sexta-feira, 18 de setembro de 2020

SEGREDOS.

SEGREDOS

            Todos os homens têm segredos guardados em seu coração. Os segredos podem ser a respeito de uma conversa amiga até crimes praticados por si mesmo ou por outros que, se caso revelar, pode ser trágico para muitas pessoas.

            Geralmente o segredo pode danificar o seu relacionamento conjugal, a sua família, a sua vida interior e a vida espiritual. Isto pode acontecer devido você ficar na dúvida de querer e não querer contar os segredos guardados em seu coração por anos, daí, paira a incerteza se falando irá prejudicar alguém ou se o seu coração será mais danificado porque a sua língua coça para contar algum segredo a alguém.

            Os segredos dos homens começaram desde quando “[...] por um só homem entrou o pecado no mundo [...] (sendo assim) todos pecaram” (Rm 5.12) e guardam segredos que somente você e Deus pode conhecer perfeitamente.

            Pode acontece que “por muito tempo (você) se calou, esteve em silêncio e se conteve; mas agora dará gritos como a parturiente, e ao mesmo tempo ofegará, e estará esbaforido” (Is 42.14) com desejos enormes em seu coração de falar a respeito de você ou de outrem, mas é preciso cautela antes de abrir a boca.

            Você não pode ser como aquele que estraga prazeres dos outros. Caso tenha esse mau intento em seu coração, torça para danificar a sua e não carregue outros dentro da sua desgraça.

            Verdade é que nem todos têm a mesma intensidade de maldade em seu coração. Uns preferem prejudicar a si mesmo que a outros. Jesus fala a respeito desse assunto quando declara que, sendo os homens são vingativos, eles precisam buscar mudanças em suas atitudes e se esforçarem a fazer o bem a todos ao declarar que você “[...] não (pode) resistir ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra” (Mt 5.39).

            Outros homens não estão nem aí para os ensinos bíblicos, portanto, buscam a todo custo denegrir, aborrecer, danificar a vida alheia. Foi o caso de “[...] Doegue, o edomita [...] (um dos) servos de Saul [...] (que resolveu dizer para o rei que) viu o filho de Jessé (Davi, o futuro rei de Israel) chegar a Nobe, a Aimeleque, filho de Aitube” (1Sm 22.9) que fugira da ira de Saul.

            Assim como Doegue muitos não conseguem guardar segredo. Se tornam fofoqueiros a ponto de “[...] arremeter contra os sacerdotes (homens e mulheres indefesos), e matar, naquele dia, oitenta e cinco homens que vestiam estola sacerdotal de linho” (1Sm 22.18). Doegue não apenas matou, mas contribuiu para contribuir um pouco da maldade que havia no coração de Saul.

            Perceba que aqueles em quem você devia confiar ou são mais próximos, estes podem ser os maiores traidores. Judas Iscariotes não soube guardar para si o segredo que estava dentro do seu coração. Ele intentou “[...] levantar contra Jesus seu calcanhar” (Jo 13.18) somente para destruir e matar o Mestre.

            O mais terrível é que o traidor era “[...] um dos doze, chamado Judas Iscariotes, indo ter com os principais sacerdotes, propôs: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E pagaram-lhe trinta moedas de prata” (Mt 26.14, 15).

            Judas Iscariotes tinha bem gravado dentro do seu coração o segredo de entregar Jesus e ele não arredou o pé de completar o seu intento. Ainda que “[...] Jesus [...] (tenha) afirmado [...] que um dentre vós me trairá” (Jo 13.21) não foi o suficiente para Judas não revelar o segredo de entregar Jesus à morte.

            Por mais que você tente esconder o que existe no mais íntimo da sua alma, “[...] Deus (é o único) que conhece os segredos dos corações [...]” (Sl 44.21). Por este motivo haverá um “[...] dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgará os segredos dos homens, de conformidade com o seu evangelho” (Rm 2.16) e a pergunta que não deve calar e que pode perturbar você dia e noite é: Até quando você guardará o seu segredo e, revelando a quem você irá prejudicar: você ou o próximo?

            Que Deus conceda a você a graça de revelar os seus segredos para “[...] penetrar até aos ouvidos do Senhor dos Exércitos” (Tg 5.4) pois somente “[...] o SENHOR, que te criou, e te formou desde o ventre, (é) que te ajuda [...]” (Is 44.2) em seus momentos de fraqueza em seus segredos.

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário