quarta-feira, 7 de outubro de 2015

FOME MUNDIAL

FOME MUNDIAL
            “A crise oferece novas notícias ruins a cada semana – desemprego em alta, juros nas alturas, cosumo em queda [...] em anos de crise, o mercado de flores cresce mais que o normal [...] consumidores trocam os supérfluos mais caros pelos mais acessíveis, como batom, esmalte e flores [...]” – A crise deu com a cara na porteira – Cenas Brasileiras – Época, 28 de setembro 2015, n. 903.                        
            A ideia de se propagar uma grande fome no mundo é descartada por muitos. Não importa se você crê ou não nas profecias do livro de Apocalipse. Uma coisa é certa: este livro fala sobre os últimos dias e, dentre muitos assuntos, a fome vai acontecer e aliada a ela emerge também a pobreza e a escassez.
            Esta foi a visão do apóstolo João “quando abriu o terceiro selo, ouviu o terceiro ser vivente dizendo: Vem! Então, viu, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão” (Ap 6.5).
            A respeito dessa dimensão apocalíptica, o texto fala sobre o “[...] selo [...]” (Ap 6.5) que faz a explanação sobre a história humana. É a declaração sobre o que vai acontecer nos últimos dias, pelos quais é possível que os homens do século XXI enfrentem essa situação.
            O “[...] ser vivente [...]” (Ap 6.5) é o anjo enviado para abrir os selos. O “[...] cavalo preto [...]” (Ap 6.5) representa a fome, a pobreza, a opressão e a exploração. Tudo isto é devido à má distribuição de renda.
            No primeiro século a falta de cereais era tão intensa que a população teve que fazer uso da mínima quantidade, ou seja, usar “[...] a balança na mão” (Ap 6.5).
            Aquele povo teve que racionar comida e água. Na verdade, não existe muita diferença desses dias atuais. O mundo está reclamando por não viver mais em tempos de abundância, mas de escassez.
            O rico fica cada vez mais rico e o pobre mais pobre ainda. A fim de se obter um olhar mais crítico dessa proporção, é só fazer uma análise no ganho dos grandes bancos e você verá que a profecia está caminhando para o seu cumprimento. O Bradesco teve um lucro de R$ 4,473 bilhões, o Santander arrecadou R$ 3,871 bilhões.  
            Faça uma pesquisa minuciosa e verá que o seu poder de compra nos dias atuais é bem inferior ao de anos passados. Não é à toa o alongamento das prestações de bens móveis e imóveis. Também não é de se admirar que o empréstimo consignado tenha aumentado de 30 para 35%.
            Comer o pão pesado representa grande escassez; comerão, mas não ficarão satisfeitos. Em épocas de inflação, o anúncio de preços se torna diário. A verdade é que, “[...] uma medida de trigo (comida de rico) por um denário; três medidas de cevada (comida de pobre) por um denário [...]” (Ap 6.6).
            O denário é o salário ganhado por um dia de trabalho. Era o valor que o trabalhador dispunha naquela época para comprar um litro de trigo, cerca de 450g, o suficiente para o consumo diário de um homem; o normal dava para comprar doze litros de trigo.
            O que sucederá à esposa e aos filhos desse homem sem condições de comprar o necessário para a família? Você seria capaz de alimentar toda a sua família com uma medida de trigo ou três de cevada (grão inferior para fazer farinha)?
            A fome é um subproduto da concentração da riqueza, porque muitos “[...] ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra!” (Is 5.8); por isso que a pobreza não atinge a todos.
            Eis o motivo da reclamação do apóstolo: “[...] e não danifiques o azeite e o vinho” (Ap 6.6). Azeite e vinho são produtos que descrevem vida regalada, não são danificados. Os ricos sabem garantir o seu luxo. O vinho é símbolo de alegria e luxo e o azeite é o símbolo de beleza (cosméticos), de culto ao corpo.·.
            Fique atento! O alerta dado nos meios de comunicação é um prenúncio de que a Bíblia tem falado a verdade e de que a fome mundial vai chegar. Os ricos vivem na fartura, enquanto os pobres vivem em penúria.
            O que você acha de toda esta situação?

Rev. Salvador P. Santana

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