quinta-feira, 14 de maio de 2015

Jz.2.6-3.6 - A IGREJA SECULARIZADA.

A IGREJA SECULARIZADA, Jz.2.6-3.6.

Introd.:           A secularização é identificado como “amor ao mundo”.
            É por este motivo que “não (devemos) amar o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”, 1Jo.2.15.
            A secularização é uma questão mais abrangente do que muitos cristãos enxergam.
            Há muitos que definem mundanismo como um conjunto de atividades que se pratica fora da igreja – jogos, danças e artes.
            Mundanismo não é composto apenas de certas atividades culturais, mas principalmente da corrupção delas.
            Não podemos ter uma visão fragmentada da ética, que divide a vida em praticar coisas ruins ou coisas boas – sagrado e secular.
            Albert Wolters escreve: “Essa divisão em compartimento é um grande erro, pois sugere que não há ‘mundanismo’ na igreja, por exemplo, e que não há santidade na política ou, digamos, no jornalismo” – A criação restaurada – Cultura Cristã.
            Wolters está advertindo contra o pensamento de que uma igreja secularizada é aquela composta de pessoas que praticam muitas coisas ‘mundanas’ fora da igreja. Esta é uma visão míope do processo de secularização, que não o enxerga acontecendo na própria igreja.
            Precisamos redefinir mundanismo para enxergar o quanto ele adentra nossas igrejas.
            A secularização também acontece enquanto praticamos atividades consideradas religiosas – culto, cânticos, planejamento para a igreja.
            Isso significa que a secularização é um problema dentro da igreja.
            É por este motivo que existe [...]                              
I – Uma falsa dicotomia.
            Dicotomia é a divisão de um elemento em duas partes, em geral contrárias, como a noite e o dia, o bem e o mal, o preto e o branco, o céu e o inferno.
            Diante das ameaças de tornarem-se mundanas, algumas igrejas evangélicas no Brasil têm procurado se distanciar de atividades ou entretenimentos ‘seculares’, criando substitutos com o rótulo ‘gospel’: em vez de deixar o jovem cristão participar de festas mundanas, cria-se festas semelhantes:
            ‘Funk evangélico’; assistir filmes evangélicos; a ouvir rádios evangélicas; adolescentes são direcionados ao grupo de ‘skatistas de Cristo’; as senhoras criam ‘crochê de Jesus’; ‘loja feminina gospel’; receitas cristãs.
            Isso nada mais é do que separatismo.
            O argumento do separatismo é a promoção da santidade, e o argumento contra é a falta de engajamento com o mundo. Essa é uma discussão antiga no cristianismo.
            O separatismo e o mundanismo são polos opostos no que tangue ao relacionamento do cristão com a cultura.
            Albert fala que “é bem possível ser totalmente corrompido pelo mundanismo até mesmo quando estamos enfurnados no gueto cristão. Nossa música, literatura, escolas, rádio, televisão e igrejas cristãs podem se tornar portadoras do vírus do mundanismo, sem que tenhamos de nos incomodar com o mundo”.
            É possível ser separatista e ao mesmo tempo, mundano.
            Quando alguém compra um apartamento ou abre uma loja e busca-se ‘consagrá-lo, pode ser uma secularização.
            O culto por si só, não torna o lugar santificado ou dedicado a Deus.
            É a santidade contínua na vida do lar, ou nos negócios, que torna o ambiente do apartamento, e da loja, santos, isto é “porque o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente. Doutra sorte, os [...] filhos seriam impuros; porém, agora, são santos”, 1Co.7.14.
            Devemos saber que o [...]
II – Secularismo é um problema antigo.
            O livro de Juízes mostra como o secularismo foi trazido para dentro do povo de Deus.
            Após os Israelitas entrarem para a terra de Canaã, “[...] Josué despediu o povo, foram-se os filhos de Israel, cada um à sua herança (dividida), para possuírem a terra”, Jz.2.6.
            “O povo (de Deus muitas vezes precisa ser empurrado para) servir ao SENHOR (isto aconteceu com o povo de Israel) todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram por muito tempo depois de Josué e que viram todas as grandes obras feitas pelo SENHOR a Israel”, Jz.2.7.
            Após o “falecimento (de) Josué, filho de Num, servo do SENHOR, com a idade de cento e dez anos; sepultaram-no no limite da sua herança, em Timnate-Heres, na região montanhosa de Efraim, ao norte do monte Gaás”, Jz.2.8,9 – faltando um líder, falta direção.
            Na falta de alguns pais que conduzem seus filhos aos caminhos do Senhor, muitos deles abandonam a Deus.
            Talvez pode ficar ainda alguns que ainda temem a Deus, como foi o caso de alguns anciãos de Israel, mas eles “também foram congregados a seus pais toda aquela geração; e outra geração após eles se levantou, que não conhecia (morre espiritualmente) o SENHOR, nem tampouco as obras que fizera a Israel”, Jz.2.10.
            Nesta época Israel ficou sem um líder por cerca de 300 anos.
            A falta de um líder e o desprezo pelo conhecimento de Deus foi motivo para levar “[...] os filhos de Israel (reincidirem no pecado) fazendo o que era mau (maligno) perante o SENHOR; pois serviram aos baalins (deus da fertilidade)”, Jz.2.11.
            A situação se torna perigosa, pois quando o homem se propõe a “[...] deixar o SENHOR (a sua atitude é) [...] servir a Baal (deus da fertilidade) e a Astarote (deusa da fertilidade e da guerra que envolvia a imoralidade sexual – foge as regras da conduta. No tempo de Jeremias era conhecida como a rainha dos céus, Jr.7.18)”, Jz.2.13.
            Mas, “sucedia, porém, que, falecendo o juiz (pois os livrará apenas politicamente, e não espiritualmente), reincidiam e se tornavam piores do que seus pais, seguindo após outros deuses, servindo-os e adorando-os eles; nada deixavam das suas obras, nem da obstinação (birra) dos seus caminhos”, Jz.2.19.
            Israel havia acomodado os cananeus entre eles, ao sujeitá-los a trabalhos forçados, e depois a maneira como eles negaram sua fé ao servir outros deuses.
            Por causa dessa rebeldia, os filhos de Israel “deixaram o SENHOR, Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses das gentes que havia ao redor deles, e os adoraram (inclinar-se), e provocaram o SENHOR à ira”, Jz.2.12.
            O resultado é “[...] a ira do SENHOR se acendendo contra Israel (a ponto de) e os dá na mão dos espoliadores (tirar alguma coisa, roubo, engano), que os pilharam (saque); e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não mais puderam resistir a eles”, Jz.2.14.
            Como está a sua vida espiritual?
            Apesar de muitos não acreditarem que Deus pode punir, a verdade é que, “por onde quer que saia (o povo de Deus), a mão do SENHOR (é) [...] contra eles para seu mal (o que é moralmente errado e o que não está de acordo com a ordem divina), como o SENHOR lhes dissera e jurara; e estavam em grande aperto”, Jz.2.15.
            Muitos dizem que o aperto que passam é por acaso que acontece.
            Ora, foi o próprio “SENHOR (que) suscitou juízes, que os livraram da mão dos que os pilharam (roubo, saque)”, Jz.2.16.
            Mesmo passando por dificuldades, “contudo, não obedeceram aos seus juízes (que os livraram apenas politicamente e não espiritualmente); antes, se prostituíram após outros deuses e os adoraram. Depressa se desviaram do caminho por onde andaram seus pais na obediência dos mandamentos do SENHOR; e não fizeram como eles”, Jz.2.17.
            Assim com naquela época, hoje, alguns, só buscam a Deus “quando o SENHOR lhes suscita juízes (libertá-los através da oração), o SENHOR era com o juiz e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o SENHOR se compadecia deles ante os seus gemidos, por causa dos que os apertavam e oprimiam”, Jz.2.18.
            Então, só restava “[...] a ira do SENHOR se acender contra Israel; e dizer: Porquanto este povo transgrediu (irritar, desobedecer) a minha aliança que eu ordenara a seus pais e não deu ouvidos à minha voz”, Jz.2.20.
            Deus não apenas se irou, mas “também Deus não expulsou mais de diante (do seu povo) [...] nenhuma das nações (que os subjulgava) que Josué deixou quando morreu”, Jz.2.21.
            Deus permitiu Israel experimentar o secularismo ou o sincretismo – fusão de diferentes cultos e doutrinas para formar uma nova – o Senhor agiu desta forma “para, por elas (através das nações e seus deuses), pôr Israel à prova, se guardará ou não o caminho do SENHOR, como seus pais o guardaram”, Jz.2.22.
            É por este motivo que “[...] o SENHOR (até nossos dias) deixa ficar aquelas nações (deuses) e não as expulsa logo, nem as entrega na mão de [...] (seu povo para ser destruído)”, Jz.2.23.
            O vício nos pecados entre o povo de Deus aconteceu porque “[...] as nações (e seus deuses) que o SENHOR deixou para, por elas, provar a Israel, isto é, provar quantos em Israel não sabiam de todas as guerras de Canaã”, Jz.3.1 foram aumentando dia a dia e não se importaram com o Senhor.
            O desejo de Deus, quando deixa algo para nos provar, é “[...] tão-somente para que as gerações dos filhos de Israel (nossos filhos) delas soubessem (para lhes ensinar a guerra contra todo tipo de pecado), pelo menos as gerações que, dantes, não sabiam disso”, Jz.3.2.
            O laço para apanhar o povo de Deus foi terrível.
            Ficaram na terra de Israel “cinco príncipes dos filisteus (dagom - peixe), e todos os cananeus (sacrifício humano, prostituição religiosa feminina e masculina), e sidônios (astarote – deusa da fertilidade), e [...] (outros vários deuses que subjulgaram a Israel)”, Jz.3.3.
            Notar que Deus faz a repetição para nos mostrar a gravidade do problema de servir a outros deuses ao dizer que “estes ficaram para, por eles, o SENHOR pôr Israel à prova, para saber se dariam ouvidos aos mandamentos que havia ordenado a seus pais por intermédio de Moisés”, Jz.3.4.
            O pior acontecimento e que, ainda nos assombra é que, “habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, dos heteus, e amorreus, e ferezeus, e heveus, e jebuseus (e muitos outros deuses que encontramos no Brasil), tomaram de suas filhas para si por mulheres e deram as suas próprias aos filhos deles; e rendiam culto a seus deuses”, Jz.3.5,6 – casamento misto que ainda acontece.
            Salomão, “Sendo já velho, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era de todo fiel para com o SENHOR, seu Deus, como fora o de Davi, seu pai”, 1Rs.11.4.
            E o seu coração continua sendo fiel a Deus ou alguém o tem pervertido?
            A igreja secularizada fala de [...]
III – Mudança de cosmovisão.
            Abraham Kuyper foi um cristão holandês que se envolveu em várias áreas da sociedade: educação, jornalismo política e teologia.
            Quando fundou uma universidade, criou um jornal, organizou um partido político, ele não formou uma subcultura (ou gueto) ‘cristã’.
            Ele criou um segmento na cultura para expressar ideais cristãos em áreas não religiosas.
            Mostrou que é possível evitar a retirada pietista – experiência individual dos crentes – da sociedade e se envolver em diferentes áreas da cultura sem se tornar secularizado.
            Trata-se de ‘estar no mundo, mas não ser do mundo, em vez de criar uma igreja do mundo, mas que não está no mundo’ – O cristão e a cultura, Horton, Cultura Cristã.
            “A Reforma Protestante não apenas buscou purificar a igreja e livrá-la dos erros doutrinários, mas também buscou a restauração da integralidade da vida [...] levaram o pecado mais a sério e não cometeram o engano de condenar as coisas naturais como se fossem profanas; eles criam na restauração, na purificação e na consagração do natural” – O conceito calvinista de cultura – Cultura Cristã.
            Ao invés de nos separarmos do que é secular, devemos santificar o secular, pois “[...] alguns de nós foi (profano, rebelde, sem Cristo); mas nós nos lavamos, mas fomos santificados, mas fomos justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus”, 1Co.6.11.
            A igreja secularizada precisa aprender a [...]
Conclusão:      Fazer a separação.
            A separação entre o que é profano e santo deve acontecer para nenhum de nós cair no mesmo erro do povo de Israel que “tomou das [...] filhas (dos povos que não serviam a Deus) para si por mulheres e deram as suas próprias aos filhos deles; e (por causa desse sincretismo – fusão de várias doutrinas para formar uma) rendiam culto a seus deuses”, Jz.3.6.
            Em outro texto Deus fala que, se por acaso isso acontecer, essa pessoa está “[...] se prostituindo com seus deuses [...] (por este motivo) nem (se deve) contrair matrimônio com os filhos dessas nações (que servem outros deuses) [...] pois elas fariam desviar seus filhos de Deus, para que sirvam a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderá contra vós outros e depressa vos destruirá”, Ex.34.16; Dt.7.3,4.
Aplicação:       De algum modo você tem se moldado a este mundo?
            É preciso abandonar toda prática que se oponha ao santo evangelho e, recuperar a pureza da doutrina e da vida, que sempre teve uma influência transformadora no mundo.

            Adaptado pelo Rev. Salvador P. Santana para ED – Nossa Fé – CCC – Rev. Heber Carlos de Campos.


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