FILHO RECEBE A BÊNÇÃO
Gn.14.17-20
Introd.: Para você receber a bênção você
precisa fazer o que deve ser feito e bem feito.
O
filho de Jacó foi abençoado porque “o SENHOR [...] era com José [...] e lhe deu mercê perante o
carcereiro; o qual confiou às mãos de José todos os presos que estavam no
cárcere; e ele fazia tudo quanto se devia fazer ali. E nenhum cuidado tinha o
carcereiro de todas as coisas que estavam nas mãos de José, porquanto o SENHOR
era com ele, e tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava”, Gn.39.21-23.
Nar.: O texto fala sobre a visita de dois reis.
Um
agradece, o outro abençoa Abrão.
Propos.: Somente Deus é capaz de abençoar os
seus filhos.
Trans.: Filho recebe
a bênção [...]
1 – Após
vencer a guerra.
“Após [...]”, Gn.14.17 Ló ter sido
feito refém pelos quatro reis, Abrão o liberta, mostrando o seu amor, a sua
compaixão ao sobrinho ganancioso.
Foi
por este motivo que, “após voltar Abrão
de ferir [...]”, Gn.14.17 outros por amor, dedicação, cuidado à Ló.
“[...] Abrão [...] feriu a Quedorlaomer (Iraque/Irã)
e aos (três) reis (Iraque/Irã/Turquia que tempos depois subjugaram e levaram
cativo o povo de Israel) [...]”, Gn.14.17.
Nota
que “[...] Quedorlaomer [...] e aos
reis que estavam com ele [...]”, Gn.14.17, foram os algozes de Ló.
“Após voltar Abrão [...] saiu-lhe ao encontro
o rei de Sodoma (ardente/pecado/homossexualidade) [...]”, Gn.14.17.
Veja
que no texto está implícito que “[...] Abrão
(saiu para socorrer a seu sobrinho e não) o rei de Sodoma [...]”, Gn.14.17.
“[...] O rei de Sodoma [...]”, Gn.14.17
foi agraciado por Deus, devido a obediência de Abrão e o seu amor em favor de
Ló.
O
“[...] encontro (de) Abrão (com) o rei
de Sodoma (se deu) no vale de Savé, que é o vale do Rei (planície, a fim de
evitar o território infestado pelo pecado, cheio de depravação para o servo de
Deus ser poupado, abençoado)”, Gn.14.17.
“Após [...] Abrão [...] (vencer e) ferir a
Quedorlaomer e aos reis [...] (ele saiu vitorioso também quando) encontrou o rei
de Sodoma (não se misturando ao pecado) [...]”, Gn.14.17.
Filho
recebe a bênção [...]
2 – De Melquisedeque.
“Melquisedeque (é o homem escolhido por Deus
para abençoar Abrão) [...]”, Gn.14.18.
“Melquisedeque, rei de Salém (heb. paz
oferecida ao coração de Abrão devido a situação do seu sobrinho) [...]”,
Gn.14.18.
“Melquisedeque [...] trouxe pão e vinho
(suficiente para alimentar o corpo e a alma de Abrão) [...]”, Gn.14.18.
“Melquisedeque [...] era sacerdote (mediador
entre Deus e Abrão) [...]”, Gn.14.18.
“Melquisedeque [...] era sacerdote do Deus
Altíssimo (superior que pode ver e abençoar a todos quantos queira)”,
Gn.14.18.
O
texto é bem claro: “Abençoou Melquisedeque
a Abrão [...]”, Gn.14.19.
Veja
que “[...] Melquisedeque [...] disse
(confirmando que) Abrão (deve) ser [...] bendito (abençoado) [...]”,
Gn.14.19.
A
“[...] bênção (declarada à) [...] Abrão
(é) pelo Deus Altíssimo (que comanda, dirige, guarda, protege) [...]”,
Gn.14.19.
“[...] Melquisedeque [...] disse [...] (que o)
Deus Altíssimo (é o) que possui os céus e a terra (comanda tudo e todos)”,
Gn.14.19.
“E (de acordo com as Escrituras) bendito seja
o Deus Altíssimo (coordena todas as coisas) [...]”, Gn.14.20.
“[...] O Deus Altíssimo (é) bendito
(abençoado, porque foi Ele), que entregou os [...] adversários nas [...] mãos (de)
Abrão [...]”, Gn.14.20.
Toda
vitória que alcançamos é porque “[...] o
Deus Altíssimo (é o nosso Deus abençoador) [...]”, Gn.14.20.
Filho
que recebe a bênção [...]
Conclusão: Paga o dízimo.
O
texto é muito claro: “[...] E de tudo
lhe deu Abrão o dízimo”, Gn.14.20.
“[...] Dando Abrão o dízimo”, Gn.14.20,
ele reconhece o poder e a majestade, a grandeza, o poder, a dádiva de Deus em
sua vida.
Ao
“[...] dar o dízimo Abrão (não esconde,
não omite, não tenta enganar Deus porque) de tudo lhe deu Abrão o dízimo”,
Gn.14.20.
Rev.
Salvador P. Santana
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