sábado, 1 de outubro de 2022
Ontem, hoje e amanhã
ONTEM, HOJE E AMANHÃ
É em vão dizer para você que ontem foi ontem, hoje é hoje e amanhã será amanhã. É óbvio. O maior problema é que muitos ficam angustiados com o dia de ontem, desesperados com o dia de hoje e demasiadamente preocupados com o dia de amanhã.
Um dos grandes problemas sobre o dia de ontem é a respeito dos pensamentos que perturbam o seu coração. Certa vez, quando Davi orava a Deus, ele olha para o seu passado e vem à sua memória uma grande angústia a respeito dos seus pecados praticados. A sua declaração é para que o Senhor “não se lembre dos seus pecados da mocidade, nem das suas transgressões. (O desejo do ruivo pastor é que Deus) se lembre dele, segundo a sua misericórdia, por causa da sua bondade, ó SENHOR.” (Sl 25.7).
A experiência de Davi era tremenda com Deus a respeito dos seus pedidos de oração e recebimento da parte deste como resposta. Todo retorno era positivo. Davi nunca desprezou qualquer oferecimento de Deus em seu favor. Em vários momentos Davi declarava: “Eu, porém, renderei graças ao SENHOR, segundo a sua justiça,
e cantarei louvores ao nome do SENHOR Altíssimo.” (Sl 7.17).
O dia de ontem não pode mais assustar o seu coração. Para que você não tenha perturbação em seu coração se faz necessário “... confessar o seu pecado, (então) ele é fiel e justo para... perdoar os (seus) pecados e... (o) purificar de toda injustiça.” (1Jo 1.9).
O dia de hoje é demasiadamente aflitivo para todos os homens. Os problemas são diversos. Desde as dificuldades corriqueiras até as mais difíceis como enfermidades, aflições, administração do lar, problemas familiares. Não é à toa quando Jesus declara que “... basta ao dia o seu próprio mal.” (Mt 6.34). Por este motivo, declara o Salmista: “Este é o dia que o SENHOR fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele.” (Sl 118.24).
Não é fácil ficar alegre quando os problemas da vida são gigantescos para cada um se desvencilhar. Além dos problemas interiores e espirituais é possível você se deparar com lutas familiares, problemas financeiros, discórdias entre os chamados amigos, daí, você entra em desespero. O caminho para viver melhor e sem angústia é “entregar o seu caminho ao SENHOR, confiar nele, e o mais ele fará.” (Sl 37.5) em favor de todos os seus.
Ora, se o dia de ontem e hoje foram difíceis para você, não convém nem pensar e muito menos falar no dia de amanhã. “... O amanhã trará os seus cuidados... portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados...” (Mt 6.34).
Não seja como muitos homens que enchem o peito dizendo que “... hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.” (Tg 4.13). O engano muitas vezes toma conta dos corações arrogantes. É preciso saber que “você não sabe o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.” (Tg 4.14).
A melhor decisão a tomar, isto é, caso você tenha condições de fazer, é aceitar que, “em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.” (Tg 4.15).
A sua vida ou futuro não depende de você. Depende totalmente de Deus. Deus é quem comanda todas as coisas, então, “... quanto ao dia de amanhã, não tenha preocupações.” (Pv 31.25).
Aprenda a esperar até “... amanhã (quando) o SENHOR fará maravilhas...” (Js 3.5) em sua vida.
“... Não... (precisa) pelejar (ficar desesperado); tome posição, fique parado e verá o salvamento que o SENHOR lhe dará... não tema, nem... (fique) assustado; amanhã... o SENHOR (será) com você.” (2Cr 20.17).
Rev. Salvador P. Santana
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário