiar que Deus não cuida, que você não
foi abençoado, de que a sua vida não vale nada e de que nada dá certo para você.
Jamais
será sem razão quando você “disser [...] (qualquer assunto de pouca ou muita
aceitabilidade diante dos homens a respeito da) sua vida [...]”, Gn.27.46 a Deus
em oração.
Filha
aborrecida [...]
2 – Imita as atitudes de Adão.
O
“dizer (de) Rebeca [...]”, Gn.27.46, o meu e o seu é idêntico quando, “então,
disse o homem (Adão): A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e
eu comi”, Gn.3.12.
A
“[...] aborrecida Rebeca [...]”, Gn.27.46 não assume a culpa, a transgressão, o
seu próprio erro.
“[...]
Rebeca [...]”, Gn.27.46, assim como eu e você, preferimos colocar a culpa no outro.
A
“[...] aborrecida Rebeca [...]”, Gn.27.46 não trouxe à tona de que o seu
problema era antigo, desde o nascimento dos filhos e, por fazer a opção de “[...]
amar a Jacó (enquanto) [...] Isaque amava a Esaú [...]”, Gn.25.28; parece uma
rivalidade – eu amo mais que você.
Quando
você está “[...] aborrecido (com a) sua (própria) [...] vida [...]”, Gn.27.46,
ninguém ao seu redor serve, nenhum presta, todas as pessoas não têm valor – o problema
pode estar em você – faça uma análise.
A
“[...] aborrecida Rebeca [...] (não) disse [...]”, Gn.27.46 a verdade para a
sua família, amigos e inimigos sobre o seu embate com os outros.
“[...]
Rebeca (preferiu lançar a culpa) [...] por causa das filhas de Hete [...]”,
Gn.27.46.
Volta
um pouco na história.
Como
“[...] Rebeca (eu e você a) aborrecida (enxergamos as) [...] filhas de Hete (?)
[...]”, Gn.27.46.
“[...]
Hete (é o segundo filho de) Canaã [...]”, Gn.10.15.
“[...]
Canaã [...] (é filho de) Cam [...]”, Gn.9.18 e, portanto, “[...] maldito seja
Canaã [...]”, Gn.9.25 e toda a sua descendência.
Devido
ao nosso “[...] aborrecimento [...] por causa das filhas de Hete [...]”,
Gn.27.46, julgamos que os demais que não fazem parte da nossa família, do nosso
grupo social, da nossa igreja, são pessoas desprezíveis, miseráveis, indignas
de serem aceitas – espíritas, Icar, mulçumanos, dizemos: eles não prestam.
O
conselho de Deus para mim e você: “Tratai todos com honra (dar crédito),
amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei”, 1Pe.2.17.
“[...]
Por causa das filhas de Hete (não precisa você ficar) aborrecido(a) [...]”,
Gn.27.46; aprenda, “se possível, quanto depender de nós, ter paz com todos os
homens”, Rm.2.18.
Filha
aborrecida [...]
3 – Supõe que as noras sejam
más.
A
imagem que projetamos das pessoas pode ser terrível e prejudicial para o nosso
relacionamento.
Avaliando
o outro pelo seu modo de vestir, andar, conversar, olhar, trabalhar, podemos ficar
equivocados.
Paulo
fala que “[...] não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem
homem nem mulher; porque todos nós somos um em Cristo Jesus”, Gl.3.28 – através
da regeneração ou como seres humanos capazes de viverem em união.
“[...]
Rebeca a [...] aborrecida (acrescenta uma conjunção condicional) [...] se [...]”,
Gn.27.46.
“[...]
Rebeca [...]”, Gn.27.46 é igual e eu e você.
“[...]
Se [...]”, Gn.27.46 chover eu não trabalho, não vou à igreja, não saio de casa,
não estudo, não lavo, não passo a roupa – nossas desculpas para não assumir as
responsabilidades.
A
suposição de “[...] Rebeca [...] se Jacó tomar esposa [...]”, Gn.27.46, nem eu
e nem você pode determinar o futuro.
“Nós
não sabemos o que sucederá amanhã. Que é a nossa vida? Somos, apenas, como
neblina que aparece por instante e logo se dissipa”, Tg.4.14, é o conselho de
Tiago.
Supor
“[...] se Jacó tomar esposa dentre as filhas de Hete [...]”, Gn.27.46 é julgar
o outro sem conhecer a sua moral, a sua ética, o seu modo de ser e fazer as
coisas.
Jamais
podemos “dizer: [...] tais como estas filhas de Hete [...]”, Gn.27.46, de outro
credo, outra cultura, outra família, outra cidade não presta, não vale um
centavo, não é digno de entrar dentro da minha casa – entre os nossos existem
pessoas piores.
“[...]
As filhas desta terra [...]”, Gn.27.46, não apenas a nossa cidade, mas as do
mundo inteiro, “sendo, porém, o homem interior do coração, unido ao
incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor
diante de Deus”, 1Pe.3.4.
Não
faça suposições, conheça a pessoa.
Filha
aborrecida [...]
Conclusão: Deseja morrer.
“[...]
De que me servirá a vida?”, Gn.27.46 se você for uma pessoa “[...] aborrecida [...]”,
Gn.27.46 com você e com os demais.
“[...]
De que me servirá a vida?”, Gn.27.46 “[...] por causa das filhas de [...]”,
Gn.27.46 outros que você não consegue mudar o comportamento e muito menos o seu.
“[...]
De que me servirá a vida?”, Gn.27.46 “[...]
se Jacó (seu filho(a) tomar esposa(o) dentre as filhas(os) [...]”, Gn.27.46 dos
seus inimigos, de outra religião, de outra nação.
“[...]
De que me servirá a vida?”, Gn.27.46 se tivermos
que conviver “[...] tais como estas(es) [...]”, Gn.27.46 que estão ao meu redor
e não comungam a mesma fé.
Duas
verdades diante da pergunta: “[...] de que me servirá a vida?”, Gn.27.46.
1
– Desejo morrer fisicamente.
Três
perguntas preciso fazer a mim mesmo:
1a
– Eu “[...] creio no Senhor Jesus (?) [...]”, At.16.31;
2b
– Eu tenho “[...] esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu
antes dos tempos eternos (?)”, Tt.1.2;
3c – Eu espero que “[...] serei arrebatado
[...] entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estarei para
sempre com o Senhor (?)”, 1Ts.4.17.
2
– A outra verdade é que precisamos reconhecer “[...] que a (nossa) vida (não) servirá
[...]”, Gn.27.46 para nada se continuarmos sendo aborrecidos com tudo e todos.
Rev.
Salvador P. Santana
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