sexta-feira, 19 de julho de 2019

MOTIVA LIMPAR MAIS
            Uma dentre tantas atividades que as mulheres desenvolvem e que está incluída na segunda jornada de trabalho, fazendo bem feito, é cuidar da limpeza. Sabe-se que muitas são peritas na limpeza da casa, do quintal. Outras do vestuário. Muitas do próprio corpo, e um pequeno número não se importa em pedir a limpeza da própria alma.
            Eis o motivo de Jesus dizer “porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos. (E outra vez Jesus declara que) [...] ele sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: Nem todos estão limpos” (Mt 22.14; Jo.13.11).
            Uma limpeza com que Deus se importa é a limpeza da alma. Os salmistas não tinham dúvidas. Eles eram insistentes em pedir a Deus uma alma santificada. Todos eles, sem exceção, reconheciam a situação pecaminosa na qual viviam.
            A prova é tanta que o rei Davi, após a sua queda, declara pedindo a Deus para o “lavar completamente da sua iniquidade e purificar do meu pecado. Purificar com hissopo, e ficará limpo; lavar, e ficará mais alvo que a neve” (Sl 51.2,7).
            Davi reconhecia não somente o interesse pela limpeza completa, mas também que somente em Deus reside o poder de lavar, purificar com a finalidade de “[...] ficar mais alvo que a neve” (Sl 51.7).
            De igual modo, um dos profetas declarou sobre o “[...] aspergir água pura [...] (a fim de) ficar purificado; de todas as [...] imundícias e de todos os [...] ídolos (deviam ser) [...] purificados” (Ez 36.25).
            O interesse em buscar a limpeza da alma deve ser constante em cada coração. Todos, sem excluir ninguém, desde o menor até o maior, devem, por dedicação e interesse interior, ser motivados a buscar a limpeza para não ser impedido de comunicar-se diretamente com Deus.
            Outro profeta declara que a reclamação de Deus é que, “quando jejuam, não (será) ouvido o seu clamor e, quando trouxer holocaustos e ofertas de manjares, Deus não se agradará deles; antes, Deus os consumirá pela espada, pela fome e pela peste” (Jr 14.12).
            O que fazer diante de tanta impureza pessoal? A resposta é única, verdadeira e bíblica: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” (Sl 119.11).
            Não existe outro meio que possa levar o homem a buscar limpar ainda mais a alma, a não ser a própria Palavra de Deus. Para que isso ocorra em cada vida é necessário o uso constante da leitura completa da Bíblia sem rodeios, sem lançar mão da sorte bíblica como se fosse um amuleto. A Bíblia precisa ser lida todos os dias, com humildade e oração e sem questionar.
            É preciso lembrar que “[...] a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb 4.12).   
            É preciso evitar aquela limpeza exterior semelhante à da casa, corpo e pertences a fim de parecer que se está bem diante de Deus, pelo contrário, peça a Deus para “criar em (em cada coração) [...] ó Deus, um coração puro e renovar dentro (daquele que foi alcançado pela graça de Deus) [...] um espírito inabalável” (Sl 51.10).      
Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário