SEM MOTIVO
Mt.5.22
Introd.: Sem motivo você não vai com a cara do
seu irmão em Cristo.
Sem
qualquer motivo você o chama de bobo, chato, besta, idiota, burro e tolo.
Disse
certo humorista: Numa roda de quatro pessoas se observar bem, sempre tem um que
é meio abobalhado, bobão, doido ou se faz de doido.
Nar.: Os escribas ensinavam que nada, salvo o
homicídio, era proibido pelo sexto mandamento – “Não
matarás”, Ex.20.13.
Jesus
mostrou o significado completo desse mandamento; conforme o qual, devemos ser
julgados no futuro e, portanto, já deve ser obedecido agora.
Jesus
mostra que a intenção que provoca o ato físico é passível da mesma condenação
que o próprio ato.
É
por este motivo que o apóstolo João declara: “Aquele
que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas”,
1Jo.2.9.
Ao
contrário dos ensinos dos mestres da lei, Jesus coloca o seu “eu, porém, vos digo [...]”, Mt.5.22 com
autoridade de Rei.
A
sua missão não foi revogar a lei, mas cumprir, isto é, tornar clara as
exigências da lei, e fazer com que fossem cumpridas.
Os
escribas faziam regulamentos contra o assassinato; Jesus, porém, condena o
pensamento hostil e o insulto.
As
exigências de Deus são mais amplas.
O assassino, insiste Jesus, tem seu
nascedouro no íntimo, na alma, no coração, “porque
de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios [...]”,
Mc.7.21.
O ensino
de Jesus mostra que a ira promove um descontrolado espírito de vingança.
Por
isso Jesus ensina “novo mandamento (que) nos
dá: que nos amemos uns aos outros; assim como ele nos amou, que também nos amemos
uns aos outros”, Jo.13.34.
O
antigo mandamento determinava: Não mate.
Jesus
é contrário a essa regra e diz explicitamente: “Eu,
porém, vos digo [...]”, Mt.5.22: nem sequer você deve magoar.
Propos.: Você não tem nenhum motivo para
ofender, menosprezar ou denegrir a imagem do seu irmão.
Primeiro:
você não tem esse direito.
Segundo:
você não conhece o seu interior.
Terceiro:
Deus é o único capaz de julgar.
Trans.: Sem motivo [...]
1 – Você fica irado contra o seu irmão.
Preste
bem atenção! O único que pode ficar irado contra o homem pecador é o próprio
Deus, mas mesmo assim, “[...] não passa de um
momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira [...]”, Sl.30.5.
A
ira de Deus é contra todo e qualquer pecado.
É
sem motivo a sua ira contra o seu semelhante.
Jesus
declara: “Eu, porém, vos digo (a verdade) [...]”,
Mt.5.22.
É
como se Ele dissesse: Eu assumo a posição de decretar a nova lei de Moisés, mostrando
a correta interpretação.
Portanto
irmão é sem motivo a sua ira.
O
sexto mandamento não proíbe apenas o ato de assassinar, mas se estende ao
pensamento, à palavra, à raiva injusta e insultos destrutivos.
A ira é um crime sério para Jesus; é
tão sério que Paulo adverte: “Irai-vos e não
pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira”, Ef.4.26.
Sendo
um crime sério para Jesus, a pessoa irada merece o mesmo castigo imposto ao
assassino: “[...] estará sujeito a julgamento
[...]”, Mt.5.22.
Jesus
não advoga que a ira seja punida com a morte, mas ilustra, com essas palavras,
quão sério era para ele esse pecado.
Com
isso, Jesus eleva o ser humano.
Ele
atribui um grande valor às nossas vidas, logo, dificilmente um assassinaria a
outro.
Não
é a toa que o evangelista João declara: “Ora,
temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a
seu irmão”, 1Jo.4.21.
Para
Jesus, quando, “[...] todo aquele que [sem motivo] se irar contra
seu irmão [...]”, Mt.5.22, está
faltando amor, pois “aquele que não ama não
conhece a Deus, pois Deus é amor”, 1Jo.4.8.
Lembre-se!
Jesus não se refere à ira justa contra os ímpios e iníquos, antes, Ele condena
a sua ira sem motivo, vingativo, que deseja, de modo injusto, a morte do seu
próximo.
Sem
motivo [...]
2 – Você profere um insulto a seu irmão.
Aqui
Jesus está chamando a nossa atenção para aquelas palavras dita irrefletidamente
– já se tornou rotina na vida.
É
quando você sem motivo algum chama o seu irmão de cabeça vazia, sem miolos.
É
você dizer-lhe: "Você não presta!", você é miserável, insensato.
É
“[...] [sem
motivo] [...]”, Mt.5.22 você ofender a seu
irmão.
É
“[...] [sem
motivo] [...]”, Mt.5.22 quando você o despreza.
É
“[...] [sem
motivo] [...]”, Mt.5.22 você zombar e ao mesmo
tempo sentir-se orgulhoso.
Jesus
é claro: Se você “[...] [sem motivo] [...] proferir
um insulto a seu irmão [...]”, Mt.5.22.
Parece
que Jesus está sendo redundante, mas não.
Na
ira Ele apenas diz que você será julgado, mas quando se parte para o insulto,
ele diz: Você “[...] estará sujeito a
julgamento do tribunal [...]”, Mt.5.22.
O
tribunal era o grande concílio dos setenta, a suprema autoridade.
Ali
se julgava as causas mais importantes e dali saía o condenado.
Ninguém
deseja sair condenado do tribunal, portanto, não “[...] insulte a seu irmão [sem motivo] [...]”, Mt.5.22.
Caso
você “[...] [sem motivo] (fica) irado contra seu irmão (e) [sem
motivo] [...] profere um insulto a seu irmão [...]”, Mt.5.22, pode ter a certeza [...]
Conclusão, A sua
sentença será o inferno de fogo.
Apresentaram
um queixa contra você.
O
seu suposto oponente falou para Deus, “derramando
perante ele a sua queixa (contra eu e você), à [...] presença (de) Deus (o
nosso oponente) expôs a sua tribulação”, Sl.142.2.
Você
foi levado a julgamento de tribunal.
Dali
você sairá condenado para o inferno de fogo caso não houver arrependimento.
Você deseja esse fim? Então pare de “[...] [sem
motivo] se irar contra seu irmão [...]”, Mt.5.22.
Deixe
de “[...] insultar a
seu irmão [...] [sem motivo] [...]”, Mt.5.22.
Urgente!
Não diga que seu irmão é “[...] tolo (louco) [sem motivo]
[...]”, Mt.5.22.
Se, por acaso, “[...] [sem
motivo] [...] (você continuar ofendendo e denegrindo a imagem do próximo, saiba
que você) estará sujeito ao inferno de fogo (para toda a eternidade)”, Mt.5.22.
Rev. Salvador P. Santana
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