sexta-feira, 17 de abril de 2020

1Cr.4.10 - MUDAR A HISTÓRIA.

MUDAR A HISTÓRIA

1Cr.4.10

Introd.:           Falamos diversas vezes: Essa pessoa não muda mesmo.

            É possível mudar a nossa história, mas é preciso haver interesse do portador da mudança.
            Vemos em nossas vidas a reprodução de muitos erros que nossos pais cometeram.
            Alguns filhos rejeitam por completo os vícios, a vida devassa, a bebida, os erros matrimoniais tais como “Asa (que) fez o que era reto perante o SENHOR, como Davi, seu pai”, 1Rs.15.11.
            Outros “fazem o que é mau perante o SENHOR [...] andando no caminho (perverso de seus pais) [...] e no seu pecado [...]”, 1Rs.15.34.
Nar.:    Ao fazer a leitura de primeiro Crônicas o autor, que é o próprio Deus, começa dizendo: “Os filhos de Judá foram: Perez, Hezrom [...]”, 1Cr.4.1, mas, no verso nove parece haver uma interrupção, uma mudança de pensamento, daí, retorna novamente no verso onze a genealogia.
            A Bíblia fala sobre “Jabez (que) foi mais ilustre (honrado, importante) do que seus irmãos [...]”, 1Cr.4.9 e ele também é descendente de Judá.
            É possível que Deus queira nos mostrar que muitas vezes ficamos com vergonha da nossa própria família pensando que somos os únicos errados na face da terra.
            Não é somente em minha família que existem pessoas de má fama, perverso, ladrão, prostituta, traficante, adúltero, mãe solteira, procurado pela justiça, barraqueiro.
            Até mesmo na família de Jesus existem pessoas de má índole.
            Judá é o quarto filho de Jacó com Lia, “[...] mas Jacó amava mais a Raquel do que a Lia [...]”, Gn.29.30.
            Jacó teve quatro mulheres: Raquel, Lia, Zilpa e Bila, mas Judá rejeitou esse mau exemplo do pai e se casou com uma “[...] mulher Cananeia [...]”, Gn.38.2.
            Foi da brilhante ideia de Judá “[...] vender (José) aos ismaelitas (e) [...] seus irmãos concordaram”, Gn.37.27.
            Algo mais trágico acontece na vida de Judá: “[...] Possuiu [...] a sua nora [...] havia gêmeos no seu ventre”, Gn.38.16, 27, Perez e Zera.
            Em meio a toda essa desordem da nossa família “[...] Deus (pode) escolher as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolher as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes”, 1Co.1.27.
            E assim Deus fez, escolheu Judá para ser o antepassado de Jesus Cristo.
            Assim relata o livro de Mateus: “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou a Isaque; Isaque, a Jacó; Jacó, a Judá e a seus irmãos; Judá gerou de Tamar a Perez e a Zera [...]”, Mt.1.1-3 e Jabez.
Propos.:           Vamos evitar repetir a história perversa dos nossos pais.
Trans.:             Muda a história [...]
1 – Invocando a Deus.
            “Jabez (fez a opção por) invocar (clamar, gritar, convocar) o Deus (Trindade santa) de Israel [...]”, 1Cr.4.10 para o seu auxílio.
            Devemos pedir ajuda ao Senhor para sermos homens de verdade, tal como “[...] Jó [...] (que era) homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal”, Jó 1.1.
            Mudar a história [...]
2 – Pedindo riqueza.
            O pedido de auxílio feito por “Jabez [...] a Deus [...]”, 1Cr.4.10 não era para ganhar o prêmio acumulado da Loteria Federal.
            “Jabez [...] (pede que) Deus [...] o abençoe [...]”, 1Cr.4.10.
            É preciso destacar o que “Jabez [...] (está querendo) dizer: Oh! Tomara (que situações possíveis e impossíveis, em qualquer tempo) [...]”, 1Cr.4.10, que eu seja “[...] abençoado (por) Deus [...]”, 1Cr.4.10, principalmente com a bênção da salvação.
            Mas “Jabez (eu e você estamos neste mundo, portanto, precisamos pedir a) [...] Deus [...] que [...] me alargues as fronteiras (salário, bens e família) [...]”, 1Cr.4.10.
            Mudar a história é pedir [...]
3 – Proteção.
            Assim como “Jabez (eu e você devemos pedir) [...] que seja comigo a mão (de) Deus [...]”, 1Cr.4.10 para nos conduzir, acariciar, pegar no colo e “[...] me fazer repousar em pastos verdejantes. Levar-me para junto das águas de descanso; refrigerar-me a alma. Guiar-me pelas veredas da justiça por amor do nome (de) Deus”, Sl.23.2,3.
            Junto a essa proteção “[...] Deus (pode) [...] me preservar (produzir o antídoto contra o) [...] mal [...]”, 1Cr.4.10.
            Assim como Jesus orou: “Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal”, Jo.17.15 contra homens perversos, homossexualismo, “[...] prostituição, impureza, lascívia (desejo sexual), idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias [...]”, Gl.5.19-21.
            Quando Deus nos protege, serve para “[...] que (de) modo (algum) não me sobrevenha aflição (ferido, magoado, aborrecido descontente)! [...]”, 1Cr.4.10 com os pecados praticados.
            É possível mudar a nossa história quando [...]
Conclusão:      “[...] Invocamos a Deus (com todo o nosso coração) [...]”, 1Cr.4.10.
            Pedimos a “[...] bênção (de) Deus (para) alargar as nossas fronteiras [...]”, 1Cr.4.10.
            Clamar para “[...] que a mão (de) Deus seja conosco (para) [...] nos preservar do mal [...] (e) não [...] sobrevenha aflição [...]”, 1Cr.4.10 sobre a nossa vida por andarmos em caminhos tortuosos.
            Sim, você pode mudar a sua história porque “[...] Deus lhe concede o que (você) tem pedido”, 1Cr.4.10.

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário