segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
1Co.12.12-27 - A igreja Presbiteriana do Brasil
A IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL, 1Co.12.12-27
A organização para arrebanhar o povo de Deus no Velho Testamento era os israelitas.
Hoje a organização que arrebanha o povo de Deus é a igreja.
O que é igreja?
Um grupo de crentes que forma a “[...] igreja de [...]”, At.13.1 de uma determinada localidade.
Foi na cidade de “[...] Antioquia [...] [...] (que) os discípulos foram, pela primeira vez, chamados cristãos”, At.11.26.
Havia também “[...] a igreja que (se reunia) [...] na casa [...]”, 1Co.16.19 dos irmãos.
Na cidade de “[...] Laodicéia [...] (existia uma) igreja (que se reunia na) casa (de) Ninfa [...]”, Cl.4.15.
A “[...] irmã Áfia [...] e [...] Arquipo [...] (hospedava uma) igreja [...] em sua casa”, Fm.2.
Chamado de igreja vários grupos de crentes, em diferentes lugares, unidos pela mesma fé, “a igreja [...] (da) Judéia, Galiléia e Samaria [...]”, At.9.31.
Igreja é a totalidade daqueles que, no mundo inteiro, professam a Cristo e se organizam para fins de culto, conhecida como “[...] a igreja de Deus”, 1Co.10.32; 1Co.11.22.
Igreja é a totalidade dos crentes, quer no céu, quer na terra, que se uniram ou ainda se unirão a “[...] Cristo (como Senhor que) é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo”, Ef.5.23.
A IPB é uma federação de igrejas locais, espalhadas por todo o território brasileiro, unidas pela mesma fé, pelos mesmos princípios doutrinários e pelo mesmo sistema de governo.
1 - HISTÓRIA.
A Bíblia fala que todo crente, após “[...] receber poder, ao descer sobre ele o Espírito Santo [...] (ele) será testemunha (de) Jesus tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”, At.1.8.
A primeira tentativa de implantação do Presbiterianismo no Brasil foi feita pelos franceses, que invadiram o Rio de Janeiro em 1557.
Pretendiam fundar uma Colônia cujo nome seria França Antártica. Expulsos em 1567.
Em 1624 os holandeses invadiram a Bahia. Expulsos em 1625.
Invadiram Pernambuco em 1630. Expulsos em 1654.
As comunidades evangélicas fundadas por eles desapareceram com o decorrer do tempo.
Ashbel Green Simonton chegou ao Rio de Janeiro no dia 12.08.1859.
Vinte seis anos, pastor, falava muito pouco português.
Evangelizava os estrangeiros que moravam no Brasil e os que por aqui passavam.
Esforçou-se para aprender português, e em 22.04.1860 dirigiu o primeiro trabalho em português – ED com três crianças e duas moças.
Dois anos depois dois membros são recebidos – um americano e um português.
O primeiro brasileiro a se tornar membro da IPB foi Serafim Pinto Ribeiro, recebido por profissão de fé e batismo em 22.06.1862.
Alexander Blackford, casado com a irmã de Simonton chegou ao Rio de Janeiro em 25.07.1860.
Francis Schneider chega em 07.12.1861.
A missão se estabeleceu no Rio de Janeiro, mas os missionários viajavam pelo Brasil para conhecer e divulgar o evangelho.
Em 1863 Alexander veio para São Paulo para evangelizar a capital e o interior.
Os missionários consideravam que uma igreja estava organizada a partir do dia do batismo dos primeiros convertidos.
A IPB do Rio foi organizada no dia 12.01.1862.
Brotas-SP – 13.11.1865.
Lorena-SP – 17.05.1868.
Borda da Mata-MG – 23.05.1869.
Primeiro Presbitério-RJ – 1865.
Primeiro pastor brasileiro – um ex-padre José Manoel da Conceição.
Seminário-RJ – 14.01.1867.
Simonton faleceu no dia 08.12.1867.
Segundo Presbitério-SP – 13.01.1872.
Em 1888 foi organizado o Sínodo.
Nesse ano já havia igrejas organizadas em 14 estados. Quatro presbitérios, trinta e dois pastores – 20 estrangeiros e 12 brasileiros.
07.01.1909 – Organizada a Assembleia Geral que, a partir de 1937, passou a se chamar Supremo Concílio.
2 – SISTEMA DOUTRINÁRIO
A IPB adota como exposição das doutrinas bíblicas, a confissão de Fé de Westminster, o Catecismo Maior e Menor ou Breve Catecismo.
A Bíblia é a nossa única de regra de fé e prática.
Mas a Bíblia não nos traz as doutrinas já sistematizadas, por isso adotamos a Confissão de Fé e os Catecismos como exposição do sistema de doutrinas ensinadas na Escritura.
Estes Catecismos foram preparados por uma Assembleia de clérigos anglicanos, congregacionais, independentes, batistas e presbiterianos.
