LANÇA EM MINHA CONTA
Fm.1.15-20
Introd.: Divórcio consensual. Ele com 28 anos
de idade, sem trabalhar, ela, com 36 anos.
Sem filhos
e sem bens para serem divididos.
O
ex-marido tem uma ação na justiça trabalhista com previsão de receber R$
40.000,00. Prometeu R$ 10.000,00 para a ex-esposa.
Ele ainda
deve R$ 3.000,00 para a ex-companheira, mas [...]
Nar.: Paulo fala sobre
uma dívida; a emancipação, libertação do escravo Onésimo, mas para adquirir,
precisava da autorização de Filemom.
Propos.: Paulo
aprende com Jesus, pois “[...] Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores
levou sobre si [...]”. Is.53.4.
Trans.: Lança
sobre a minha conta [...]
I – Que pagarei, Fm.1.18,19.
É um alerta para todos nós, pois
muitos que dizem ser cristãos são maus pagadores.
Não é por causa da poupança que está
secando e o crédito imobiliário recuou e muito menos porque o país retrocedeu
economicamente, é devido a falta de planejamento financeiro e um verdadeiro compromisso
com Cristo.
Paulo, continuando a interceder por
Onésimo, fala para Filemom: “[...] lança tudo em minha conta”, Fm.1.18; a desobediência do fujão, a falta de respeito,
a falta de compromisso, a falta de amor.
O “[...] lançar tudo em minha conta”, Fm.1.18 traz ao meu coração que devo assumir muitas das
irresponsabilidades que os nossos nãos assumem – filhos, pais, irmãos, cônjuge.
Esse modo de vida é compatível com o
Evangelho de Jesus Cristo, pois “[...] se algum dano (alguém) (nos) [...] fez [...]”, Fm.1.18, é nosso dever “[...] perdoar, para que nosso Pai
celestial nos perdoe [...] não julgar [...] não condenar [...] (e) suportar uns
aos outros [...] caso alguém tenha motivo de queixa contra [...]”, Mc.11.25; Lc.6.37; Cl.3.13.
Rev. Benon procurou fazer uma compra
em uma loja em Taguatinga, DF – recusado, pois alguns crentes haviam comprado e
não pagaram – o pastor assumiu a dívida.
“[...] Paulo [...] (assume a
responsabilidade da dívida ao colocar o pronome pessoal) eu (no singular) [...]”, Fm.1.19.
Ele, “[...] de próprio punho [...] escreve
(e assina a nota promissória) [...]”, Fm.1.19.
Para nós que não enfrentamos a
escravidão, achamos estranho “[...] Paulo pagar [...]”, Fm.1.19 de forma amorosa o resgate do escravo fugitivo.
A fim de combater uma possível contra
investida “[...] Paulo [...] (alerta Filemom) para não [...] alegar que
também [...] (ele) deve (a) Paulo até a (sua própria vida espiritual)”, Fm.1.19.
Esse texto mostra para nós que esse
simples pagamento de forma espiritual nos conclama a ser honestos com os nossos
negócios neste mundo.
Lançar na
conta fala sobre os juros que vamos [...]
II – Receber para sempre,
Fm.1.15-17.
A
nossa vida espiritual, nas contas eternas, rende mais que a poupança em 0,63%
nesse mês de maio.
Paulo “[...] acreditava
que Onésimo veio a ser afastado de Filemom [...]”,
Fm.1.15 com a finalidade de render dividendos na glória eterna.
“Pois [...] (o) afastamento [...]
(de Onésimo foi) temporário [...] a fim de [...]”,
Fm.1.15, tanto Filemom quanto o escravo aprendessem a servir sem esperar
recompensa, amor sem esperar ser amado.
Outro desejo é “[...] de que (Filemom)
[...] recebesse para sempre (Onésimo)”,
Fm.1.15 “não como escravo [...]”, Fm.1.16 porque
eles são surrados, maltratados.
A “[...] recepção (devia ser) [...]
muito acima de escravo [...]”, Fm.1.15,16
tendo apenas o Senhor Jesus como sendo o proprietário desse dono de escravo e
Onésimo.
Ao falar sobre lucro, Paulo declara
que o antigo escravo “[...] Onésimo (passa a ser) como irmão caríssimo (digno e
merecedor do amor, mas também) [...] com maior razão, de Filemom, quer na carne
(para não ser maltratado), quer no Senhor (para ser amado)”, Fm.1.16.
Mais uma vez Paulo “se [...]
(oferece em favor de um escravo fujão a fim de que o próprio apóstolo encarcerado
fosse) considerado companheiro (de lutas, angústias, mas principalmente debaixo
do amor de Cristo), recebendo (Onésimo), como se fosse (ao próprio) Paulo [...]”, Fm.1.17.
[...]”, Fm.1.17.
Precisamos olhar para as nossas
vidas como se já recebêssemos o lucro para a vida eterna.
O lançar em minha conta deve ser
[...]
Conclusão: Por causa de
Cristo, Fm.1.20.
Além de
Paulo garantir o pagamento, fala também que, pelo fato de Filemom libertar
Onésimo, irá ganhar créditos diante de Deus.
E se por acaso, tudo isso não for
suficiente, o apóstolo dos gentios apela para Cristo Jesus.
É como se dissesse: “sim, irmão [...]”, Fm.1.20, eu não consigo te convencer que eu posso pagar
e muito menos que você receberá a recompensa na glória eterna.
Então, pelo menos, “[...] que eu
receba de ti, no Senhor (manda, ordena, sustenta), este benefício [...]”, Fm.1.20 da libertação.
Todo esse lançar na conta deve ser “[...] reanimando
o coração em Cristo”, Fm.1.20, pois sem Jesus
nada conseguimos.
Rev. Salvador P. Santana
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