domingo, 5 de novembro de 2017

MATAR A SEDE.

MATAR A SEDE

            “[...] E a ciência se multiplicará” (Dn 12.4 - RC). Esta Palavra de Deus é verdadeira, pois a cada dia que passa novas descobertas são feitas ao redor do mundo.

            A cada momento os cientistas redescobrem novas leis, novos tratados, novas pesquisas. O engraçado é que a mais nova descoberta sobrepõe a anterior, é por isso que os cientistas não se entendem, aliás, nunca houve acorde entre eles porque o achado presente ganha novas dimensões e novos debates.

            “[...] Beber muita água durante a prática de exercícios físicos pode comprometer a saúde [...] para saber o nível ideal de hidratação, cada atleta se pese antes e depois dos treinos de corrida. Se ganharem peso no final é porque provavelmente tomaram líquido demais” – (terra.com.br/tomarmuitaaguafazmal).

            Essa teoria, todos sabem, sempre foi contada inversamente, a qual dizia que todos devem tomar muita água. Enquanto os cientistas não se entendem é bom que todos os homens sejam cautelosos quanto à quantidade de água ingerida, pois pode acontecer de “o seu sangue ser diluído”, outros cientistas podem requerer essa nova ideia.

            O homem se preocupa demasiadamente com o corpo físico a tal ponto de o número de academias terem crescido nestes últimos tempos. Outros mais endinheirados fazem a lipoaspiração, cirurgias plásticas para tentarem rejuvenescer alguns anos.

            A maior clientela são as mulheres, apesar de nos últimos anos os homens terem aderido também a essa prática. Juntos, homens e mulheres, desesperados por um corpo sarado, estão multiplicando os cifrões ($) das contas correntes dos médicos e dos donos de academias.

            É muito triste saber que o homem se preocupa excessivamente com o bem-estar do seu corpo e que, ao mesmo tempo, deixa de se interessar por um desenvolvimento espiritual adequado, sadio e compatível com o evangelho.

            A bem da verdade é que Jesus se interessa muito mais pela vida espiritual daquele que o ama, do que pela beleza exterior do corpo físico, mesmo porque é melhor “buscar, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça [...]” (Mt 6.33).

            Isto não quer dizer que o corpo do servo de Deus deve ser esquecido, desleixado, sem nenhum cuidado; pelo contrário, cada um deve zelar o melhor possível do seu corpo físico.

            Mas o que está em jogo não é se você bebe muito ou pouco água, se você cuida ou não do seu corpo, se faz ou não academia ou se busca embelezar um pouco mais o seu corpo.

            Na realidade, o que Jesus requer de cada um é aquele interesse interior pela vida espiritual, é o desejo cada vez maior pelo bem-estar ao lado de Deus.

            É bom lembrar que Isaías, Jeremias e os profetas menores tiveram como centro da mensagem a reclamação pela falta de espiritualidade do povo de Deus, coisa que também está acontecendo atualmente; logo, é preciso que cada servo de Deus ouça com atenção o conselho dado por Jesus: “[...] buscai as [coisas] que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus” (Cl 3.1).

            Certa vez Jesus disse uma palavra muito acertada para a mulher samaritana: “aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (Jo 4.14).

            Jesus insiste para que todos bebam dessa água dada por Ele, e muito menos a água que mata a sede nesta vida. A satisfação total de matar a sede espiritual nunca poderá ser conseguida neste mundo, pelo contrário, sempre voltará ao seu ponto inicial, Cristo Jesus, enquanto viver neste plano terreno.

            É possível viver neste mundo, desfrutar dos prazeres lícitos somente na presença de Jesus Cristo, por isso da insistência do Mestre: “aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede [...]” (Jo 4.14).

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário