domingo, 5 de dezembro de 2021
SUBIR ATÉ AS ALTURAS
SUBIR ATÉ AS ALTURAS
Em ordem; os meios de transporte mais seguros do mundo são: Primeiro: Elevador; segundo: Avião; terceiro: Trem. Ao comparar a velocidade de cada um desses transportes, o avião é o que causa maior estrago com o maior número de vítimas.
Os aviões, dependendo do modelo turboélice, a jato, supersônicos, não necessariamente nesta ordem, podem chegar a altitude média de 10 mil pés (3.048 metros); 20 mil pés (6.096 metros); 36 mil pés (10.972 metros); 40 mil pés (12.192 metros) e o Jato supersônico (Concorde) 60 mil pés (18.288 metros).
A velocidade de decolagem dos aviões pode variar entre 110 nós (203 km/h) e 150 nós (278 km/h) até atingir a altitude permitida para cada aeronave. É possível cada um deles atingir a velocidade máxima de 950 km/h a 2.000 km/h, sendo esses os supersônicos.
“No pouco os jatos comerciais geralmente tocam a pista com velocidade entre 130 nós (240 km/h) e 145 nós (268 km/h). O Boeing 737 pode pousar no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, por exemplo, com uma velocidade de cerca de 135 nós (250 km/h). Após tocar o solo, o avião inicia imediatamente uma rápida frenagem. Em menos de 30 segundos, já sai da curta pista de 1.323 metros. Em geral, os aviões iniciam o procedimento de aproximação quando estão a cerca de cinco minutos para o pouso, a uma velocidade de 205 nós (380 km/h).” https://economia.uol.com.br/todos-a-bordo/2020/09/12/velocidade-pouso-e-decolagem.htm?cmpid=copiaecola.
A vida espiritual do servo de Deus é bem parecida com as subidas e descidas dos aviões. Uns alcançam as maiores alturas e a conservam até o seu destino final. Outros sobem o mais alto possível para depois caírem no mais baixo nível da vida. Há aqueles que ficam subindo e descendo como que numa gangorra até ficarem enjoados para contemplar a queda brusca na vida física, material, espiritual, financeira e familiar.
Assim como uma aterrisagem de um avião acima da velocidade de segurança, aconteceu com o povo de Israel. Deus “... fez cessar em Israel a sua luxúria e a sua prostituição, provenientes da terra do Egito; (para) não levantar os olhos para eles e já não se lembrar do Egito.” (Ez 23.27) como socorro de suas vidas.
Deus agiu dessa forma para os “espalhar entre as nações, e... (os) dispersar em outras terras, e pôr termo à sua imundícia.” (Ez 22.15). O motivo foi bem esclarecido: “espalhei-os entre as nações, e foram derramados pelas terras; segundo os seus caminhos e segundo os seus feitos (de afronta contra Deus), eu os julguei.” (Ez 36.19).
Como que num voo rasante para logo depois arremeter com tempo hábil para não cair ao mais profundo abismo, o rei Davi “... desprezou a palavra do SENHOR, fazendo o que era mal perante ele... a Urias, o heteu, ferindo-o à espada; e a sua mulher tomando-a por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom.” (2Sm 12.9), Deus, bondosamente teve misericórdia depois do reconhecimento e arrependimento de “... Davi dizendo a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás.” (2Sm 12.13).
Outros caem feio como “... acontece o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: A porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal.” (2Pe 2.22) e, em outra Escritura acrescenta: “... assim é o insensato que reitera a sua estultícia.” (Pv 26.11). O texto fala de você cair repetidamente no mesmo erro e desgraça da vida.
Para não cair bruscamente e não se arrebentar é preciso rever certas atitudes. Não fazer o que muitos “... filhos (fazem quando) ... ajuntando tudo... partem para uma terra distante e lá dissipam todos os seus bens, vivendo dissolutamente. Depois de terem consumido tudo, sobrevêm àquele país uma grande fome, e eles começam a passar necessidade. (No desespero, sem forças para alçar voo solo) ... ele... se agrega a um dos cidadãos daquela terra, e este o manda para os seus campos a guardar porcos.” (Lc 15.13-15).
Em momentos de penúria, miséria, solidão, abandono é o próprio “... SENHOR (quem) desperta o espírito de...” (Ag 1.14) de todos os homens, “logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz.” (Rm 9.18).
Se por acaso o seu voo para a eternidade estiver em perigo, você precisa dos controladores de voo, a igreja, as mensagens, a leitura bíblica, a oração para “... cair em si... (e reconhecer que) ... seu Pai tem pão com fartura... (então) levante... (vá) para seu Pai... ainda (que você esteja) longe, quando seu Pai o avistar... (ele se) compadecerá (de você a ponto de) ... correndo, o abraçar, e beijar.” (Lc 15.17, 20) para depois “... o receber na glória.” (Sl 73.24).
Saiba disso: “... os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” (Is 40.31).
Rev. Salvador P. Santana
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário