FILHO É REPROVADO
Gn.26.8-11
Introd.: O profeta
“[...] Samuel [...] (reprovou) a Saul (por) [...] proceder nesciamente em não
guardar o mandamento que o SENHOR [...] o ordenou [...]”, 1Sm.13.13.
Paulo, falando aos romanos, disse
que, “[...] por haver (os homens) desprezado o conhecimento de Deus, o próprio
Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas
inconvenientes”, Rm.1.28.
Nar.: É muito triste e vergonhoso aquele que é
reprovado por um incrédulo.
Isaque
e Rebeca passaram por esse vexame de serem reprovados por Abimeleque, um
filisteu, incrédulo e sem esperança em Deus.
Propos.: “Porque, se for da vontade de Deus, é
melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal”,
1Pe.3.17.
Trans.: Filho é
reprovado [...]
1 – Por um incrédulo.
“Ora
[...] (após o Senhor instalar a fome na terra prometida mostra para) Isaque
[...]”, Gn.26.8 de que os acontecimentos na vida desse servo de Deus não são
saudáveis para o reino de Deus.
“Ora
[...]”, Gn.26.8, perguntamos muitas vezes para Deus o motivo dessa permissão
pecaminosa na vida dos seus filhos.
“Ora
[...]”, Gn.26.8, ficamos angustiados pensando que somente a nós, servos de
Deus, somos traídos através dos nossos prazeres.
“Ora
[...]”, Gn.26.8, é na perseverança em servir a Deus que vamos alcançar a
vitória espiritual.
“Ora,
tendo Isaque [...]”, Gn.26.8 enfrentado os mesmos problemas que passamos, ele superou.
“Ora,
tendo Isaque (eu e você) permanecido [...]”, Gn.26.8 inerte diante de Deus ou
para crescer espiritualmente, pode haver dissabores em nossa vida de comunhão.
“[...]
Isaque permaneceu ali (Gerar) [...]”, Gn.26.8, em hebraico, significa região ou lugar do
pernoite. A principal cidade dos filisteus – sul – região fértil e bem regada,
mas que devia ser deixada, abandonada, seguir em frente ao propósito eterno; a
salvação.
O
“[...] permanecer (de) Isaque ali por muito tempo [...].”, Gn.26.8 mostra que,
quando se trata de ambientes hostis, adversários, devemos tomar todo cuidado em
relação àqueles que nos rodeiam.
“[...]
Abimeleque [...]”, Gn.26.8, incrédulo, ainda que seja o melhor amigo, é preciso
redobrar atenção.
“[...]
Abimeleque, (incrédulo) rei dos filisteus [...]”, Gn.26.8, se tornou um dos
maiores inimigos de Israel – pode surpreender você devido a sua atitude moral e
ética, tanto para o bem quanto para o mal diante dele.
“[...]
Abimeleque, (incrédulo) [...] olhando da janela [...]”, Gn.26.8 tem o intuito
de vigiar as suas ações neste mundo – não faz uso de bebida alcoólica, é
careta, se bebe não condiz com o evangelho.
“[...]
Abimeleque (incrédulo) [...] vê que Isaque (eu e você) [...]”, Gn.26.8
praticamos alguma ação que, ao seu entender, não é correto para um servo de
Deus.
Devido
“[...] Isaque acariciar a Rebeca, sua mulher”, Gn.26.8, foi motivo de zombaria,
chacota, desprezo, reprovação por parte de “[...] Abimeleque [...]”, Gn.26.8, o
incrédulo que vigia a todos nós.
Filho
é reprovado [...]
2 – Quando comprova que mentiu.
“Então
[...]”, Gn.26.9, que “seja, porém, a tua palavra: sim, sim; não, não. O que
disto passar vem do maligno”, Mt.5.37.
“Então
[...]”, Gn.26.9, a mentira não pode fazer parte do nosso vocabulário.
“Então,
Abimeleque [...]”, Gn.26.9, o incrédulo sabe, entende e escuta a nossa fala e
pode nos acusar de mentirosos.
Foi
por este motivo que “[...] Abimeleque (o incrédulo) chamou Isaque (eu e você)
[...]”, Gn.26.9 para apontar o dedo, mostrar o erro, dizer que falhamos diante
do nosso Deus.
É
possível que o “[...] dizer (de) Abimeleque [...]”, Gn.26.9, o incrédulo, não
agrada nem a mim e nem a você devido a não aceitação de que somos pecadores,
remidos e que devemos buscar a transformação espiritual, mas que, em momentos
de fraqueza, pecamos contra Deus.
“[...]
Abimeleque [...] disse (a verdade para) Isaque [...]”, Gn.26.9, ao passo que
este mentiu descaradamente.
“[...]
Abimeleque (o incrédulo apontou o pecado que assolava a vida espiritual de)
[...] Isaque [...]”, Gn.26.9, a mentira.
“[...]
Abimeleque (o incrédulo) [...] disse (ao servo de Deus, Isaque, eu e você): É
evidente que ela é tua esposa [...]”, Gn.26.9 e não irmã, mas prima/esposa.
Os
incrédulos, “[...] Abimeleque [...] (não aceita nem um desvio em nossas vidas) como,
pois, disseste [...]”, Gn.26.9 coisas mentirosas para mim?
“[...]
Isaque [...] disse: É minha irmã? [...]”, Gn.26.9, podia ter falado a verdade
que não machuca, não destrói a vida, a amizade, não estraga relacionamentos.
A
“[...] resposta (de) Isaque (eu e você) [...]”, Gn.26.9 é desnecessária diante
de Deus.
Conforme
a nossa “[...] resposta [...]”, Gn.26.9, sendo mentirosa diante dos incrédulos
pode trazer uma má impressão a respeito da nossa lealdade, fidelidade,
honestidade diante dos homens.
A
nossa “[...] resposta [...]”, Gn.26.9 pode comprometer a veracidade do
evangelho, o nosso testemunho.
“[...]
Isaque respondeu [...]”, Gn.26.9 supondo algo desconhecido, que somente Deus
conhece e pode livrar.
A
desconfiança de “[...] Isaque: Porque eu dizia [...]”, Gn.26.9 e não que sabia
da concretude do caso, se de fato era do modo que ele entendia.
“[...]
Isaque (supõe): [...] para que eu não morra por causa dela”, Gn.26.9.
Nesta
fala existe duas inverdades:
Somente
Deus “[...] (tem o poder da) morte [...]”, Gn.26.9 em suas mãos;
Ainda
que “[...] morrendo por causa dela”, Gn.26.9, Deus é o único que pode prever
tal ação.
Fuja
da mentira e não deixa o incrédulo zombar de você.
Filho
é reprovado [...]
3 – Quando atrai outro para o
pecado.
Isaque
agiu como a “[...] cobiça, quando esta [...] atraiu (Abimeleque) e (o)
seduziu”, Tg.1.14 ao erro.
Muitos
incrédulos como “[...] Abimeleque (irão) dizer [...]”, Gn.26.10 reclamando da
nossa ação, da nossa falta de consideração, da nossa falta de respeito para com
a sua pessoa.
Algum
incrédulo “[...] Abimeleque (pode) dizer (para mim e você): Que é isso que nos
fizeste? [...]”, Gn.26.10; não respeitando o seu Deus, não dando valor à sua
religião, a sua fé, a sua lealdade, ao seu testemunho.
Veja
que o reconhecimento de alguns incrédulos, “[...] Abimeleque (reconhece que) facilmente
algum do povo teria abusado da [...] mulher (de) Isaque [...]”, Gn.26.10, eu e
você – roupa curta, decote, exposição, falar sobre a sua vida íntima, apontar
defeitos do seu cônjuge.
Perceba
que “[...] Abimeleque (coloca toda a responsabilidade do erro, do pecado, da
maldade sobre os ombros de) Isaque [...] (ao falar:) e tu [...]”, Gn.26.10 é o culpado,
o causador de toda desordem.
Ou
seja, o próprio “[...] Isaque (servo de Deus) atrai sobre [...] (os incrédulos)
Abimeleque [...] grave delito”, Gn.26.10, crime, dolo, fraude com o desejo de
conduzir ao mesmo pecado a ponto de “um abismo chamar outro abismo, ao fragor
das tuas catadupas [...]”, Sl.42.7.
Tenha
cuidado com as suas ações diante dos homens.
Filho
reprovado [...]
Conclusão: Ainda assim, encontra proteção.
Precisamos
saber que “O SENHOR (é quem) determinará a bênção [...]”, Dt.28.8 sobre toda a
humanidade.
“E
(o texto em foco fala que Abimeleque, ordenado por Deus) deu esta ordem [...]”,
Gn.26.11 para abençoar aquele que o Senhor deseja.
A
“[...] ordem (foi geral) a todo o povo [...]”, Gn.26.11, de Gerar, em hebraico, significa
região ou lugar do pernoite, local que Isaque tomou como herança.
A
“[...] ordem a todo o povo: Qualquer que tocar a este homem (Isaque – servo,
mentiroso) ou à sua mulher [...]”, Gn.26.11, Rebeca, serva, mentirosa, seriam
punidos.
Perceba
que Abimeleque foi severo a todos os moradores do seu país: “[...] certamente
morrerá”, Gn.26.11, ou seja, Isaque e Rebeca foram abençoados, protegidos de
males presentes e futuros.
Deus,
tenha misericórdia de nós quando pecamos contra o nosso próximo.
Deus,
não permita que sejamos reprovados pelos incrédulos.
Deus,
abençoa-nos!
Rev.
Salvador P. Santana
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