sexta-feira, 18 de março de 2022
FORÇA
FORÇA
A força física você pode adquirir, isto é, caso você se empenhe em fazer exercícios físicos. É bom lembrar que para cada músculo o educador físico tem um aparelho específico. Outros homens, conforme o seu gene, possivelmente tenham tendência para criar músculos com facilidade e, daí, com pouco ou quase nada de exercício podem demonstrar músculos em seu corpo. Alguns, sem exercício físico ou por não terem sido agraciados com a gene musculosa, assim dizendo, partem para os anabolizantes, os hormônios sintéticos que fazem crescer os seus músculos rapidamente para serem exibidos.
Deus, em momentos específicos da vida pode conferir ao homem a força bruta a ponto de ele ter condições de salvar um filho do enrosco de uma sucuri, das presas de um jacaré, das investidas de homens mais fortes ou até mesmo salvar o seu próprio rebanho.
Certa vez, Deus fez com que “... Davi (quando) ... apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, ele saiu após ele, e o feriu, e livrou o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra Davi, agarrou-o pela barba, e o feriu, e o matou... matou tanto o leão como o urso...” (1Sm 17.34-36). Até nossos dias é possível ouvir histórias semelhantes de homens e mulheres que enfrentam todo tipo de perigo para salvar os seus.
Aqueles casos extraordinários, quando Deus concede força, aconteceu com “... Sansão; (quando) o menino cresceu, e o SENHOR o abençoou.” (Jz 13.24). Como Deus está no controle de tudo e todos, “... o Espírito do SENHOR passou a incitar Sansão...” (Jz 13.25) a fim de que os propósitos eternos de Deus fossem cumpridos.
Há certas coisas que nenhum homem vai compreender a respeito dos planos de Deus. Você pode ser a pessoa mais dedicada em sua vida espiritual e mesmo assim sempre ficará aquém do conhecimento quanto aos planos eternos de Deus determinados para se cumprir os seus propósitos neste mundo.
Deus resolveu levantar Sansão contra os filisteus, ferrenhos inimigos de Israel. Não demorou muito para Sansão “... declarar a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; tomai-ma, pois, por esposa. (Como ninguém “... sabe o que sucederá amanhã...” (Tg 4.14) ... seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos ou entre todo o meu povo, para que vás tomar esposa dos filisteus, daqueles incircuncisos? ... mas (como já disse) seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do SENHOR, pois este procurava ocasião contra os filisteus; porquanto, naquele tempo, os filisteus dominavam sobre Israel.” (Jz 14.2-4).
Deus usou a força de Sansão para enfrentar “... um leão novo, bramando, (quando) lhe saiu ao encontro. Então, o Espírito do SENHOR de tal maneira se apossou dele, que ele o rasgou como quem rasga um cabrito, sem nada ter na mão...” (Jz 14.5, 6).
A força física dada por Deus à Sansão deu a ele a oportunidade de sair vitorioso quando com “... uma queixada de jumento, ainda fresca, à mão... feriu com ela mil homens... e (para mostrar que Deus de fato é quem o reveste de força, ele) pegou ambas as folhas da porta da cidade com suas ombreiras, e, juntamente com a tranca, as tomou, pondo-as sobre os ombros; e levou-as para cima, até ao cimo do monte...” (Jz 15.15; 16.3).
A força física de Sansão não foi suficiente para ele dominar as mulheres em sua vida: a timnita que foi “... dada por mulher... ao companheiro de honra de Sansão...” (Jz 14.20), a prostituta de Gaza e Dalila, a qual o subjugou.
Depois que “... Dalila... descobriu todo o coração (de Sansão), mandou chamar os príncipes dos filisteus... (que lhe) trouxeram com eles o dinheiro.” (Jz 16.18) como pagamento do suborno. E assim foi que “... Dalila fez dormir Sansão nos joelhos dela e, tendo chamado um homem, mandou rapar-lhe as sete tranças da cabeça; passou ela a subjugá-lo; e retirou-se dele a sua força... (e) o SENHOR se tinha retirado dele.” (Jz 16.19, 20).
Além da força física Deus pode conceder uma força muito maior e especial a você, mas é preciso muito esforço, por isso, Paulo diz a Timóteo: “Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.” (2Tm 2.1).
Rev. Salvador P. Santana
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário