sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

CASADOS E APAIXONADOS.


CASADOS E APAIXONADOS

            Em meio a tantos casamentos desfeitos nestes últimos tempos o motivo para ficar boquiaberto é com a falta de coragem de muitos casais não darem conta de permanecerem casados e apaixonados.

            “Um a cada três casamentos termina em divórcio no Brasil. No ano passado, foram registradas 344.000 separações no país ante 1,1 de matrimônios. É o que mostram os dados do IBGE. Um balanço feito com dados do instituto entre 1984 e 2016 aponta ainda que o número de dissoluções disparou com o passar dos anos” - 9 jan 2018, Publicado em 31 dez 2017, 11h32. https://veja.abril.com.br/brasil/um-a-cada-tres-casamentos-termina-em-divorcio-no-brasil/.

            Sabe-se que a mídia é a maior incentivadora disso. Ela incentiva o amor entre duas pessoas casadas (adultério), entre duas pessoas solteiras (fornicação) e ao comércio do corpo (prostituição). Parece que o único desejo da mídia é ver a destruição total da família.
            A Bíblia Sagrada faz um alerta quantos aos ataques do Diabo. Ele investe pesado contra as famílias com o único desejo “[...] para roubar, matar e destruir [...]” (Jo 10.10) a família.
            Um bom exemplo de casados e apaixonados é registrado na Palavra de Deus sobre história de Isaque, filho de Abraão, o segundo patriarca. O texto fala que “Isaque [...] tomou a Rebeca, e esta lhe foi por mulher. Ele a amou [...]” (Gn 24.67).
            “[...] Ele a amou [...]” (Gn 24.67). A história de amor de Isaque com Rebeca é uma das histórias mais belas do Velho Testamento. É bela porque se encontra amor de marido e mulher do começo ao fim.
            É verdade que haverá pedras, espinhos no meio do caminho e, as dificuldades irão se fazer presentes nos momentos de alegrias e tristezas. O que mais importa é “o amor (sendo) [...] paciente [...] benigno; (a fim de que) o amor não arda em ciúmes, não se ufane, não se ensoberbeça” (1Co.13.4).
            Pergunte à sua esposa sobre o que ela mais gosta de ouvir dos seus lábios. Muitas mulheres gostam de ouvir: - eu amo você! Veja que no texto, Isaque e Rebeca se amaram. Esse desejo nascido no coração de Isaque pela sua esposa fez perdurar o casamento.
            Para viver casado e apaixonado é preciso que você “[...] ame a própria esposa como a si mesmo [...]” (Ef 5.33). Não importa se ela é nova, de meia idade, se já entrou do período da menopausa, ou, se está velha demais. Nada importa neste mundo para viver casado e bem apaixonado, pois o que mais interessa à sua esposa é o seu amor.
            Ah! Lembre-se que o viver casado e apaixonado é uma ordem de Deus. É o que fala o apóstolo Paulo ordenando que “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Ef 5.25).
            Paulo insiste em dizer que “[...] os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo [...]” (Ef 5.28), “[...] e não a trateis com amargura” (Cl 3.19) e, principalmente, “[...] tenha consideração para com a sua mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade [...] para que não se interrompam as suas orações” (1Pe 3.7).
            Esposas também podem e devem agir da mesma forma. As mulheres precisam querer viver casadas e apaixonadas.
            O apóstolo Paulo fala que é preciso que “[... as mulheres idosas [...] sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos” (Tt 2.3, 4).
            Aprender amar. É o que Paulo está dizendo. Pode ser que o seu marido seja bruto, ignorante, atrevido, beberão, sem amor, não se importa com você. Fique sabendo que você está casada com essa pessoa. Foi escolhido por você mesma. E, você teve pelo menos uma ideia do que ele seria quando namorou e noivou.
            As esposas podem e devem buscar a verdadeira felicidade do lar, amando. As esposas por temor e tremor a Deus, precisam aprender com a “mulher virtuosa [...] (aquela que) o seu valor muito excede o de finas joias” (Pv 31.10). As esposas necessitam viver casadas e apaixonadas pelo seu próprio marido.
            Viver casado e apaixonado depende tanto de um como do outro. Que fique bem lembrado! Vocês estão casados, por isso, lutem, esforcem-se e busquem um relacionamento amigável e duradouro.
            Deus, abençoe cada casal!
Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário