quinta-feira, 23 de julho de 2020

1Rs.3.5-13 - CORAÇÃO SÁBIO.

CORAÇÃO SÁBIO
1Rs.3.5-13


Introd.:           Se no “Brasil, aparecesse o SENHOR a (algum de nós), de noite, em sonhos. Dizendo: Pede-me o que queres que eu te dê”, 1Rs.3.5.
            Responda rápido: riqueza, saúde, segurança, educação, moradia. Salomão precisava de tudo isso.
Nar.:    Faça como Salomão, busque um coração sábio, reconhecendo que a “[...] grande benevolência (boa vontade de Deus) usada para com [...] Davi, seu pai, (fora) porque Davi andou [...] em fidelidade (firmeza, verdade), e em justiça (agir corretamente), e em retidão (correto) de coração, perante Deus; (por isso Deus) manteve esta grande benevolência e lhe deu um filho que se assentasse no seu trono (soberania), como hoje se vê”, 1Rs.3.6.
            Devemos reconhecer a limitação de que é o “[...] SENHOR, nosso Deus, (que) fez Salomão reinar [...] em lugar de Davi, seu pai; (por este motivo ele reconhecia que) não passava de uma criança, não sabia como conduzir-se”, 1Rs.3.7.
            A responsabilidade que este “[...] servo (de Deus tinha) [...] no meio do [...] povo (de) Deus (,) que elegeste, povo grande, tão numeroso, que se não pode contar”, 1Rs.3.8 – censo 1,3 milhão – devemos servir com os nossos dons e talentos.
            Reconhece que sem a ação de Deus “[...] quem pode julgar (ou trabalhar com) [...] este grande povo?”, 1Rs.3.9.
Propos.:           Ainda falta homens sábios neste mundo.
Trans.: Como obter um coração sábio?
1 – Peça a Deus.
            O pedido deve partir de você, “dá, pois, ao teu servo [...]”, 1Rs.3.9 obediente.
            Vida espiritual só consegue através da prática da oração.
            Ao invés de saúde, riqueza, moradia, educação, peça “[...] coração compreensivo (entendido, sábio, receptível, pronto para ouvir) [...]”, 1Rs.3.9.
            Com que finalidade? “[...] para julgar (aplicar a correta sentença) a teu povo [...]”, 1Rs.3.9, família, amigos, inimigos.
            Esse julgar deve ser “[...] para que prudentemente (encarar com cuidado) discirna (observa a diferença) entre o bem e o mal [...]”, 1Rs.3.9 praticado.
            Quem busca sabedoria [...]
2 – Recebe a resposta.
            Conforme as suas “[...] palavras Deus se agrada [...]”, 1Rs.3.10, faça uma análise.
            Deus fica satisfeito quando você “[...] pede sabedoria (e) [...] entendimento, para discernir o que é justo [...]”, 1Rs.3.10,11.
            Deus se alegra quando você não se preocupa em “[...] pedir [...] longevidade, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos [...]”, 1Rs.3.11.
            “[...] O que pede recebe [...]”, Mt.7.8, logo, “eis que Deus faz segundo as suas palavras: dou-te coração sábio [...]”, 1Rs.3.12.
            A resposta é “[...] mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos [...]”, Ef.3.20, por isso Deus “[...] nos dá coração [...] inteligente [...] também até o que me não pediste Deus nos dá, tanto riquezas como glória [...]”, 1Rs.3.12,13.
            Se você se empenhar em buscar sabedoria [...]
Conclusão:      As fronteiras serão alcançadas.
            Todos os reinos vão se submeter a você, em especial o satânico, “[...] de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá”, 1Rs.3.12.
            O evangelho será anunciado através do seu testemunho porque “[...] não haverá seu igual entre os reis, por todos os seus dias”, 1Rs.3.13 – Rainha de Sabá.
            Ao invés de buscar riqueza, saúde, segurança, educação, moradia, busque um coração sábio.

Rev. Salvador P. Santana     


Nenhum comentário:

Postar um comentário