Convocados pelo Parlamento Inglês para elaborar os princípios de governo, doutrina e culto que deveriam reger as atividades religiosas na Inglaterra, Escócia e Irlanda.
Foi instalada a Assembleia no dia 01.07.1643-1648 com a presença de 69 membros.
Fez 1163 sessões, sem contar as reuniões de comissões e subcomissões.
A participação média variava entre 60 a 80 membros.
A maior presença foi de 96 membros.
O local – Abadia de Westminster – Mosteiro.
A Confissão de Fé e os Catecismos foram aprovados pelo Parlamento Inglês em 1648.
A Igreja Presbiteriana da Escócia, Inglaterra e a dos EUA adotaram a Confissão de Fé e os Catecismos como padrão doutrinário.
3 – GOVERNO
A IPB adota o sistema representativo de governo.
É um meio termo entre o sistema de governo episcopal, onde o governo é exercido pelo bispo, e o sistema congregacional, onde as decisões são tomadas em assembleias ou sessões, com a participação de todos os membros.
O bispo pode tomar decisões não satisfatórias para o povo.
No sistema congregacional nem todos estão preparados para tomarem todo tipo de decisão.
No sistema Presbiteriano os membros reunidos em Assembleia elegem os seus representantes.
Estes cuidarão do governo da igreja.
Governo da igreja local.
Os membros da igreja elegem os presbíteros e os diáconos para um mandato de 5 anos.
Os presbíteros, juntamente com o pastor, formam o conselho, que cuidam do governo e da disciplina da igreja.
Os diáconos formam a junta diaconal, que cuida da ordem no templo e seus arredores e da assistência social.
A junta diaconal funciona sob a orientação do conselho. Alguns atos do conselho precisam da aprovação dos membros da igreja reunidos em assembleia.
Governo da igreja a nível regional.
As igrejas de uma determinada região são supervisionadas pelo presbitério, que é constituído pelos pastores e pelos presbíteros representantes das igrejas daquela região.
Os pastores são membros do Presbitério.
Os presbíteros são nomeados pelos conselhos.
Cada conselho é representado por um presbítero, nomeado anualmente.
Acima do Presbitério está o Sínodo que é constituído pelos pastores e presbíteros representantes do Presbitério da região.
Reúne-se nos anos ímpares.
Eles supervisionam, orientam e disciplinam o funcionamento dos Presbitérios.
Os Presbitérios elegem 3 pastores e 3 presbíteros para representá-los junto ao Sínodo.
Governo da igreja a nível nacional.
Este é exercido pelo SC, que é constituído pelos pastores e presbíteros representantes de todos os Presbitérios.
O SC se reúne, ordinariamente de 4 em 4 anos.
Casa Presbitério envia 2 pastores e 2 presbíteros para representá-lo no SC.
A comissão executiva do SC, formada pelo presidente, vice, tesoureiro, e secretário executivo e pelos presidentes de todos os Sínodos, se reúnem uma vez por ano.
O conselho, Presbitério, Sínodo e SC são assembleias constituídas de pastores e presbíteros.
Essas assembleias recebem o nome de Concílio.
Cada Concílio cuida de assuntos de sua competência e supervisiona, orienta, inspeciona e disciplina o concílio imediatamente inferior.
Um concílio não poderá determinar a maneira do concílio imediatamente inferior agir em nenhuma matéria de sua exclusiva competência, mas poderá fazê-lo retroceder, reformar ou anular qualquer deliberação que fira algum princípio doutrinário ou constitucional da IPB.
Exemplo: Admitir membro na igreja é função do Conselho, mas se a admissão for feita de modo irregular, o Presbitério pode anular ou determinar que o Conselho corrija a irregularidade.
A IPB rege-se por sua Constituição, Código de Disciplina e Princípios de Liturgia.
A Constituição da Igreja traz as normas administrativas.
O Código de Disciplina são normas para disciplina eclesiástica dos membros da igreja, dos pastores e dos concílios.
O Princípio de Liturgia são as normas para o culto, a ministração dos sacramentos, as cerimônias eclesiásticas e realização de atos litúrgicos.
Cada Concílio compete observar essas normas em seus próprios atos e verificar se elas estão sendo observadas pelos concílios que estão sob sua jurisdição.
Todas as reuniões dos Concílios devem se lavrar (escrever) uma ata pormenorizada.
Esta ata será submetida ao exame do Concílio imediatamente superior em sua próxima reunião ordinária.
Esta é uma das forças pelas quais o Concílio superior exerce a inspeção do Concílio imediatamente inferior.
Conclusão: Para o oficialato, diaconato e pastorado, devem ser escolhidas pessoas qualificadas.
Adaptado pelo Rev. Salvador P. Santana para Curso para catecúmenos – Rev. Adão Carlos Nascimento.
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