sábado, 19 de maio de 2018

ESPINHO E PEDREGULHO.


ESPINHO E PEDREGULHO

            Espinhos e pedregulhos são facilmente achados por onde quer que você vá.

            Espinhos e pedregulhos etimologicamente podem ser classificados como: Espinho é um objeto pontiagudo, estrepe, dificuldade ou embaraço. Já o pedregulho pode ser grande quantidade de pedras miúdas.

            A princípio, o espinho só devia ser encontrado em roseiras, lascas de madeira ou aqueles que revestem o seu corpo, como os porcos-espinhos e os ouriços. Os pedregulhos são encontrados nas rodovias, ruas da cidade, nas pedreiras, nos rios e matas.

            Que pena! Espinho e pedregulho também são encontrados em muitos lares. É desta forma que se encontram muitas famílias, e o pior, muitos lares evangélicos estão cheios de espinhos e pedregulhos.

            Quando aparece pelo menos uma margarida, é murcha. Quando há uma flor, está sem botão.

            Ao se deparar com uma pedra, causa danos irreparáveis, nos móveis, alicerces da casa, no dedão do pé, e quem sabe, pode até tirar a vida de outros. Os pedriscos quando deparados com eles, levam ao chão. Tais atitudes se acham na vida de homens e mulheres dentro desse lar.

            Este mundo materialista apresenta a cada dia os valores centrados naquilo que alguém possui, renegando assim o valor real de sua própria vida, ou seja o seu ser e não ter.

            Com isso, se torna cada vez mais impossível perceber a beleza de uma flor, o perfume de uma rosa, o desenvolver de um espinho que, quando novo é macio, mas à medida que a sua vida se prolonga, enrijece com uma de suas finalidades: se defender.

            O homem não percebe, ou não quer enxergar a utilidade dos pedregulhos  encontrados nesta vida. Verdade é que alguns pedregulhos são para enfeites, outros para a construção. A beleza encontrada nas pequeninas pedras roliças, pontiagudas, retangulares e preciosas é sem igual.

            Ao se deparar com o esplendor e a majestade daquelas pedras esculpidas pela mão do próprio Deus, é possível perceber a grandeza e o poder que Ele tem.

            O livro de Jó fala que é somente “Ele (Deus) é quem remove os montes, sem que saibam que ele na sua ira os transtorna; quem move a terra para fora do seu lugar, cujas colunas estremecem; quem fala ao sol, e este não sai, e sela as estrelas; quem sozinho estende os céus e anda sobre os altos do mar; quem faz grandes coisas, que se não podem esquadrinhar, e maravilhas tais, que se não podem contar. Eis que ele passa por mim, e não o vejo; segue perante mim, e não o percebo” (Jó 9 5-8, 10, 11). Deus é tremendo!

            Alguns pensam que a sua vida é somente espinho e pedregulho, sem rosas, sem beleza, sem preciosidade para ser notada por aqueles que os rodeiam. Este é o pensamento daqueles que não tem esperança. É o dizer diário de todos quantos não sabem desfrutar e não compreendem que Deus é capaz de “[...] trocar em bênção a maldição, porquanto o SENHOR, teu Deus, te ama” (Dt 23.5).

            É ruim e sem esperança quando se encontra com homens e mulheres crentes no Senhor Jesus, que nunca veem beleza nos espinhos e pedregulhos em sua vida.

            É certo que espinhos e pedregulhos machucam, mas devemos saber que “[...] todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2Tm 3.12).

            Aqueles que desejam vencer em Cristo Jesus receberão açoites, serão humilhados, renegados, mas “com o [...] auxílio (de) Deus, vencem os [...] inimigos; em [...] nome (do) SENHOR, calcarão aos pés os que se levantam contra [...]” (Sl 44.5).

            Povo de Deus, principalmente Jovem Presbiteriano! Abandone esse seu modo de dizer que a sua vida é somente espinho e pedregulho; ao invés, diga com todo o seu coração: “[...] Deus me sustenta durante a minha vida [...] me tem livrado de todo mal [...]” (Gn 48.15, 16).

            Tire proveito das coisas criadas por Deus; espinho e pedregulho e aplique-os beneficamente em sua vida.

            Deus abençoe você!

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário