sexta-feira, 5 de março de 2021
Jo.1.19-28 - O BATISMO CRISTÃO.
O BATISMO CRISTÃO, Jo.1.19-28
Deus instituiu (organizou) “[...] e sobre [...] (Jesus) edificou a [...] igreja [...] (é por isso que) as portas do inferno não prevalecem contra ela”, Mt.16.18.
É a igreja que arrebanha o povo escolhido de Deus, eis o motivo de “[...] muitos serem chamados, mas poucos, escolhidos”, Mt.22.14.
A igreja, tanto o corpo quanto o templo, é o “[...] santuário de Deus [...] (onde) o Espírito de Deus habita [...]”, 1Co.3.16.
O batismo é a porta de entrada na igreja e essa decisão é tomada após o homem pecador “[...] aceitar a palavra (para depois ser) [...] batizado [...] (só assim) haverá [...] acréscimo [...] (de) pessoas”, At.2.41 na igreja.
O batismo é um sacramento (ordenança instituída por Cristo, aplicada aos crentes que expressam sua fé e obediência).
A Palavra de Deus é necessária na vida do homem, ela gera e fortalece a fé e é dirigida a todo mundo.
O sacramento (batismo e santa ceia) não é necessário, só pode fortalecer e é ordenado aos que estão no pacto.
O batismo serve como sinal e selo do pacto da graça, de sua união com Cristo, da regeneração, da remissão dos pecados e consagração a Deus.
Ao ser batizado o neófito declara que está deixando a vida velha e começa uma vida nova, é por este motivo que “[...] Pedro (exige): Arrependimento [...] (para) cada um [...] ser batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos [...] pecados, e receber o dom do Espírito Santo”, At.2.38.
1 – O significado do Batismo.
Instituído (deu início) por Cristo.
A ordem de Jesus é que nós devemos “ir [...] fazer discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”, Mt.28.19.
Aquele que aceita Jesus, “[...] crendo (em seu nome tem desejo de) [...] ser batizado [...] quem, porém, não crer será condenado”, Mc.16.16.
O batismo corresponde à circuncisão na antiga aliança.
Deus fez uma “[...] aliança (com o seu povo. No A.T.) [...] todo macho entre [...] (eles deviam) ser circuncidados [...] por sinal de aliança [...] (quem) não fosse circuncidado [...] essa vida seria eliminada do seu povo; quebrou a aliança (feita com) Deus”, Gn.17.10,11,14.
Abraão “[...] recebeu o sinal da circuncisão como selo (garantia) da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso [...]”, Rm.4.11.
Após Pedro pregar a mensagem da salvação, os ouvintes tiveram duas atitudes: “[...] compungiu-se-lhes (tristeza por cometer pecado) o coração e perguntaram [...]: Que faremos, irmãos? (a) Resposta [...] (de) Pedro: Arrependam-se [...] e [...] sejam batizados [...] para remissão (perdoar) dos vossos pecados, e recebereis o dom (presente) do Espírito Santo”, At.2.37,38.
Significado do batismo.
a) O batismo significa e sela a nossa união com Cristo.
Ao nascer somos identificados com Adão, porque “[...] por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”, Rm.5.12.
Quando somos alcançados por Jesus passamos a ser identificados com Ele, “porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos”, Rm.5.19.
É por este motivo “[...] que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos”, Rm.6.6.
Aquele que é crucificado tem a certeza que “[...] já morreu com Cristo [...] (ele também pode) crer que também com Jesus viverá”, Rm.6.8.
Se já estamos “[...] mortos (para o pecado) [...] a nossa vida (tem que) está oculta juntamente com Cristo, em Deus”, Cl.3.3.
“[...] Se já morremos com ele, também viveremos com ele”, 2Tm.2.11.
Somos unidos com Jesus porque “[...] Ele morreu por todos (escolhidos); logo, todos morreram (para o pecado)”, 2Co.5.14.
Aqueles que morrem têm esperança “[...] juntamente com Jesus [...] (de ser) ressuscitado [...]”, Ef.2.6.
Aquele que morre para a vida antiga tem como consequência o “[...] sepultamento [...] com Jesus, (esse ato acontece) no batismo, no qual [...] fomos ressuscitados mediante a fé no poder de Deus [...] (é por este motivo que devemos) [...] buscar as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus”, Cl.2.12; 3.1.
Para ser selado e unido com Cristo é preciso ser “[...] sepultado com ele na morte pelo batismo [...] (só assim podemos) andar [...] em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte (passando pelo batismo), certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição (vida nova)”, Rm.6.4,5.
b) O batismo significa e sela a nossa participação nas bênçãos do pacto da graça.
O pacto da graça é feito entre o Deus ofendido e o pecador ofensor e essa bênção só foi possível porque “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar [...]”, Gl.3.13.
Deus promete a salvação mediante a fé em Jesus Cristo, “[...] a fim de que todo aquele que nele crê [...] não permaneça nas trevas”, Jo.12.46.
Deus concede bênçãos temporais quando deixamos de ser “[...] escravo (do pecado e nos abençoa eternamente quando Ele nos torna) [...] filho, também herdeiro por Deus”, Gl.4.7.
c) O batismo é um meio da graça.
É por meio do batismo que somos abençoados neste mundo – comunhão.
2 – Batismo por Imersão.
A forma do batismo não está claramente definida na Bíblia.
Homens piedosos concluíram que a forma correta é por imersão. Outros por aspersão.
a) Os imersionistas afirmam que a palavra batismo significa imersão.
Como testar se as palavras são sinônimas? Substitui uma pela outra.
“Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés”, 1Co.10.1,2.
Substituindo batizar por imergir fica assim: “[...] tendo sido todos batizados (imergidos), assim na nuvem como no mar [...]”, 1Co.10.2.
Os israelitas atravessaram o mar a pés enxutos. Eles não foram imersos no mar, nem na nuvem.
Deus ordenou que “[...] Moisés, levantasse o [...] bordão, estendesse a mão sobre o mar e dividisse-o, para que os filhos de Israel passassem pelo meio do mar em seco”, Ex.14.16.
Batizar não é sinônimo de imergir.
b) Dizem que o verbo batizar deriva do grego bapto e baptizo, que significa imergir.
Dn.4.25 – “[...] e serás molhado do orvalho do céu [...]”.
Na versão grega do A.T. o verbo molhado é bapto.
Não é possível imergir ninguém no orvalho do céu.
“[...] Jesus não se lavara primeiro [...]”, Lc.11.38.
No texto grego lavara é o verbo baptizo.
Os Judeus “[...] não comiam sem se aspergirem [...]”, Mc.7.4.
Comparando os dois textos o verbo baptizo significa aspergir e não imergir.
c) Afirmam que João Batista batizava no rio Jordão por imersão.
De fato “[...] João batizava no Jordão [...]”, Jo.10.40, mas o texto apenas identifica a região.
d) Diz que João batizava no Enom.
Verdade, “[...] João estava também batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e para lá concorria o povo e era batizado”, Jo.3.23, mas o texto apenas identifica a região.
e) Falam que Jesus saiu da água.
Só pelo falto de Jesus “[...] sair da água [...]”, Mc.1.10 não significa que Jesus foi imerso.
f) Dizem que o eunuco e Filipe desceram à água.
Pelo fato de “[...] Filipe e o eunuco [...] descerem à água [...]”, At.8.38 não prova que foi batizado por imersão.
3 – O batismo por aspersão.
a) Uma pessoa doente ou muito idosa é o método mais prático.
b) Multidões eram batizadas por João Batista, quando “[...] saíam a ter com ele Jerusalém, toda a Judéia e toda a circunvizinhança do Jordão; e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados”, Mt.3.5,6.
João não tinha energia física para imergir tanta gente.
c) No dia de Pentecostes, os “[...] arrependidos [...] (foram) batizados [...] os que lhe aceitaram a palavra foi [...] um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas”, At.2.38,41.
Não existe rio em Jerusalém, apenas reservatórios de água para a população.
As autoridades não permitiriam imergir quase três mil pessoas nesses reservatórios e os reservatórios não seriam suficientes.
d) O carcereiro ouviu as “[...] orações e (os) cânticos (que) Paulo e Silas [...] (faziam) a Deus [...] (na) prisão [...] naquela mesma hora da noite [...] foi (o carcereiro) [...] batizado, e todos os seus”, At.16.25,33.
Na prisão só havia reservatório de água para uso da alimentação e limpeza.
Conclusão: Batismo não salva ninguém, mas “quem crer e for batizado será salvo [...]”, Mc.16.16.
O ladrão na cruz não passou pelo batismo. Foi uma exceção.
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